HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

02/05/2024



Sem Categoria

Você vai adquirir uma franquia?

 Você vai adquirir uma franquia?

Parabéns! Você vai virar um empresário!

Mas, nem tudo é glamour ao se comprar um negócio. É muito comum as pessoas imaginarem que ao adquirirem uma franquia elas irão ter sucesso garantido e receita certa.

Essa ideia glamorosa é o que leva muitas pessoas que acabaram de sair do mundo corporativo e deixar de ser CLT a investir em uma franquia: a doce ideia de segurança.

Só que lamentavelmente ao investir em uma franquia você está adquirindo um negócio que precisa ser administrada e gerenciada como qualquer empresa.

O que eu quero dizer? Eu quero dizer que a franquia que você pensa em adquirir é uma empresa, igual a aquela que você poderia ter aberto, mas que por pensar em comprar algo que “já deu certo” você compra um “negócio pronto”.

Mas mesmo o negócio sendo sucesso nas mãos de uns não significa que será sucesso nas mãos de todos.

Estou sendo pessimista? Não! Mas quero aqui explicar que ao comprar uma franquia você terá que trabalhar como um empresário. Você terá que ter um lugar para fazer a empresa funcionar, terá que eventualmente comprar maquinários, contratar pessoas, ter estoque, ter estratégias mercadológicas, agir e pensar como dono.

Então pense bem o que você quer.

Muitas são as opções de franquias disponíveis no mercado, mas a dica é: opte por algo que tenha haver com você.

Por exemplo, se for adquirir uma cafeteria no mínimo goste de café!

Busque informações sobre o negócio de café, olhe para o mercado, entenda onde seria o melhor lugar para colocar sua cafeteria. Procure se informar mais sobre o produto, visite algumas cafeterias, observe produtos e cardápios, entenda como funcionam e veja os horários de atendimento. Pense na hipótese de fazer um curso de barista ou um curso de confeitaria, isso vai te ajudar a administrar melhor o seu novo negócio.

Faça um plano de negócios! Pegue o material que a franquia disponibiliza e analise as informações.

Entenda qual será o esforço necessário para cumprir e atingir os objetivos apontados no material comercial de venda da franquia. Levante o valor a ser investido, como valores de aluguel, condomínio, reformas para atender ao layout da franquia, equipamentos e mobiliário, quantidade de mão de obra, salários e benefícios, investimento em marketing, pró-labore, e demais valores. Com todas as informações busque pelo ponto de equilíbrio, para juntamente com o ticket médio chegar à meta comercial e ao payback (retorno do investimento).

Após levantar todas essas informações trace um plano de ação, assim ficará mais fácil ter sucesso.

Caso você não saiba como proceder busque profissionais no mercado para te ajudar nessa análise, se você está pensando em comprar uma franquia ou se você já comprou, não espere muito para pedir ajuda de um profissional.

Na internet existem alguns modelos de plano de negócios que você pode utilizar. O Sebrae também pode ser uma boa opção para te ajudar a pensar como empresário.

O importante aqui é que você deve investir seu dinheiro em algo que você gosta. Saiba que mesmo que seja uma franquia de renome vai ser preciso trabalhar para ter o retorno financeiro que espera.

A vida de empresário é de muito trabalho e na franquia não será diferente.

Cerque-se de informações, analise o mercado, entenda o que você pensa em adquirir antes de adquirir. Aprenda sobre o negócio. Tenha controle de todos os gastos e de todos os valores investidos. Tenha um plano de ação, administre seu negócio, controle e analise seus resultados. Tenha um plano de ação e uma estratégia de crescimento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *