Pular para o conteúdo
LUCHETTA-CABECA-COLUNA

Prefeituras: olhem para inovação e tecnologia

17/12/2024

Estamos tendo, neste mês, as diplomações dos eleitos deste ano, que assumem seus mandatos em 1º de janeiro, e este contexto é produtivo para apontamentos propositivos. É muito salutar, neste sentido, reforçar que estamos falando dos administradores dos Municípios, onde efetivamente as coisas acontecem, e que, por isso, impactam diretamente na vida das pessoas. E quando falamos de impactos positivos é indispensável um olhar para inovação e tecnologia.

Curitiba se apresenta como o grande exemplo a ser observado e compreendido pelas prefeituras brasileiras. A Capital do Paraná, eleita a cidade mais inteligente do mundo em 2023, alcançou resultados extraordinários nas mais diversas áreas, graças a implementação de soluções inovadoras e tecnológicas. E o ICI – Instituto das Cidades Inteligentes também é parceiro desta transformação de Curitiba. Graças a visão estratégica da gestão Rafael Greca/Eduardo Pimentel, Curitiba deu grandes saltos e se consolidou como esta grande referência a ser observada. Como seria bom ter este olhar visionário do Greca e do Eduardo inspirando outros prefeitos e vices Brasil afora!

É fundamental, caro (a) leitor (a), que, desde agora, os gestores públicos municipais comecem a colocar como prioridade a inovação e a tecnologia em suas administrações. Ter isto na lista de encaminhamentos iniciais, permitirá aos prefeitos verdadeiras transformações. Este processo pode ser por etapas, seguindo as características de cada cidade, mas o importante é iniciar. Para as prefeituras que já possuem alguma ação neste sentido, a oportunidade é de avançar e ampliar. Os cidadãos, entendemos, devem cobrar desde já por práticas inovadoras e soluções transformadoras. O caminho é muito claro, com quatro anos pela frente para as entregas estratégicas necessárias.

O ICI, citado como parceiro ideal para as prefeituras, é uma OS (Organização Social), referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública. Tem levado a transformação para cada vez mais Municípios, de forma facilitada e com resultados mensuráveis. Vale conhecer mais sobre o ICI, acessando o site: https://cidadesinteligentes.org.br/. É realmente uma ferramenta transformadora para as cidades, independente do porte. Um modelo consagrado e pronto para os desafios que, superados, colocam as cidades em patamares destacados.

Esperamos que os próximos quatro anos, nas gestões municipais, sejam repleto de inúmeros cases de inovação e tecnologia aplicadas à serviço das pessoas!

Cidades mais inteligentes são sinônimos de cidades mais prósperas e desenvolvidas.

Leia outras colunas do Luís Mário Luchetta aqui.

3 comentários em “Prefeituras: olhem para inovação e tecnologia”

  1. Curitiba é a Capital do Brasil com maior destaque positivo no Brasil. Uma cidade limpa, que adota boas práticas, ordeira, mas que devemos estar sempre vigilantes para que ela evolua cada vez mais.
    Com certeza é uma das melhores capitais para se viver, e isso decorre de grande planejamento e desenvolvido. A inovação e a tecnologia devem sempre estar presentes nos estudos de nossos governantes e do corpo técnico, para solucionar problemas que não são superados em outras cidades.
    O artigo traz uma análise muito perspicaz e positiva sobre nossa Querida Curitiba, Parabéns ao Autor!!!!

  2. Bem colocado seu texto, meu caro Luís Mário, especialmente a recomendação de que a tecnologia e a inovação deve estar antes de tudo a serviço das pessoas. Muitas vezes são colocadas a serviço do orgulho pessoal dos gestores.
    Nunca é demais lembrar que fora da tecnologia ainda há muitas coisas simples a serem resolvidas. Serviços de saúde ainda deixam muito a desejar. Temos Profissionais tendo que adquirir com recursos próprios materiais para atender seus pacientes, apenas como um simples exemplo. Então eu recomendo sim o uso da tecnologia, mas que não deixe de ser acompanhada, ou melhor precedida, por providências simples, mas eficazes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *