Pular para o conteúdo
RUY-CABECA-COLUNA

Ossos servem para fazer base de molhos

20/01/2025

Açougue vende ossos

Causou-nos estranheza quando vimos supermercados e açougues vendendo ossos por quilo.

Fomos atrás de saber com um amigo gourmet para que vendiam ossos, sem carne alguma.

Ele nos explicou que são utilizados de bases para elaboração de molhos e sopas.

Osso com tutano para preparo da base do molho

São fervidos com temperos, ervas e legumes, horas e horas de fogão até que reduzidos, transformem-se em deliciosas bases para ser utilizado na culinária das mais simples as mais refinadas.

Com essas reduções pode-se fazer os mais diversos molhos utilizados como: Madeira, Poivre, Marchand du Vin e muitos outros.

Preparo de ossos com verduras e legumes que vão ficar cozinhando por horas para reduzir

Utilização de bases na elaboração de molhos e sopas

As bases são ingredientes fundamentais na elaboração de molhos e sopas, pois fornecem sabor, corpo e profundidade aos pratos.

Aqui estão algumas bases comuns e como são utilizadas:

Caldo de Carne ou Vegetais: Utilizado como base para sopas e molhos, adiciona sabor e umidade. Pode ser feito com ossos de carne ou vegetais, aromáticos e água.

Redução pronta para ser usada como base dos principais molhos

Fundo Escuro (Espagnole): Uma base rica feita com carne, vegetais, tomate e vinho. É a base para molhos como o molho demi-glace.

Fumet de Peixe: Um caldo de peixe concentrado, usado como base para sopas de frutos do mar e molhos de peixe.

Roux: Uma mistura de farinha e gordura usada para engrossar molhos e sopas. Pode ser feita com manteiga e farinha em proporções iguais.

Prato finalizado com o molho de ossos reduzidos, dando origem e esse molho escuro

Soffritto: Uma combinação de cebola, cenoura e aipo refogados em gordura, usada como base para muitos pratos italianos, incluindo molhos e sopas.

Ao utilizar essas bases, é possível criar uma variedade de sabores e texturas em molhos e sopas, adicionando complexidade e profundidade aos pratos.


Porta Retrato

Maria Rosa Abage, que reside em São Paulo, usando joias exclusivas da Bellodlux Joalheria, joias autorais, com lojas em São Paulo, Paris e New York

Túnel do Tempo

José Maria Correia em 1968 quando calouro de Direito da UFPR aos 19 anos, e em 1982, quando viajando pelo Marrocos aos 34 anos

 

Do latim

 

Veja o que diz nosso correspondente na Europa, Rodolpho Correa e Silva: “De gustibus! Como se dizia em latim! que traduzido em português fica assim: Frase latina (“gostos não se discutem”), de origem não clássica, muito frequente na linguagem comum. (muitas vezes também na forma elíptica de gustibus) afirmar que os gostos são subjetivos e que todos têm direito a ter os seus, por mais estranhos que possam parecer aos outros. Hoje, mais do que nunca, a sabedoria dos antigos se aplica bem a esta “nova sociedade” que não há mais os valores com os quais crescemos. Posso aceitar muitas coisas, mas a falta de decência, de amor-próprio e pelos outros NÃO!

 

Fim de férias

Gugo Toccafondo já retomou suas atividades frente a sua imobiliária, depois de período de férias

 

Calouro

Giovanni Pimpão Karam recebendo cumprimentos pela sua aprovação no vestibular de Designer Gráfico da UFPR. FOTO 5

 

Feijão preto

Beth Palazzo e Ana Ruaro realizaram movimentada feijoada no Condomínio Brava Beach Internacional, na Praia Brava, em Itajaí – SC.

Beth Palazzo, Louise Alves, Vânia Dalmaz, Neuza Madalosso, Júlia Guérios, Ana Ruaro, Soninha Zanetti, Taysa Pinheiro, Solange Elias e Rosângela Delara

 

Centenário

A Irmãos Abage está comemorando 100 anos de sucesso absoluto de trabalho e vendas. Seus clientes são fiéis e não saem da loja sem achar o que procura

 

Lançamento literário

O psicanalista, escritor e jornalista Thiago Gonçalves, referência em inteligência emocional e comportamento humano, estará em Curitiba de quarta a sexta-feira para o lançamento de seu novo livro, “Mova-se!”.
A obra, que encoraja os leitores a enfrentarem desafios com coragem, conta com a participação especial de seu mentor, o renomado Dr. Augusto Cury. Thiago, natural de Natal-RN, já percorreu o mundo compartilhando sua mensagem de superação e estará disponível para palestras, entrevistas e eventos durante sua passagem pela capital paranaense.

 

Memórias de infância

Os nascidos na década de 60 com certeza lembram-se dos cigarros de chocolate da PAN e os da Kopenhagen que fazia também caixas de fósforos em marzipã.
Em 1959, os “cigarrinhos de chocolate” da Pan traziam na embalagem um garoto segurando algo que parecia um cigarro.
Nos anos 1990, o produto virou “rolinhos de chocolate” e a mão passou a fazer uma “joia”.


O modelo era Paulo Pompeia, então com 9 anos, que depois se tornou ator e diretor.
Apesar da fama, revelou nunca ter fumado ou sido fã de chocolate. Paulo faleceu em 2021, aos 72 anos.
A embalagem atual traz uma ilustração inspirada no original.
Agora com o politicamente correto, não se fabricam mais os cigarros e sim rolinhos de chocolate.
A infância que não volta mais…

 

Mesa Gourmet

Se você é amante de bacalhau não pode deixar de experimentar os diversos tipos ofertados no cardápio da Cantina Açores, no Alto da Glória – Rua Euzébio da Motta, 306.
O local é bastante simples mais a comida é muito boa, recomendável e o atendimento bastante simpático.
Vale a pena experimentar.

 

Pós-graduação

O advogado Tuco Farracha está se preparando para embarcar em março para Portugal, onde fará durante 21 dias, uma segunda pós-graduação, na Universidade de Direito de Coimbra. Sucesso!

 

Erramos

Na matéria que reportamos a homenagem a Norma Camargo, oferecida pelo casal Carlos e Neuza Madalosso, erroneamente noticiamos que teria sido um almoço na residência do casal, em Santa Felicidade. Na realidade foi um jantar, no agradável apartamento dos Madalosso, em Balneário Camboriú – SC. Esclarecido!

 

Palavras de Bolso

“Compreenda as pausas não como um problema, mas sim como uma eventual solução”

 

Aniversariando nessa segunda-feira

Dino Cattalini, Yole Oliveira, Valdemir Zago, Vinícius Silveira – RJ, João Manoel de Oliveira Franco, Mercedes Neves, Alípio Leal dos Santos Neto, Sônia Binhara, Manoela Farracha, Claudia Regina Soneh, Elena Ferrari Cortes – SP, Dirce Brasil, Fábio Villa Verde – RJ, Rafael Augusto Zanetti, Júlia Sato, Mariana Durães Canet, Juraci Barbosa Sobrinho, Nelson Thales de Luca, Rosmari Frote, Márcio Alexandre Schiavon, Tatiana Schuchovsky Reichmann e Carolina Dias.

• O jornalista e político Roberto Barrozo faleceu em 20 de janeiro de 1965.

• O Ministério da Aeronáutica foi criado em 20 de janeiro de 1941.

• No dia 20 de janeiro de 1954 morria o artista plástico paranaense, esquecido pela chamada “cultura oficial” – Frederico Lange de Morretes.

• Hoje se comemora o Dia do Farmacêutico, Dia Nacional do Fusca e o Dia de São Sebastião do Rio de Janeiro, fundador do Rio de Janeiro.

• Garrincha faleceu em 20 de janeiro de 1983.

• O crítico de arte Flávio de Aquino morreu em 20 de janeiro de 1987.

• Os casais Carlos e Maria (Camargo) Mussoi Filho e Ruy e Solange de Almeida Valente, recebem cumprimentos hoje, dia em que comemoram mais um aniversário de casamento.

Foto: O ator Fábio Villa Verde recebe cumprimentos nesta segunda-feira, dia de seu aniversário.

 

Aniversariando nessa terça-feira

Tatiana Turra, Maurício Schulmann, Arthur Cruz Galvão, Persio Ferreira, Augusto Goedert, Cid Rocha Júnior, Gustavo Kastrup Carneiro Bond, Denise Bonet, Elga Pedri, Máximo João Kopp Neto, Plácido Domingo – Espanha, Peterson Bertoldi, Roque Robson Piragine, Bruna Kac, Carlos Mion, Marcos Teodoro Schereneta, Juliane Fuganti Casagrande, Leoni Vidal, Renato Contin, Tânia Mara Zaruch, Luiz Fernando Ferreira Delazari, Igor Martinho Kalluf e George Sada.

• No dia 21 de janeiro de 1984 morria o ator Johnny Weiss Muller – que ficou conhecido como o Tarzan.

Foto: A artista plástica Juliane Fuganti Casagrande é aniversariante nessa terça-feira. Parabéns!

 

Leia outras colunas do Ruy Barrozo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *