Pular para o conteúdo

HojePR

karla küster hojepr

Você não precisa gostar de mim, mas tem que me respeitar!

28/08/2024

Hoje quando falamos de respeito no mundo empresarial e corporativo muitas vezes somos interpretados como se estivéssemos falando somente de inclusão e diversidade, mas isso vai além desse tema, hoje gostaria de falar sobre respeito no geral, respeito por todos e para todos.

O respeito desempenha um papel muito importante para ter um ambiente de trabalho saudável, produtivo e colaborativo.

Já ouvi relatos de clientes dizendo que quem manda é ele e que o empresário deve servi-lo, assim como também ouvi relato de empresários que dizem que seus funcionários devem fazer o que ele manda, gostando ou não.

Onde está o respeito ao ser humano? É o conhecido jargão: você não precisa gostar de mim, mas você tem que me respeitar.

O respeito precisa estar presente no corporativo em muitas situações:

1. Pelos funcionários: dar voz e vez aos funcionários, valorizar suas ideias e perspectivas. Você já pensou em conversar com seus funcionários sobre os produtos da empresa? Por que uma indústria de sucos não pode fazer pesquisa de satisfação entre seus consumidores internos, seus funcionários?

2. Respeito entre colegas: trabalho em equipe. Como é difícil um trabalho em equipe, quem aqui nunca sofreu na escola com os trabalhos em equipe? Numa equipe é importante entender e respeitar as habilidades de cada um e incentivar a colaboração de todos. Manter o respeito e a empatia pode ajudar

3. Respeito pela gestão: as equipes são motivadas e inspiradas por boas ações. Inaceitável que o gestor só ocupe a posição de gestão e não dê ouvidos à sua equipe. O gestor deve ser o primeiro a dar bons exemplos.

4. Respeito pelos clientes e fornecedores: bons relacionamentos surgem do bom atendimento. Tratar seus clientes com respeito, ouvi-lo e entende-lo, dar respostas aos questionamentos e ouvir os feedbacks é de suma importância. O mesmo se aplica aos fornecedores.

5. Respeito pelo concorrente: o mercado é para todos, ao invés de desrespeitar o concorrente, o melhor é se unir. As grandes indústrias fazem isso há muito tempo, trocando informações administrativas e até meiando entregas de mercadorias.

6. Respeito aos valores da empresa: uma empresa com cultura organizacional forte e enraizada, onde todos se adequam. Uma cultura com ética e responsabilidade social. Líderes éticos, com positividade que atua com honestidade e princípios. Essa liderança promove confiança

7. Respeito entre os empresários: hoje fala-se muito sobre network, o mercado pode demandar muitas coisas que parceiros podem atender. Onde um ganha, outros também podem ganhar e no final quem mais ganha é o cliente que recebe um serviço unificado e de qualidade e os empresários que ganham em produtividade e receita.

O respeito, a gestão e a liderança ética são essenciais para promover um bom ambiente de trabalho. Atitudes positivas, trabalhadas de forma sustentável, alinhadas com os valores da empresa, gestores éticos dão exemplos positivos e influenciam o comportamento dos funcionários.

Toda empresa tem sua linguagem corporativa, e é muito bom trabalhar em uma empresa que te trata com respeito.

Empresas que alcançam esse propósito conseguem reter e engajar talentos, tem menos rotatividade de pessoas e conseguem crescer de forma sustentável.

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *