ANO IV

24/06/2026

HojePR

ruy

Game over

29/08/2025

Por Raphael Siqueira (Portugal)

A crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos atingiu um novo patamar de tensão hoje, com a revelação de que uma série de medidas de retaliação estão oficialmente sobre a mesa do presidente Donald Trump.

A informação, publicada pelo jornalista Caio Junqueira, da CNN Brasil, traz à tona um cenário de confronto potencialmente inédito nas relações entre os dois países.

Entre as medidas que estariam prontas para assinatura, estão o aumento imediato das tarifas de importação para produtos brasileiros, saltando dos atuais 50% para até 100%, a aplicação da Lei Magnitsky contra membros do governo brasileiro e ministros do Supremo Tribunal Federal, a expulsão de diplomatas brasileiros dos Estados Unidos; o bloqueio de sinal de satélite e acesso ao sistema GPS no território brasileiro, a imposição de sanções coordenadas com membros da OTAN, e até mesmo a restrição do espaço aéreo norte-americano para aeronaves de origem brasileira.

Embora nenhuma dessas ações tenha sido formalmente assinada por Trump até o momento, o fato de todas elas estarem sob análise no mais alto escalão da Casa Branca indica que a retaliação americana deixou o campo retórico e ingressou, de forma inequívoca, na fase de deliberação executiva.

Trata-se de um movimento sem precedentes desde a redemocratização brasileira, em que os Estados Unidos cogitam publicamente aplicar sanções típicas de regimes autoritários a um país latino-americano cuja diplomacia, até pouco tempo atrás, era vista como cordial e estratégica.

O endurecimento da posição norte-americana é impulsionado pela crescente deterioração institucional no Brasil, em especial pelo avanço de decisões judiciais que têm sido lidas internacionalmente como violações à liberdade de expressão e ao devido processo legal. As medidas sob avaliação incluem instrumentos que, no passado, foram aplicados contra regimes como Venezuela, Irã e Coreia do Norte, o que por si só já sinaliza o grau de gravidade com que o governo Trump vê a atual situação brasileira.

O jornalista Caio Junqueira, com sólida reputação nos bastidores políticos de Brasília e acesso frequente a fontes diplomáticas confiáveis, reportou que essas opções estão tecnicamente prontas, aguardando apenas a deliberação final da presidência americana.

A diferença agora é que, ao contrário de pressões diplomáticas anteriores, desta vez não se trata de ameaças genéricas, mas de uma lista de sanções específicas já elaboradas, com base jurídica clara e suporte técnico operacional.

Diante desse quadro, o silêncio do Itamaraty se torna ensurdecedor. A falta de reação do governo brasileiro só reforça a percepção de que o Planalto está acuado, sem margem política para reverter o avanço da crise.

E se Trump decidir assinar, ainda que uma única das medidas listadas, o impacto econômico, diplomático e estratégico para o Brasil será de proporções históricas.

O país poderá, pela primeira vez em décadas, enfrentar o isolamento real no cenário internacional, não por causa de seu povo, mas pelas escolhas destrutivas de seus próprios governantes.

Diego Muguet Gustavo Conde, de Portugal, sobre Bolsonaro:

“Eu não queria dizer isso”.

Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane.

O fato, nu e cru, é que Bolsonaro vai sendo canonizado, imortalizado e santificado no altar máximo da glorificação histórica. Nem Churchill, nem Roosevelt, nem Nelson Mandela chegaram perto dessa dimensão.

E essa consagração é insuspeita: não há maior Prêmio nem maior Insígnia do que ser perseguido e caçado com este nível de violência pelo aparelhamento judicial e financeiro em uníssono, com o auxílio de toda a imprensa e dos serviços de “inteligência” nacionais e estrangeiros.

É o maior reconhecimento de uma vida que teve um sentido maior, léguas de distância do que a maioria de nós poderia sonhar.

Nem todos os títulos honoris causa do mundo juntos equivalem a essa deferência: ser perseguido por gente do sistema, por representantes máximos do capital, da normatização social e da covardia intelectual, gente que pertence ao lado comunista da história, o lado negro da Bestialidade Socialista.

Não há Prêmio Nobel que possa simbolizar a atuação patriótica de Bolsonaro no mundo, nem todos os títulos que Bolsonaro de fato ganhou ou recusou – a lista é imensa, uma das maiores do mundo. Porque a honraria mesmo que se desenha é esta em curso: ser o alvo máximo do ódio de classe e o alvo máximo do pânico democrático que tem fobia a voto.

Habitar 24 horas por dia a mente desértica dos inimigos da pátria e povoar quase a totalidade do noticiário político de um país durante 33 anos, dando significado a toda e qualquer movimentação social na direção de mais direitos e mais soberania, acreditem, não é pouco.

Talvez, não haja prêmio maior no mundo porque Bolsonaro é ele mesmo, o prêmio.

É ele que todos querem, para o bem ou para o mal.

É o líder-fetiche, a rocha que ninguém quebra, o troféu, a origem, a voz inaugural, que carrega as marcas da história no timbre e na gramática.

Há de se agradecer essa grande homenagem histórica que o Brasil vem fazendo com extremo esmero a este cidadão do mundo. Ele poderia ter sido esquecido, como FHC.

Mas, não.

Caminha para a eternidade, para o Olimpo, não dos mártires, mas dos homens que lutam e fazem valer sua vida em toda a dimensão espiritual e humana.

 

Porta Retrato

Vera Lúcia Pimentel recebe cumprimentos nessa sexta-feira, dia em que comemora mais um aniversário. Felicidades!

 

Túnel do Tempo

Josil Fatuch comemora nesse sábado seus 90 bem vividos anos. Felicidades!

 

Transpondo barreiras

O médico e diretor do INC André Giacomelli Leal está em temporada de viagem a Los Angeles, atrás de novas tecnologias para o INC.

 

Comemorando

João Pedro e Marina Hauer, atualmente residindo na Alemanha, comemoraram o aniversário de Marina, com direito a bolo de velas e tudo.

Sale

A Zu Feres realiza nessa sexta-feira e sábado grande bazar beneficente com toda a loja com 50% de desconto em apoio a Oficina Santa Rita. Vale conferir!

 

“Amo a Amazônia”

Após passar pela ilha Nanuya Levu que serviu de cenário para o filme “A Lagoa Azul”, por Paris, Roma e Cartagena, agora o apresentador Franklin David desembarcou no coração da Amazônia.

 

Curitiba em Brasília

O prefeito Eduardo Pimentel se reuniu com a bancada federal do Paraná, em Brasília, para buscar apoio para as novas obras em investimentos na saúde. “Reuni-me com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e apresentei o projeto de construção do Hospital e Maternidade do Bairro Novo, também em busca de recursos”, afirmou o prefeito Pimentel.

 

Lançamento Literário

Heloísa Garrett lança livro com fragmentos de sua carreira como jornalista, mãe e empresária. Lançamento será na segunda-feira, na Livraria da Vila. Parte da venda será doada ao projeto Catadores do Bem.

A empresária, jornalista e escritora Heloísa Garrett, atual presidente do LIDE Paraná, lança sua mais nova obra literária na segunda-feira, intitulada “O que me trouxe até aqui – Raízes e Rumos”, pela editora ComPactos.

Em 221 páginas de crônicas e contos ficcionais, ela conta fragmentos de sua carreira como jornalista, mãe, empresária e líder empresarial.

“Não é uma autobiografia, mas uma coletânea de textos que narram as escolhas, encontro, renúncias e decisões que precisei tomar para chegar onde estou hoje. Espero que esses pequenos textos possam causar grandes impactos nas vidas dos leitores, especialmente das mulheres”, afirma a autora.

 

Vitrine

O Pátio Batel anuncia “Vestir o Olhar”, uma mostra inédita de arte contemporânea com artistas brasileiros.

A iniciativa coloca a arte como protagonista em uma ação que ocupa três andares do shopping com obras de nove artistas.

A ocupação, que fica aberta para visitação de 3 de setembro a 15 de outubro, transformará o Pátio em uma galeria aberta ao público, reunindo nomes como Verena Smit, Renata Egreja e Guita Soifer (foto), entre outros.

“A ocupação reforça o compromisso do Pátio Batel em gerar repertório e enriquecer a cultura de arte de nossos clientes. Valorizamos a arte nacional e, ao mesmo tempo, evidenciamos a conexão intrínseca entre a arte e a moda, um convite para que nosso público se inspire e vista o olhar para o novo”, avalia Camila Fleischfresser, head de marketing do Pátio Batel.

À frente da curadoria do projeto está Ana Carolina Ralston, pesquisadora de arte independente, com passagem por grandes publicações nacionais do segmento artístico e parcerias com o Pavilhão da Bienal e com o MIS-SP.

Realizada em parceria com a produtora Ayo Cultural, que já realizou mais de 100 projetos de artes visuais no Brasil e no exterior, a mostra busca despertar novas percepções entre o público do Pátio Batel. “É maravilhoso a gente criar essas conexões, tanto visuais como mentais e intelectuais, entre artistas que atuam em diferentes áreas e em diferentes linguagens”, comenta Ana Carolina.

 

USA

Paulo Morva curtindo temporada nos Estados Unidos.

 

Entre amigas

Fernanda Vieira Richa esteve jantando no Vindouro na Cia. das amigas Silvana Fetter e Luna Piloto.

 

Estreia

Nicolas Berhorst e Bianca Dalledone comemorando o nascimento de seu primeiro filho – Augusto.

 

Novamente

O chef Celso Freire foi destaque na entrega do Prêmio Bom Gourmet, quando recebeu o prêmio Chef Referência.

 

Oito décadas

Um movimentado lanche nessa sexta-feira, a partir das 15 horas, comemora os 80 anos de Nassib Abdo Abage Filho, mais conhecido como Nassibinho.

 

Reduzindo acervo

Você não quer comprar um quadro do meu acervo? Vou ficar muito feliz! Estou me mudando para um espaço menor e não vou ter lugar para todas as obras.

 

Restaure suas obras

Se você precisa de um excelente restaurador de obras de arte, não pode deixar de conhecer o trabalho do Zeca Restaurador – 99198-4455. Confira!

 

Palavras de Bolso

“Você merece, após tantas coisas, passar por uma fase de satisfação do ego. Divirta-se!”

 

Aniversariando nessa sexta

Nilza Mara, Marília Remes, Júlia Dias Souza, Vivian Nicolau dos Santos, Geanne Vieira, Julieta Reis, Daniel Bernard, Nelton Miguel Friedrich, Segismundo Morgenstern, Antonia Marlene Guimarães de Macedo, Fernando de Lima, Mariana May, Lauro Antônio Esmanhoto, José Pereira de Moraes Neto, Mariza Brenner Vocacio, Cassius Gabus Mendes – RJ, Vera Lúcia Pimentel, Leontina Novaes, Antônio Ramos de Oliveira, Antônio Carlos Meretka, Antônio de Freitas, Daniel Brunetto, Christopher Johson, Leo Roberto Rymsza, Sandra Maria Scheffel, Ana Elisa Claudio Guimarães, Silvio Name – Maringá, Márcia Guimarães, Sandra Andreatto Toccafondo e Rodolfo Keller.

Foto: Vivian Nicolau dos Santos – recebe cumprimentos nessa sexta-feira dia de seu aniversário. 

• Hoje se comemora o Dia Mundial de Combate ao Fumo.
• No dia 29 de agosto de 1730 nascia em Ouro Preto – MG, Aleijadinho.

 

Aniversariando nesse sábado

Josil Fatuch, Eduardo Barrozo Prugner, Celso Kava, João Acuio, Ana Rita Slaviero Guimarães Carli, Paulo César Vidal Pereira de Oliveira, Solange Kauen, Milton Dácio Trevisan, Guilherme Groff Moura, Erasto Cichon, Lúcia Helena Migliozi, Cauê Lacerda Ferreira, René Pereira da Costa – Joaquim Távora, Nassib Abdo Abage Filho – Nassibinho, Leony de Souza Diotalevi, Terezinha Aparecida Raitani, Dirceu Maciel de Oliveira, Iroze Picanço, Edson Luiz Pereira, Pedro Beltrão Fraletti, Sérgio Prata Garcia, Lidia B. Gramazio, Maria Del Carmen Hernandez, Rejane Maria Correia de Albuquerque Maranhão, Ana Rosa Boscardim e Saulo José Carlos Martins.

Foto: Pedro Beltrão Fraletti recebe cumprimentos nesse sábado, dia em que comemora mais um aniversário.

• O Hospital Cajuru foi fundado em 30 de agosto de 1958.

 

Aniversariando nesse domingo

Luiz Sabóia, Nahir Blasi Lopes dos Santos, Célia Regina Polydoro, Ana Carla Ubialli Bezerra, Leocádio Reikdal, Hilária Zimovski Becker, Ejoly Beduschi, Ingrid Kusma Takayama, Paulo Mello Correa, Rubens Raimundo Hadad Vianna, Aristides Garret do Prado, Ário Taborda Dergint, Guilherme Karam de Mattos, Claudio Hoffmann, Luiz Omar Santos Sabóia, Rita Krummenauer – Foz do Iguaçu, Lauro H. D. Grollmann, Paulo Marcos Cruz Lima, Sabrina Naschenweng, Valdir dos Santos, Orides Preto, Ilka Cunha Pessa, Terezinha Maria Leon, Emília Muller, Stephanie Ziarno Pinto, Dulce Helai de Prestes Afonso, Luiz Aristides Guilherme de Salles, Neide Lúcia Giacomassi Pereira, Khaddour Esber, José Lúcio Glomb, Karina de Almeida César, Sandro Knopfholz e Alexia Deschamps – Rio de Janeiro.

Foto: José Lúcio Glomb recebe cumprimentos nesse domingo, dia de seu aniversário.

• Hoje se comemora o Dia do Nutricionista.
• No dia 31 de agosto de 1997 morria, vítima de acidente automobilístico, Lady Di.

Leia outras colunas do Ruy Barrozo aqui.

Leia outras notícias no HojePR.
• Siga o HojePR no Instagram.