Pular para o conteúdo

O que ganho participando da Maçonaria?

20/11/2023
maçonaria

Há 23 anos vivenciamos a Maçonaria, Instituição secular que acumula um passado de muitas glórias e que tem se esforçado, assim como tantas outras entidades, para seguir sendo relevante e útil para a Sociedade. É sobre a Ordem Maçônica que trataremos neste artigo, com foco especial em responder à pergunta que sinalizamos no título: o que ganho participando da Maçonaria? Peço especial atenção de quem doa alguns minutos de seu dia para essa leitura, pois procuraremos trazer pontos importantes que poderão ajudar na sua compreensão sobre o tema.

 

Utilizamos propositalmente o verbo vivenciar, porque isso representa muito quando o assunto é Maçonaria. Somente vivenciando a Instituição torna-se possível assimilar seus ensinamentos, seus métodos e sua capacidade fantástica de propulsionar nossas virtudes em prol da construção de um mundo melhor. Os verbos participar, integrar também podem ser usados, mas o sentido de vivenciar é muito mais forte e acomoda todas as demais possibilidades, afinal, quem vive algo, vive na sua integridade e, assim, escapa da superficialidade das formalidades e protocolos.

 

Portanto, o recado inicial que gostaríamos de dar é que, assim como em qualquer associação ou grupo, espera-se dedicação e engajamento para que se tenha efetivamente a capacidade desta vivência que destacamos. E é com essa ideia que temos nos dedicado particularmente por esta Instituição, o que, por vezes, chama a atenção de amigos e conhecidos, que nos alcançam questionando quais benefícios podemos ter que justifiquem tamanha doação. Vamos, então, às nossas considerações!

 

A Maçonaria tem suas características tradicionais, remontando ao período em que os Maçons de fato eram pedreiros e construíam obras físicas. Repleta de alegorias e símbolos, e se utilizando de lendas, a Ordem dispõe de um gigantesco arcabouço de ensinamentos que jamais se tornam antigos ou caem em desuso. São sempre atuais! E todo esse processo ocorre dentro de uma pedagogia encantadora e envolvente – única. O membro é conduzido num processo complementar de autoconhecimento para que, melhorando a si mesmo, possa efetivamente transformar a Sociedade em que está inserido. Por isso, tendo em vista o aspecto simbólico, costumamos dizer que o Maçom é um Construtor Social!

 

Desta forma, dentro da Instituição, o membro está em constante aprendizado e vai se identificando com aspectos particulares da Ordem. E essa característica torna o processo cada vez mais envolvente e agradável. Outro ponto relevante diz respeito aos desafios das funções assumidas na Instituição. Cada Maçom trilha seu caminho e vai tendo oportunidade de exercer atividades que trazem profundas lições. A Maçonaria é um verdadeiro laboratório humano, repleto de oportunidades de evolução. Desde que iniciamos a nossa caminhada maçônica tem sido assim, e, com dedicação, pudemos contribuir muito e seguimos nesse objetivo de contribuição e engajamento, pois de forma alguma relacionamos o “Ser Maçom” com o “estar” de cargos.

 

É preciso dizer ainda que o sentimento de Família é algo muito forte e muito estimulante. Além da fraternidade entre os membros, que se consideram Irmãos, existem laços muito fortes conectando com as esposas, os filhos, as filhas e todos os demais integrantes das células familiares. Da mesma forma, o carinho fraterno e verdadeiro com os jovens que, mesmo sem parentesco maçônico, possuem acesso às entidades juvenis paramaçônicas, verdadeiras escolas de virtude e de liderança para nossa juventude. Isso faz da Maçonaria uma grande Família. Então, quem busca um ambiente familiar, que valoriza a Família e oportuniza a convivência fraterna, encontrará na Instituição um cenário adequado.

 

A Maçonaria oportuniza realmente belíssimas transformações, sem, de forma alguma substituir ou competir com qualquer religião ou crença. A Ordem se coloca muito bem de forma complementar na vida de seus membros, como dissemos potencializando as virtudes e a liderança que cada um carrega. Vinte e três anos depois do início da minha vivência maçônica, portanto, sigo abastecido de vontade de ser útil e dedicado, totalmente conectado com o propósito de motivar e inspirar virtudes. E é justamente com esse foco que sinalizei alguns grandiosos benefícios que a Maçonaria permite aos seus membros.

 

Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que, infelizmente, há muitas pessoas mal-intencionadas se utilizando do nome da Maçonaria para aplicar golpes ou levar ao equívoco, com prejuízos morais ou econômicos. Portanto, destacamos a importância do cuidado. Qualquer abordagem on-line oferecendo facilidades para admissão na Maçonaria merece distanciamento. Da mesma maneira, promessas milagrosas são ridiculamente iscas para quem tem como propósito a ganância. Fique atento!

 

No Paraná, o Grande Oriente do Brasil – Paraná (o qual integro com muita honra), a Grande Loja do Paraná e o Grande Oriente do Paraná são as instituições maçônicas regulares e, desta forma, as Lojas ligadas a essas entidades também são regulares. E para você que deseja conhecer mais sobre a Maçonaria, conhecer outros benefícios de ser Maçom e tirar dúvidas sobre a Instituição, indicamos o site mantido pelas três instituições anteriormente citadas: https://maconariadoparana.org.br/.

 

Também nos colocamos à disposição para responder eventuais dúvidas. Basta sinalizar as questões que julguem relevantes nos comentários e responderemos com carinho a cada uma delas.

 

Finalizamos, exaltando a alegria que temos de fazermos parte, mais que isso, de vivenciarmos, a Maçonaria. Ser Maçom é algo fantástico e cujo sentido está sempre em evolução. Quanto mais o tempo passa, mais temos capacidade de compreender a grandeza da Ordem e de percebermos o valor de sermos parte de algo tão extraordinário.

 

Costumamos dizer, durante o período em que estivemos Grão-Mestre do GOB-PR, que: onde houver um Maçom Regular, sempre haverá esperança!

 

Viva a Maçonaria!

 

* Na foto, Luís Mário Luchetta, quando no exercício do Grão-Mestrado, ao lado de sua esposa, Regina Hiromi Luchetta, exercendo função de Presidente Estadual da Fraternidade Feminina/GOB-PR. Maçonaria vivida em Família

 

Leia outras colunas do Luís Mário Luchetta aqui.

11 comentários em “O que ganho participando da Maçonaria?”

  1. Saulo de Tarso Pereira

    Parabéns pelas colocações. Muito maduras e assertivas as palavras. Precisamos ter um norte sempre para podermos seguir junto com os irmãos. Unidos, poque a união faz a força.

  2. Joaquim Jorge Gonçalves

    Meu prezado Irmão Luís Mário Luchetta, ao ler o seu Artigo, quero agradecer-lhe por ter nos dado uma aula sobre os valores da nossa sublime ordem Maçônica. Parabéns meu Irmão

  3. Leoncio Vieira de Rezende Neto

    São considerações muito claras e oportunas. Tomei a liberdade de divulgá-lo de forma analógica, digital e verbal. Sugiro que os Irmãos que leram este artigo, que também o façam junto aos seus contatos maçônicos e não maçônicos.
    Parabéns Luiz Mário.

  4. Rogério Freire Kochmanscky

    Como é bom ver a Dra. Regina. Que saudade!!!! Quando trabalhei no GOB-PR foi espetacular seu atendimento a todos os funcionários da casa. Muita saudade!!!! Desejo-lhe tudo de bom e que o GADU sempre abençoe sua vida.

  5. JEAN CRISTIANO CORREA

    Um alento poder fazer a leitura de um texto tão honesto e sensível das grandes benesses que a Maçonaria e “Ser Maçom” podem verdadeiramente trazer ao indivíduo que busca evolução moral e espiritual. Luís Mário, obrigado por compartilhar suas experiências e poder ajudar a desmistificar essa instituição tão nobre de princípios e caráter.

  6. Acredito que ser parte da maconaria ativo ou adormecido, tanto faz. Mas, em estando ativo, o compartimento se assegura mais. ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *