Vem de Cascavel, no Oeste do Paraná, um indiscutível exemplo de que a boa política existe. Foi anunciada no último dia 30 uma aliança que demonstra ser possível, sim, no mundo político, colocar o compromisso com a população acima de qualquer outro interesse. Tratou-se da união do experimentado empresário e atual vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, do PL, com o qualificado jovem Henrique Mecabô, do NOVO, formando a coligação da direita da cidade. Ambos possuem o apoio de Leonaldo Paranhos, atual mandatário, exemplo de gestão pública.
Fiz questão, caro (a) leitor (a), de destacar essa união aqui neste espaço, porque você bem sabe o quanto temos abordado a importância de a política ser um instrumento de transformação social, a partir de lideranças que trabalhem de forma planejada e estratégica. O caso de Cascavel nos sinaliza um cenário que deveria inspirar outras cidades. A convergência de interesses se colocando acima de pessoalidades. A busca por uma política de resultado sendo a argamassa que liga a experiência e a juventude, numa sintonia de princípios e valores.
O destaque especial vai para o jovem Mecabô, que abriu mão de uma candidatura própria, de protesto, sem aparente viabilidade real, entendendo que esse caminho traria apenas exposição pessoal, sem possibilidade de resultados práticos para a Sociedade. A decisão validou a grandeza desta liderança emergente, que, além da sólida moral demonstrada por este ato, traz consigo um currículo necessário para eleitores exigentes, cansados de populismos baratos e de despreparados que buscam cinicamente enganar os eleitores. Mecabô aceitou a posição de pré-candidatura a vice-prefeito de Renato Silva e, com isso, impactou diretamente (e positivamente) no cenário eleitoral de Cascavel.
Por outro lado, cabe mencionar a decisão de Renato de abrir espaço real para o dinamismo inovador e qualificado de Mecabô. É uma visão muito positiva de um político que está realmente construindo no presente o futuro desejado. O empresário Renato Silva mostrou grandeza e está comprometido em uma gestão compartilhada, que una todos os potenciais do grupo de direita que está dando sustentação para a coligação em fase de formalização. Vale destacar, inclusive, que, entre os objetivos iniciais da aliança está a oportunidade de Mecabô ser o revisor final do plano de governo, uma demonstração muito positiva e real para quem entende a importância de haver um projeto de Município, assim como desejamos um projeto de País.
Encerrando nossas considerações, citamos ainda a carta de 22 compromissos assumidos por Renato para viabilizar a aliança com Henrique Mecabô. O documento apresenta diversos aspectos estruturais que valorizam o empreendedorismo, a liberdade econômica, a família, a vida, entre outros pontos fundamentais. Queremos, porém, destacar os itens que citaram o objetivo de ouvir a sociedade civil organizada, especialmente o Observatório Social de Cascavel e a CODESC – Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel. É uma demonstração ímpar de compromisso com a população.
Cascavel está assistindo uma bela aliança sendo forjada com princípios e valores!
Fica agora o desejo de que haja muitos Renatos e Mecabôs pelo Brasil!
Leia outras colunas do Luís Mário Luchetta aqui.
Está renovação, com a NOVA GERAÇÃO DE BRASILEIROS, deve acontecer também no ESTADO e principalmente na PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
Basta citar o que aconteceu nos EUA, com a substituição do velho senil Biden pela Kmala Hiss, possivelmente a primeira mulher a ocupar a Casa Branca.
Acontecerá o mesmo aqui no Brasil onde um octogenário com cuidadora, se acha o salvador da pátria depois que saiu da cadeia para o Planalto. Quem viver verá!
Sou de Cascavel, nascido aqui, família de pioneiros, em 48 anos Cascavel teve o melhor prefeito de todos os tempos, e conseguiu montar uma equipe de secretários com uma qualidade impressionante. Trouxe muita qualidade e progresso pra Cascavel, torcendo muito para que o Renato Silva siga a mesma linha! E desculpe os demais candidatos, mas a régua subiu bastante de nível. Nossa cidade merece daí pra cima.
Parabéns e obrigado pela evolução que trouxeram para nossa cidade!
Ótimo desafio lançado à classe política! Parabéns Cascavel!