HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

25/07/2024

mada mesa posta hojepr

Jantando com Claude Troigros a 11 mil pés

Até agosto menu está em todos os voos internacionais da Azul saindo de Campinas, Recife e Belém

Cheguei a Lisboa no último fim de semana. Pelas próximas semanas a coluna será feita deste lado do Atlântico. Voei pela Azul. Tenho preferido porque os aviões são confortáveis e o aeroporto Viracopos, base da Azul, é muito mais tranquilo que Guarulhos.

Ao receber o cardápio do jantar vi que alguns pratos preparados pelo chef Claude Troigros estão novamente no menu. O cardápio, criado em 2023 em homenagem ao início das operações da companhia em Paris, combina ingredientes brasileiros com a técnica culinária francesa. E este retorno do chef faz parte das celebrações aos Jogos Olímpicos de Paris.

Nuts de boas vindas

“Como preparei um menu que liga o Brasil à França, os dois países que mais amo neste mundo, me inspirei para deixar grande recordação aos passageiros, reunindo a expertise conquistada ao longo dos anos de minha carreira”, afirmou o chef.

A campanha se estenderá até o fim de agosto, coincidindo com o término dos Jogos Olímpicos, com menu para cada mês. O cardápio está disponível em todos os voos internacionais saindo do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, Recife e Belém.

Menu

Para o mês de junho, primeiro mês da campanha, Troigros preparou para a classe executiva, entrada, prato principal e sobremesa: Tartar de Beterraba, filé de pirarucu chapeado (acompanhado de purê de mandioquinha, banana nanica assada e emulsão de manteiga com uvas passas) e cheesecake com calda de doce de leite e queijo Minas ralado. Para os passageiros da classe econômica, o cardápio teve sobrecoxa de frango antiboise, acompanhada de brócolis ao vapor e arroz com salsa.

Tartar de beterraba

No mês de julho o cardápio para a classe executiva tem como entrada Camarões com maionese, cuscuz com gengibre e hortelã e mix de brotos variados. O prato principal é Paleta de cordeiro assada e desfiada (acompanhada de mini penne al dente, molho demi glace com vinho tinto e legumes com bacon e shitake sauté) e como sobremesa, Mousse de cappuccino com canela e nibs de cacau. Para a classe econômica, o chef preparou Bouef Bourguignon (acompanhado de arroz com ervilha).

Filé de pirarucu chapeado

Agosto, último mês desta parceria, a classe executiva terá no cardápio Caponata de Berinjela com mozzarella de búfala e farinha panko com salsa, Frango caipira desfiado (acompanhado de polenta, quiabo sauté e caldo de galinha caipira) e Mousse de Goiaba com queijo. Para os passageiros da classe econômica será servido Penne com molho de tomate acompanhado de ratatouille de laranja.

Sorvete de baunilha com calda de chocolate e farofinha

“Nossa missão é conectar o Brasil ao mundo, não apenas através de nossos voos, mas também a partir de experiências. Neste sentido, Troigros criou uma celebração entre a culinária brasileira e a francesa. Temos certeza de que está sendo novamente um sucesso”, afirmou Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG, da Azul.

Além de Claude

No mês de junho, o cardápio da classe executiva teve outras opções além dos criados pelo chef. As sugestões de pratos principais incluem 1) Filé mignon de carne de sol, mandioca cozida com salsa, feijão manteiguinha com linguiça e queijo coalho, manteiga de garrafa com castanha do Pará e pimenta biquinho; 2) Filé de frango recheado com queijo e espinafre, molho cremoso com vinho branco, abóbora japonesa, cebola roxa e arroz negro com palmito; 3) Ravióli de abóbora com molho branco, pesto de manjericão e tomate sweet. E como sobremesas, 1) Frutas frescas da estação; 2) Seleção de Queijos; 3)Sorvete de baunilha com calda de chocolate e farofa.

Nada mal! Tanto um cardápio como o outro são deliciosos. Se acaso você tem voo marcado pela Azul até agosto, já sabe qual será o cardápio.

 

Cardápio

David Luigi Neu assume Koré

O Hotel Qoya Curitiba tem novo chef comandando a cozinha do Koré. A jornada gastronômica de David Luigi Neu o levou por diferentes continentes e culturas, refinando suas habilidades culinárias. Na França, fez imersão em técnicas clássicas da gastronomia francesa. Já na Itália, o aprendizado se concentrou em sabores autênticos e aprendizado com renomados chefs. Por fim, no Chile, Neu explorou novos ingredientes e técnicas. Ao retornar ao Brasil, decidiu abrir seu próprio restaurante e esta empreitada durou 10 anos.

No Koré Qoya, o chef adaptou seu estilo à culinária do hotel e ao paladar dos hóspedes. “Acredito que a leveza e os detalhes fazem toda a diferença. E a proposta é usar ingredientes típicos do Paraná e da cultura local, criando pratos criativos e saborosos”, disse.

> Koré Gastronomia

  • Qoya Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton
  • Avenida Sete de Setembro, 4211, Batel, Curitiba
  • Informações 55 41 3340-4000 (WhatsApp)

Ambientes complementam experiência no Ichigo Ichie

Um restaurante chama atenção pelo cardápio e pelo atendimento. E o ambiente? É um elemento que você considera ao escolher o local de almoço ou jantar? Pois o restaurante japonês Ichigo Ichie se encaixa nestes quesitos.

Ichigo Ichie é um conceito filosófico japonês segundo o qual cada encontro é único e jamais voltará a se repetir da mesma maneira, pois tudo e todos estão em permanente mudança.

As características do espaço foram pensadas para completar o conceito que é celebrado até no nome da casa, como disse o chef Regis Hideki Shiguematsu. “Cardápio, atendimento, adega de vinhos, carta de sakês e de drinks, junto com outros detalhes como a música, se aliam ao ambiente para que nosso cliente viva um momento realmente inesquecível”.

Arquitetura

O projeto de Karolinna Venturi destaca a madeira que reveste os ambientes, o que dá aconchego e sofisticação. A aplicação da madeira exigiu muito trabalho. O teto tem vigas na diagonal e se integra às paredes, também revestidas com o mesmo material. As mesas têm formato orgânico, com formas fluídas e arredondadas, e algumas possuem aberturas das quais se projetam galhos de plantas que compõem o paisagismo interno. Vale conhecer pelo conjunto oferecido.

> Ichigo Ichie

 

Cardápio de inverno nos Restaurantes Victor

A entrada do inverno alterou o menu dos Restaurantes Victor. O cardápio de pratos quentes é servido nas unidades da Praça da Espanha e do São Lourenço. Entre as novidades estão Sopa de salmão, Bisque de Lagosta, Bisque de Camarão, além da tradicional sopa Leão Veloso, Caldo de Peixe e Moquecas de Peixe, Camarão e Mista (peixe e camarão). As sopas têm preparo tanto individual quanto para duas pessoas e as moquecas servem duas pessoas.

Outras informações em (41) 99684-0509 ou pelo site restaurantesvictor.com.br

 

Últimos dias do Festival de Gastronomia Caiçara em Pontal do Paraná

Até amanhã, dia 5 de julho, turistas e moradores do litoral podem saborear pratos preparados para a quarta edição do Festival de Gastronomia Caiçara. Para degustar iguarias típicas de Pontal do Paraná, os comensais escolhem entre 34 restaurantes inscritos. A relação dos estabelecimentos e os pratos oferecidos estão aqui.

Pontal do Paraná é a capital da Cambira, prato a base de peixe seco e defumado, acompanhado de banana, pirão, salada e arroz. Há 300 anos os portugueses introduziram o sal na região, que passou a ser usado na conservação do peixe, especialmente da Tainha, que é abundante no litoral do Paraná. O nome Cambira remete ao cipó que existe e abundância na região e é conhecido pela flor de cor roxa, que era a base do varal usado para a defumação. Uma vez seco, o peixe vai para a panela de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas), e vira um caldo grosso. Cambira é patrimônio da cozinha brasileira e tem como data comemorativa o dia 18 de julho.

Paralelo ao Festival acontece o concurso gastronômico que premiará os melhores pratos caiçaras. O resultado dos vencedores das categorias Prato Feito Caiçara, Petisco Caiçara e Cambira Tradicional será divulgado dia 4 de julho.

> Festival de Gastronomia Caiçara

 

Conhece os benefícios da gastronomia funcional?

Usar ingredientes saudáveis no preparo das refeições, preservando os nutrientes dos alimentos. Uma pequena mudança na receita, como refogado ou assado, em vez de frituras, alimentos processados ou ultraprocessados, pode fazer uma grande diferença para a saúde.

A nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Boa Viagem,

Thaysa Aguiar, explica as escolhas que são feitas neste tipo de gastronomia. “São priorizados alimentos ricos em fibras, probióticos, vitaminas e minerais. São usados alimentos com ação antioxidante. Ao inseri-los no cardápio as pessoas notarão a melhora na digestão, no funcionamento do intestino, no humor e na qualidade do sono. Por meio de uma alimentação saudável, também é possível prevenir diversas doenças, como diabetes e obesidade”. O principal de uma alimentação é evitar açúcares, gorduras saturadas e sódio. Por sua vez, frutas, legumes, verduras, especiarias, grãos integrais e oleaginosas são alimentos saudáveis.

 

Feira Vegana da Terra terá produtos de vários países

O domingo vegano está de volta a Curitiba e desta vez com produtos de origem de outros países. No dia 7 de julho, a Galeria Green Center recebe mais uma edição da Feira Vegana da Terra conhecida pelo compromisso com a sustentabilidade. Esta edição terá como tema Volta ao Mundo, na qual cada expositor apresentará produtos veganos inspirados em diferentes países.

De sabores da Palestina a doces da Grécia, passando por pratos brasileiros, antepastos italianos e cosméticos da Turquia, a diversidade estará representada não apenas nos produtos, mas na atmosfera multicultural que permeia o evento. “Queremos proporcionar uma experiência que vai além do paladar. A Feira Vegana da Terra não é apenas sobre alimentação consciente, mas também sobre celebrar e respeitar as diferentes culturas ao redor do mundo através da culinária vegana”, disse Gabriela. Feola, uma das empreendedoras do evento.

Em Curitiba, cerca de 200 mil curitibanos, 16% da população, adotam o veganismo ou vegetarianismo como estilo de vida.

> 12ª Edição – Feira Vegana da Terra

  • Galeria Green Center
  • Rua 13 de maio, 439 e Rua São Francisco, 232, Centro, Curitiba
  • Entrada franca
  • Dia 7 de julho, das 10h às 18h
  • Pet friendly

Leia outras colunas Mesa Posta aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *