Comidinhas servidas em eventos têm novos sabores, formatos e vão do clássico revisitado ao cardápio vegano
De uns tempos para cá, em alguns eventos de lançamentos, quer seja de apartamentos, carros, roupas ou objetos de decoração, o serviço de buffet está diferente. E eu diria que para melhor.
Saíram os canapés, coxinhas e risoles, e entraram comidinhas sofisticadas na aparência e no paladar, e servidas de maneira criativa. Lembram menus de degustação e muitas vezes se destacam mais que o produto que está sendo apresentado.
E não é só isso. Nos bastidores, o cardápio é preparado pensando em produtos sazonais, fornecedores próximos e sustentabilidade. Plástico é um item ‘quase’ proibido, usado em situações excepcionais nesta nova linha de cozinha.
Em Curitiba o mercado é crescente para este novo buffet ou coffee ou catering. Há excelentes serviços neste segmento, mas conversei com dois chefs e um gerente de alimentos que fazem trabalhos diferentes.
De comer com os olhos
A primeira impressão, quando se vê os preparos do chef Gabriel Herrera, que são esculturas e que não se deve tocar. Mas é comida! A mousse de limão servida dentro do limão siciliano, o bombom marmorizado ou o cannoli, versão doce e salgada.
Herrera tem apenas 35 anos e uma experiência de peso. Formado em gastronomia pelo Centro Europeu, trabalhou com o chef Alex Atala (D.O.M., Dalva e Dito), com a chef Morena Leite, no Capim Santo (o que deu base para ele trabalhar com eventos) e fez pós-graduação na Basque Culinary Center, em San Sebastián, Espanha. Esta escola está entre as melhores do mundo e é conhecida pela vanguarda na cozinha, com técnicas modernas e que inspirou Herrera a trazer para Curitiba a excelência do que aprendeu.
“Minha inspiração vem da formação vanguardista e é desafiador trabalhar ingredientes clássicos de maneira moderna e apresentações diferenciadas. Os eventos são personalizados, seguindo o pedido do cliente. E a gastronomia deve ‘conversar’ com a proposta do evento, quer seja nas cores da marca, nas cores do tema, personalizando apresentações destes itens para servir o que é tradicional ou clássico, com outra roupagem”, diz Herrera.
O boca a boca se espalhou e a procura pela culinária do chef aumentou. Herrera e equipe atendem desde coquetéis a jantares para 15 pessoas ou eventos corporativos para 3 mil pessoas, com ingredientes que vão da farinha e leite à trufa e caviar. Há para todos os gostos e bolsos.
Gostosuras servidas em vidro e papel
O ambiente era lindo, mas o buffet… Esta perplexidade aconteceu no lançamento do Qoya Residence, na Piemonte Store, o plantão de vendas da construtora.
Talheres de bambu, iogurte com granola em potes de vidro, sanduicinhos em ‘tigelinhas’ de papel ou em bases de madeira, pão de queijo e saladinhas em cones de papel kraft. O rústico charmoso.
O coffee foi preparado pelo Koré Gastronomia, do Qoya Hotel Curitiba (antigo Four Points by Sheraton que passou por retrofit, com nova criação de nome e conceito).
A cozinha passou a pensar na sustentabilidade, no uso de produtos orgânicos, cardápio com produtos regionais e frescos. “Procuramos servir pratos autorais, com apresentação orgânica, como cerâmicas artesanais, bambu, madeira e produtos recicláveis. Nesta nova linha não entra prataria nem inox. E plástico é usado de forma mínima”, afirma Jaime Spazzini, gerente regional de alimentos e bebidas e chefe executivo da HCC Hotels.
No início do ano serão lançados os cardápios de eventos, do Koré e do café da manhã que terão, entre as formas de servir, bambu e papeis como recipientes que não interferem no sabor e na segurança alimentar. “É trabalhoso, mas visualmente fica lindo. Nós buscamos apresentar sempre uma mesa bem posta”, disse Spazzini.
A nova vertente de coffees do Qoya tem cardápios prontos, mas cada evento é preparado de uma maneira. O serviço é montado nas cores do ambiente, para que a gastronomia ‘converse’(novamente esta referência) com o que está ao redor.
De acordo com Spazzini, a preocupação em oferecer serviços de qualidade com sustentabilidade vem crescendo “e é para dar menos trabalho ao planeta enquanto estamos aqui”.
Cozinha saudável
O veganismo é crescente no mundo e não se restringe a restaurantes ou produtos encontrados em mercados específicos. Caterings de camarins de artistas são cada vez mais veganos e vegetarianos.
Como exemplo, o camarim de sir Paul McCartney, que se apresentou em Curitiba nesta quarta-feira (13). E foi Paula Abrão, expert quando o assunto é comida vegana, a responsável pela compra de todos os insumos (oito páginas de produtos, como alface, funcho orgânico, carne vegetal, salsicha vegana, e tempeh, soja fermentada usada como fonte de proteína e substituta da carne. Sir Paul leva em todas as viagens o próprio chef e o espaço da cozinha é restrito a ele e a equipe. Mas ela pode entrar para levar um tempero ou outro e disse que os buffets eram espetaculares.
O trabalho de Paula é tão reconhecido que esta foi a segunda vez que ela atendeu o músico britânico.
Vegetariana há 15 anos e vegana há nove, Paula conta que no início foi decepcionante ir a restaurantes que serviam comida vegana sem gosto, insossa. “Aprendi a cozinhar por necessidade, porque precisava preparar a minha própria comida. Era o início das redes sociais e comecei a postar os meus pratos. As pessoas se interessaram e passaram a comprar. E digo que não são só veganos que compram. O sabor é surpreendente”, afirma.
Acostumada a fazer camarins há 25 anos, ela focou a dieta vegana e vegetariana para os caterings. Entre os artistas atendidos estão Marisa Monte (tudo orgânico), Banda Kiss (100% vegana), Iron Maiden (algumas comidas veganas), Bruce Dickinson, Evanescence, Anne Carrere, Katy Perry entre outros.
E a partir dos caterings ela passou a receber pedidos para eventos particulares.
Mas se você ainda torce o nariz para comida vegana, veja alguns dos preparos da chef: chá de pêssego com gengibre, iogurte de coco, falafel, bolo sem glúten, mousse vegano, feijoada vegana germinada, empadão de grão de bico, requeijão de castanha de caju, sanduíche de legumes e muito mais. Vale experimentar, o paladar vai aprovar!
> Gabriel Herrera
Telefone 41 995238443
@gabrielherreragastronomia
> Qoya Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton
Avenida Sete de Setembro, 4211 Curitiba – PR
Telefone: 41 3340-4000 (setor de eventos)
> Paula Abrão
De terça a sexta, das 10h às 18/ sábado das 9h às 15h
Orçamento para camarins e eventos: [email protected] e [email protected]
Telefone 55 4199994.4414
Cardápio
• Fortuna na virada do Ano
Esta é a época das simpatias para que o próximo ano seja próspero. E a minha dica é comestível! O chef Pedro Amaral, do restaurante Namazônia, em São Paulo, sugere para a ceia de réveillon lombo de Pirarucu e farofa crocante.
Peixe é símbolo de abundância, transcende culturas e é tido como ícone de prosperidade, saúde, longevidade e fortuna desde os tempos bíblicos.
O Pirarucu é encontrado nos rios do Norte do Brasil e pode medir cerca de 3 metros de comprimento. A carne deste peixe é alimento base para os povos da Amazônia há anos e representa energia familiar, união, fartura e prosperidade.
Vamos garantir boas energias para 2024? Segue a receita:
Lombo de Pirarucu com Farofa Crocante
♦ Lombo de Pirarucu, sal e pimenta do reino a gosto, azeite e suco de limão
♦ Farofa: 60g de manteiga com sal, sal a gosto, 40g de cebola picada, 300g de farinha d’água de mandioca, 150g de castanha do Pará picada
♦ Modo de preparo: Tempere o Lombo de Pirarucu com sal, pimenta do reino, azeite e suco de limão. Deixe marinar por alguns minutos. Grelhe o lombo no lado do couro até dourar.
♦ Para a farofa: derreta a manteiga e refogue a cebola até dourar. Adicione a farinha d’água de mandioca e a castanha do Pará. Mexa até a farofa absorver o sabor da manteiga e torrar, finalize acertando o ponto do sal.
(Foto: Luis Vinhão)
• Menu inspirado na viagem do navio HMS Bounty
No exclusivo resort The Brando, na Polinésia Francesa, está o restaurante Les Mutinés, comandado pelo chef Jean Imbert. A nova degustação é uma experiência que segue o trajeto do navio HMS Bounty, da Inglaterra ao Tahiti. Assim como a história do século XVIII, contada no filme Mutiny on the Bounty, de 1962, com Marlon Brando, o novo cardápio é uma jornada no tempo. Cada parte do menu revela uma história: A partida, A tempestade, O motim, Em segredo entre outros. E para a experiência ficar completa, o chef criou o cardápio em forma de mapa de caça ao tesouro.
O menu se baseia nos produtos locais. Na horta do resort estão especiarias, ervas e flores. Imbert e sua equipe também se inspiram no Oceano Pacífico, e criaram o Ceviche com Ervas Aromáticas do Jardim do Atol e a Lagosta com Carpaccio de Frutas Frescas (criação que garantiu sua vitória no programa de TV de culinária francesa, o Top Chef). Para finalizar, suflê de mel feito com néctar coletado das abelhas do atol.
> Les Mutinés
The Brando
Tetiaroa, Arue 98702
Polinésia Francesa
Telefone: +689 40 86 63 00
• Olive & Pear para o Natal
Em busca de um presente diferente? A opção é a Olive & Pear, loja online de café da manhã e chocolataria. As encomendas podem ser feitas até dia 15 de dezembro e para quem mora fora de Curitiba, é preciso verificar a possibilidade de envio.
A Caixa Super Natal tem bombons sortidos, barras, tabletes, drágeas, trufas, bombons recheados, chocobites e mendiants. A embalagem pode ser transformada em bandeja para servir o chocolate.
Há outras opções para presentear, como os drageados de Avelã Praliné, Amêndoa Praliné e Duo Crispy, e as Estrelas de Natal nos sabores Pistache e Framboesa, Sprinkles, Cookies, Caju, Crispy, Praliné de Amêndoas e outros.
> Olive & Pear
Instagram @olive.and.pear
WhatsApp 41 9987-6267
• Papai Noel à beira do mar
Natal ou Ano Novo na praia? Saiba que há ótimas opções em gastronomia na orla e o destaque de hoje é para o Família Tucci, no Itapema Beach Hotel by Nobile, em Santa Catarina.
“Os pratos são focados na cozinha mediterrânea que valoriza o sabor dos ingredientes frescos e na qual é possível combinar técnicas de preparos”, disse o chef Fred dos Anjos.
A escolha do cardápio será difícil, mas aposte no Espaguete com Frutos do Mar (polvo, lula, mexilhões e camarões), ou Risoto de Camarão e Salmão ou ainda no Medalhão de Filé Grelhado. São vários tipos de saladas mediterrâneas além de pratos kids e lanches rápidos.
> Família Tucci
Itapema Beach Hotel by Nobile
BR-101, Km 144, nº 3146 – Ilhota, Itapema – SC
Telefone (47) 3261-7000
Restaurante funciona diariamente, das 11h30 às 22h, e é aberto aos hóspedes e ao público externo
• Fête de Noël et du Nouvel An
Ceias de fim de ano com clássicos natalinos e tradicionais da culinária francesa. Caso seja o seu desejo neste ano, o local ideal para estas encomendas é L’Épicerie.
E as dicas são estas. Como entradas, Salade de Noël (folhas com nozes, figos secos, queijo azul e morangos e molho balsâmico, serve quatro pessoas, R$88,00), Quiche L’Épicerie (com salmão defumado, alho-poró e cogumelos Paris, quatro fatias, R$90,00), e Salpicão L´Épicerie (serve seis pessoas, R$98,00).
Como prato principal, Camarão na Nata (camarões grandes servidos com molho cremoso de tomate, serve quatro pessoas, R$340,00); Tourte à La Viande (torta de carne com espinafres e molho de cogumelos paris, queijo
Emmental e nata, acompanha salada de folhas, vinagrete de mel, tomates cerejas confitadas, serve seis pessoas, R$280,00), Rosbife de Mignon Paris (filé mignon inteiro ao molho de Shitakes com Roquefort cremoso, serve quatro pessoas, R$298,00), e o Le Canard (coxa e sobrecoxa de pato, maçã ao forno e molho de pimenta com laranja, serve duas pessoas, R$ 60,00).
E como sobremesa, Bolo Natalino (bolo com nozes coberto com nata, geleia de damascos e pêssegos frescos, quatro fatias, R$ 92,00).
As encomendas para a ceia de Natal serão aceitas até às 18h, do dia 20 de dezembro, e retirada no dia 24 entre 9h e 12h.
Para a Ceia de Ano Novo, as encomendas podem ser feitas até às 18h, do dia 28, e retirada no dia 31, das 9h às 12h, por delivery ou no balcão.
> L’Épicerie
Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho
Fone: 41 3044 4744 / 41 9 9698-6390
www.lepicerie.com.br
Facebook: facebook.com/lepiceriecuritiba/
Instagram: @lepiceriecuritiba
Leia outras colunas Mesa Posta aqui.
1 Comentário
Cada coluna da Mada Pereira é uma abundância de informações deliciosas sobre gastronomia.