ANO IV

24/06/2026

HojePR

mada

Caranguejada em prol do Erasto Gaertner

05/02/2026

Arrecadação do jantar Garra pela Vida será destinada ao Hospice, referência nacional em cuidados paliativos do Erasto

A comprida mesa era armada embaixo da pereira, no fundo do quintal. As panelas fumegantes eram colocadas sobre a grama e os caranguejos, devidamente lavados com escovinha pelo meu pai, estavam prontos para o consumo. Muitas vezes os bichos fugiam do tanque durante a ‘higiene’ e fazíamos caçada pelo gramado. Sempre foi um evento de grupo, festivo, que durava toda a tarde.

E imagino que seguindo este espírito amigável, é que surgiu a ideia da Garra pela Vida, caranguejada beneficente em prol do Hospice Erasto Gaertner. A ação será no dia 9 de fevereiro, a partir das 19h, no restaurante Ópera de Bambu, na Água Verde.

Serão colocadas à venda muitas dúzias de caranguejo a R$140,00 (rodízio com acompanhamentos) e R$70,00 por pessoa (buffet sem caranguejos).

O buffet de acompanhamentos servirá seis pratos quentes, 10 tipos de saladas, além de  molhos e antepastos. É recomendado fazer reservas.

7 anos de solidariedade

O evento tem como objetivo arrecadar recursos integralmente destinados à manutenção e ao fortalecimento das atividades do Hospice, unidade dedicada ao cuidado humanizado de pacientes oncológicos sem possibilidade terapêutica curativa, bem como ao acolhimento de seus familiares.

A iniciativa chega à sétima edição consolidada como evento tradicional no calendário solidário da cidade, reafirmando o compromisso do Hospital Erasto Gaertner com a assistência humanizada e com a mobilização da sociedade em prol da saúde.

“Há sete anos, transformamos nosso rodízio de caranguejo em um gesto coletivo de solidariedade. É uma forma de contribuir com uma instituição que oferece acolhimento e dignidade em um dos momentos mais delicados da vida”, disse Otavio Tosin, sócio-proprietário da Ópera de Bambu.

O Garras pela Vida convida a comunidade a participar ativamente de uma causa que promove dignidade, conforto e qualidade de vida, reforçando a importância do cuidado contínuo e integral em todas as fases da jornada do paciente.

Cuidados

O Hospice Erasto Gaertner é a primeira unidade de cuidados paliativos do Sul do Brasil com atendimento pelo SUS, consolidando-se como referência nacional em cuidado humanizado e integral. Inaugurado em 2020, o espaço foi concebido com proposta arquitetônica diferenciada, voltada ao bem-estar físico, emocional e social dos pacientes e de seus familiares.

Com 1.200 m² de área construída, a unidade tem leitos humanizados e equipe multiprofissional especializada, preparada para oferecer assistência qualificada a pacientes oncológicos sem possibilidade terapêutica curativa. O foco do atendimento está na promoção do alívio do sofrimento, por meio da identificação precoce e do tratamento adequado da dor e de outros sintomas físicos, psicológicos, sociais e espirituais.

O Hospice Erasto Gaertner tem a certificação internacional WELL Building Standard – nível Platinum, um reconhecimento inédito para unidades de cuidados paliativos no Brasil. O selo atesta que a infraestrutura atende aos mais altos padrões globais de saúde, conforto e bem-estar, considerando critérios como qualidade do ar e da água, iluminação natural, conforto térmico e acústico, além da experiência emocional dos usuários.

> Garra pela Vida – Caranguejada Beneficente

  • Dia 9 de fevereiro, a partir das 19h
  • Ópera de Bambu
  • Rua Nestor Victor, 434, Água Verde, Curitiba
  • Reservas (41) 3018-8468

Cardápio

Olivença Cozinha Ibérica no menu do Terra Madre

Referência na gastronomia curitibana, a comida do restaurante Olivença Cozinha Ibérica está de volta à mesa. Desde o fim de janeiro, nove dos maiores clássicos da casa, que encerrou as atividades no ano passado, estão disponíveis no cardápio do Terra Madre Ristorante, outro estabelecimento do Grupo Vino!, no Bigorrilho.

Paella Valenciana

O resgate destes pratos numa seção especial do menu do Terra Madre é uma forma de homenagear o Olivença e presentear o público.

Inaugurado em setembro de 2013, o Olivença funcionou por cinco anos na Rua Teixeira Coelho, no Batel. Depois se mudou para a Mercadoteca, onde permaneceu até o ano passado.

Com cardápio inicial criado pelo chef português Hélio Loureiro, fez história com uma cozinha que mesclava delícias de Portugal e Espanha, com destaque para pratos com bacalhau, polvo, camarões e outros frutos do mar, além de opções como a paella e porções para “tapear”, a tradição espanhola de petiscar.

É parte desta história que o Terra Madre Ristorante agora relembra com o segmento do menu que celebra o Olivença Cozinha Ibérica. A atual chef do Terra Madre, Márcia Borges, também chefiou o Olivença por três anos. Todos os pratos podem ser saboreados no restaurante ou por delivery pelo iFood.

Chef Márcia Borges

Quatro entradas integram a seleção: Bolinho de bacalhau (R$59,00, com quatro unidades), Camarões ao pil pil (confitados no azeite, com pimenta calabresa, alho e salsinha, R$139,00), Bacalhau em lascas (confitadas no azeite, com alecrim e alho, R$129,00) e Polvo à feira (cozido e ligeiramente aquecido com azeite e páprica, com batatas ao murro, R$169,00).

Já nos principais, um dos destaques é a Paella marinera do Olivença, tradicional da região espanhola da Galícia, com mariscos, camarões e lulas. Para uma pessoa, R$139,00, para duas, R$229,00.

O bacalhau aparece em três pratos: Bacalhau à Gomes de Sá (em lascas, com batatas, cebola caramelizada, ovos cozidos e finalizados com azeite), Bacalhau com natas (com creme de nata e gratinado) e o Arroz de bacalhau (com alho-poró, azeitonas e tomate). Os preços são R$219,00 (uma pessoa) e R$349,00 (duas pessoas) para o Gomes de Sá, R$189,00 (uma pessoa) e R$299,00 (duas pessoas) para o de natas e, Arroz de bacalhau R$139,00 (uma pessoa) e R$199,00 (duas pessoas).

Para completar os principais, Arroz de Polvo, um dos destaques da região que é uma das joias do litoral português, o Algarve. São lâminas de polvo, brócolis, cenoura e ervilha cozidos lentamente no vinho tinto (R$159,00 para uma pessoa e R$249,00 para duas).

A participação especial do Olivença no Terra Madre é por tempo limitado.

> Terra Madre Ristorante

  • Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 – Bigorrilho, Curitiba
  • Jantar, de terça-feira a sábado, das 19h às 23h / Almoço, sábado e domingo, do meio-dia às 15h
  • www.instagram.com/terramadreristorante/
  • Reservas WhatsApp (41) 3335-6070

 

IOP lança e-book com receitas para pacientes oncológicos

O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) uniu a ciência da nutrição com a arte da culinária em um e-book gratuito, lançado não só para os pacientes, mas para todos os interessados. Com receitas leves e práticas para auxiliar a jornada do tratamento oncológico, o material mostra que a alimentação é importante para o cuidado integral, não só durante o tratamento, mas na prevenção.

“Mais do que uma fonte de energia, é uma ferramenta terapêutica capaz de aliviar desconfortos, promover bem-estar e fortalecer o corpo e o espírito. É comum que os efeitos da quimioterapia, por exemplo, tornem o simples ato de se alimentar uma dificuldade. Esse guia prático tem receitas e soluções específicas para os desafios alimentares que podem surgir ao longo do tratamento”, disse Amanda Oliveira, nutricionista do IOP.

São pratos principais, lanches, sobremesas, acompanhamentos, molhos de salada, marinadas e bebidas funcionais. Tudo separado por um índice de sintomas, como náuseas, boca seca, falta de apetite, feridas na boca e alteração do paladar. “Se o paciente está incomodado com algum destes sintomas, ele encontra com facilidade receitas direcionadas”, ensina Amanda.

A nutricionista lembra que a alimentação saudável é fator protetor contra vários tipos de câncer. “Não é apenas um livro de receitas. É para ser usado por toda a família, para conhecer a propriedade funcional dos alimentos, seus nutrientes, e estimular receitas saudáveis, feitas em casa”.

Alguns lanches propostos, por exemplo, são inesperados para quem está em tratamento, como o hambúrguer. “O paciente acha que ele não pode comer, então é uma forma de estimular a entender que preparo dentro de casa, muitas vezes é seguro, os ingredientes estão sob controle, ele que comprou e higienizou. Há liberdade de escolha, basta fazer algumas adaptações”.

Uma das receitas é a conserva de gengibre, ingrediente fundamental para quem está em tratamento.

Ingredientes: Gengibre fresco em lascas / água para cozimento / 1 xícara (chá) de vinagre de maçã / 3 colheres (chá) de sal / ½ xícara (chá) de açúcar demerara ou de coco (opcional)

Modo de Preparo : Ferva o gengibre em água por 2 minutos, escorra e reserve. Em outra panela, ferva o vinagre, o sal e o açúcar (se usar). Desligue o fogo, adicione o gengibre e cubra com o líquido quente. Transfira para um vidro esterilizado, deixe esfriar, tampe e mantenha refrigerado por até 30 dias.

O gengibre é rico em compostos que auxiliam no alívio de náuseas e na digestão, sendo aliado importante durante o tratamento oncológico. “A conserva é uma forma prática e saborosa de consumo, podendo acompanhar saladas, peixes ou ser usada em pequenas porções antes das refeições”, afirma Amanda.

Para baixar gratuitamente o e-book, acesse https://iop.com.br/noticias/ebook-nutricao-oncologica-receitas/

> Mateus Leme

  • Rua Mateus Leme, 2631 B
  • (41) 3207-9797

> Batel

  • Rua Saldanha Marinho, 1814
  • (41) 3207-9798

> Oncoville

  • Marginal Rodovia BR-277, 1437
  • (41) 3099-5800

> Hospital São Marcelino Champagnat

  • Av. Presidente Affonso Camargo, 1399
  • (41) 3087-7600

                                                                                                                              

Vindima do Restaurante Tijolo

Uma ação inédita aconteceu na última terça-feira, no Centro Histórico de Curitiba: a vindima 2026 do restaurante Tijolo. A colheita foi no fim da tarde, com show de jazz e uma taça de vinho branco para os presentes.

A enorme parreira suspensa fica no jardim do antigo atelier do artista plástico Ricardo Tod (que fez a escultura conhecida como “Cavalo Babão”). Ela foi plantada por ele para a esposa.

“Esta é uma das heranças deixada por Tod. A vindima representa para o Tijolo a celebração do amor através da colheita das uvas”, disse Mario Nicolau, proprietário do restaurante.

O Tijolo começou a funcionar no fim de 2019 e mantém a proposta de comida descomplicada. Gastronomia, arte e história convivem no mesmo ambiente. Nas paredes estão conservadas as roldanas de fundição de Tod e, logo abaixo, o desenho em rascunho da famosa escultura que foi produzida lá.

> Restaurante Tijolo

  • Rua São Francisco 179 – Centro Histórico, Curitiba
  • Terça-feira a sexta-feira, das 11h30 às 15h / das 18h às 22 horas / Sábados, das 12h às 22 horas / Domingos, das 12 às 16 horas
  • Happy hour de terça a sexta, das 18h às 19h30
  • Reservas Whastapp 41 99547-6595
  • tijolocwb.com.br/
  • @tijolocwb

 

Happy Hour no Ristorante A Pamphylia

O Ristorante propõe a combinação entre pratos, petiscos e bebidas selecionadas do cardápio com duas possibilidades: ao pedir um prato do cardápio específico do horário, o cliente escolhe uma bebida entre as opções disponíveis.

Já ao optar por uma jarra de sangria ou uma jarra de vinho da casa, é possível escolher um petisco do cardápio de Happy Hour para acompanhar.

O menu de bebidas inclui sodas italianas, sucos naturais, refrigerantes, água mineral, chopes, cervejas artesanais nacionais e importadas, além de drinks clássicos como Spritz, Negroni, Mojito, Gin Tônica, Piña Colada servida no abacaxi e caipirinhas.

Na parte gastronômica, o cardápio baseado na culinária italiana e pratos para compartilhamento, como supplì, pizza Coppola, tábua de frios, iscas de tilápia empanadas, coquetel de camarões e pão com bolinho.

A programação tem música ao vivo. O gaiteiro se apresenta duas vezes por semana, e os dias das apresentações são divulgados previamente nas redes sociais do restaurante.

Para fidelizar clientes, o Ristorante A Pamphylia promove um sorteio mensal, o “Cartão do Babbo”, no qual o ganhador recebe três combos do Happy Hour para gastar em 30 dias. Para participar, o cliente deve postar um storie marcando a @apamphylia , usar HAPPY HOUR NA @APAMPHYLIA É SÓ ALEGRIA e apresentar a postagem no caixa para validar sua participação.

> Ristorante A Pamphylia

  • Avenida do Batel, 1733, Batel, Curitiba
  • Happy Hour das 17h às 19h30
  • WhatsApp (41) 3342-7055
  • @apamphylia

 

McDonald’s mais quentinho e saboroso

O Méqui anunciou mudanças no preparo dos sanduíches clássicos Big Mac, Quarterão com queijo, Cheeseburger e Hamburger.

“Investir para evoluir faz parte do nosso jeito de trabalhar. Cada novo preparo nasce da escuta ativa dos nossos clientes e de desejos que a marca identificou globalmente, e que agora temos o orgulho de implementar no Brasil, com investimento e a colaboração de uma equipe multidisciplinar, guiada pelo objetivo de aprimorar a experiência dos nossos consumidores. Mantendo nosso compromisso com a origem e a alta qualidade dos nossos ingredientes, nossas equipes de cozinha foram treinadas para prepará-los de um jeito novo, que ressalta o sabor dos ingredientes e eleva a experiência com os nossos sanduíches clássicos”, disse Rogério Barreira, Presidente do McDonald’s no Brasil.

As evoluções estão concentradas nos detalhes:

 

Novo cardápio na Olaria do Parque Barigüi

À frente da cozinha do Olaria há seis meses, o chef nepalês Dipesh Rishal imprime ao cardápio uma culinária marcada pelo frescor, pela leveza e pelo cuidado com os sabores.

Chef Dipesh Rishal

O novo menu atende restrições alimentares, sem glúten, sem lactose e alternativas vegetarianas e veganas. A proposta também contempla refeições rápidas e versáteis, ideais para almoços leves ou happy hour.

Entre as entradas, destaque para o Carpaccio de Atum, preparado com pasta de abacate, maionese de wasabi, rúcula, raspas de limão e azeite. Já nos sanduíches, o de carpaccio de carne e o de cogumelos foi pensado especialmente para vegetarianos.

Nos pratos principais, o menu inclui Salmão Grelhado com hummus de beterraba, legumes e grão-de-bico crocante, Fettuccine com camarão ao molho champagne e Moqueca de Palmito, preparada com leite de coco, coentro e azeite de dendê.

O cardápio tem pratos kids e sobremesas, como o Bacon Brownie, que combina brownie de chocolate, bacon e sorvete de leite. Entre os drinks, o Guava Spritz surge como uma opção refrescante para o verão.

A carta de vinhos é em parceria com a All Wine e a House of Wines, com curadoria de rótulos nacionais e importados, incluindo vinhos orgânicos.

Disponível a partir de fevereiro até o fim do verão, o novo cardápio reforça a proposta do Olaria como espaço versátil, com opções que vão do café da manhã ao jantar, passando por brunchs, almoços e happy hours.

> Olaria do Parque Barigui

  • Alameda Prof. Rubens Requião – Parque Barigui, Curitiba (atrás do Museu do Automóvel)
  • Terça a sexta, das 10h às 20h / sábado e domingo, das 9h às 23h
  • Reservas (41) 98818-1885

 

A Casa do Manu convida chef Calixto para parrilla

Neste domingo, dia 8, A Casa do Manu recebe o Chef Calixto, churrasqueiro profissional e jurado do reality culinário “Domando o Fogo”, produzido pela RIC TV, afiliada à Record no Paraná.

Com cardápio de frutos do mar preparados na parrilla, o evento integra a programação de verão do espaço, que abre as portas com cardápios autorais

O menu a la carte terá peixe carapau espalmado na parrilla, polvo na brasa e a Parrillada do Calixto, composta por camarões, lula, polvo e mexilhões preparados no fogo. Todas as opções têm como acompanhamento vinagrete do mar, batatas assadas e farofa de dendê.

O menu deste domingo inclui buffet livre, R$39,90 por pessoa, com arroz, moqueca de banana da terra e salada al mare à base de salmão.

O projeto Domingo n’A Casa do ManuRealizado acontece sempre aos domingos até o aniversário de Curitiba, no fim de março.

> Domingo n’A Casa do Manu – Frutos do Mar na Parrilla

  • Dia 8 de fevereiro a partir das 11h30
  • Avenida dos Estados, 121 – Água Verde – Curitiba
  • Entrada gratuita, com comidas e bebidas por adesão
  • Soft drinks a partir de R$8,00, chopes a partir de R$14,00 e pratos a partir de R$32,00
  • instagram.com/acasadomanu/

Leia outras notícias no HojePR.
• Siga o HojePR no Instagram.