Por Fernando Dourado Filho
1 – Passei minha juventude ouvindo o nome de Rubens Paiva. Quando se fazia referência aos desmandos militares do começo dos anos 1970, lá vinha ele, sempre envolto em bruma, admiração e terror. Nas raras fotos, via-se um homem parecido com o meu pai – tinha bigode e ares de quem era feliz aos 40 anos, idade com que ele sumiu. Nascidos nos anos 1920, o mundo à volta era cheio de seduções. Com o passar dos anos, vieram outras associações ao nome mítico, a começar pelo filho Marcelo que, a partir de um acidente pessoal, iluminou o filão de descobertas que latejam em “Ainda estou aqui”, em cartaz no Brasil, e quiçá no mundo, um dos filmes mais belos que já vi.
2 – A atuação de Fernanda Torres, Selton Mello e do diretor Walter Salles são um escândalo de tão primorosas. Selton faz um Rubens Paiva amoroso e divertido. Era muito mais do que um pai de família – um reducionismo burguês que abomino. No filme como na vida, havia um casamento bem resolvido e filhos do seu tempo. Conheci alguns homens como Rubens: viviam da profissão, estendiam a mão a quem a ditadura silenciava e, entre amigos, sem espaço para bravatas, atentavam para todos os sinais possíveis de que o arbítrio uma hora teria fim. Carismático e autoconfiante, o que pode ter acontecido a ele no interrogatório? Não é difícil concluir. Subtraído do cenário, assoma ela: Sua Excelência, a Mãe.
3 – Fernanda Torres é Eunice Paiva, a protagonista dessa pequena saga feita de alegrias domésticas e dor pública. Como Rubens não volta da condução forçada à polícia, ela assume as rédeas da família sem lugar a lágrimas, prostração, rendição ou acovardamento. Absorve a dor dos filhos – de cada um – e cumpre o receituário ortodoxo de gestão da vida: dispensa a empregada doméstica, vende os bens e, com os filhos no carro, vem para São Paulo, onde haverá sempre lugar para a esperança. É aqui que tem parentes, aqui a rede de apoios ajudaria a reinventar os destinos de todos. Com a mudança, some um personagem grandioso: o mar, extensão da sala de estar.
4 – É impossível desgrudar o olhar da tela. Não sei se foi deliberado, acho que sim, mas as pessoas falam baixinho. Ademais, não é um filme de textos, senão de subtextos, de olhares, de divertida animação, de reconstituição primorosa dos ícones da época – na música, nas roupas, na disposição interna das casas. Muitos de nós vivemos aquilo tal e qual: o lugar da televisão, o leite em garrafa, a atividade incessante da cozinha, o entra e sai de amigos do casal e dos filhos – a vida vivida sem peias, permeada de uma ou outra bronca para chamar à ordem. No tônus de Eunice, eu vi mamãe. Nas fotos de Rubens, o meu pai. Marcelo espelhou os meus 10 anos: eu, cercado de primas; ele, de irmãs.
5 – Vi muitos lares desmoronarem do mesmo jeito, obedecendo a um roteiro parecido. Nos anos 1970, nem todos tiveram a desventura de Rubens Paiva, mas milhares foram proibidos de trabalhar. Destituídos de suas cátedras, privados do ganha-pão, tornavam-se pessoas amarguradas. Prefiro não citar nomes, mas conheci dentro da família e fora dela homens e mulheres cujas vidas se fragmentaram em mil pedaços. Como manter a esperança? No Colégio de Aplicação, apenas na minha classe, poderia citar 13 casos num universo de 30 alunos em que a ditadura militar transtornou vidas que apenas começavam – já tão machucadas por sumiços, ostracismo e dor. Quando não pela morte na rua.
6 – Walter Salles capta tudo. Com Selton e Fernanda, vai regando as plantas. Revire o filme pelo avesso e você não vai ver um clichê, uma saída fácil, uma concessão ao lugar comum. Mais do que em qualquer outro filme a que tenha assistido ultimamente, ontem entendi por que o cinema é, de fato, a arte do diretor. A ditadura militar deixou chagas expostas na vida brasileira. As sequelas ainda estão supurando. Foi a partir de 1964 que escancaramos a porta para que se cristalizassem nossas mazelas. “Ainda estou aqui” é um filme que deixa a plateia prostrada. Ninguém se levanta até que se leia a última sílaba dos créditos. É como beijar a lombada de um romance que acabamos de ler.
7 – Não viu ainda? Pois vá hoje mesmo. Não pode haver melhor programa. Você já viu? Então diga aqui o que achou.
* Fernando Dourado Filho – Consultor em internacionalização de empresas, globe-trotter, poliglota, articulista de AMANHÃ, do Jornal do Commercio e da Folha de Pernambuco, além de O Estado de São Paulo. É professor de gestão intercultural e autor de vários livros.
Porta Retrato
Samantha Barrozo Verdan – casada, mãe de duas lindas filhas, e atualmente residindo na Suíça, sua terra natal
Túnel do Tempo
Fernanda Montenegro esteve almoçando na Chácara São Rafael a convite do casal Rafael Greca e Margarita Sansone, na cia. do jornalista paulistano Cesar Giobbi, ocasião em que Fernanda Montenegro foi indicado ao Oscar e Melhor Atriz com o filme Central do Brasil, em 1999.
Dia de festa
Em Camberra, Austrália, Luciana de Barros Barreto Kuminek recebe cumprimentos e comemora idade nova. Felicidades!
Passarela
A Mixed – Pátio Batel lança nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, sua coleção Inverno 25, durante movimentado coquetel, recepcionado por Aron Degtiar.
Longe
Marco Brotto está em Auschwitz Birkenau, na Cracóvia, Voivodia da Pequena Polónia, Polónia.
Aniversário
Ivo Borghetti comemorou mais um aniversário com bonito jantar no Villa Salvatore, reunindo familiares e amigos mais íntimos.
Adri Borghetti, Fátima Sperandio e o Ivo Borghetti. Felicidades!
Ivo Borgetti – aniversariante
Nove décadas
Dora Paula Soares comemorou seus 90 anos durante reunião informal entre familiares e amigas mais íntimas.
Dora Paula Soares
Dora Paula Soares e Zorah Dalcanale
Em família
Telma Aguirra Pilagallo comemorou mais um aniversário na cia, do marido Nelson e os filhos Isabela, Rafaela e Giuliano. Felicidades!
Obras urgentes
No último sábado, um vídeo feito por moradores de Ibaiti, no Norte Pioneiro do Paraná, chamou a atenção nas redes por mostrar um trecho da PR 436 com vários buracos tapados com plantação de milho e bananeiras.
Buscando soluções para o problema, o deputado Requião Filho fez um requerimento ao Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná – DER-PR cobrando obras urgentes na região.
De acordo com o deputado, a situação da estrada representa um risco à segurança das pessoas que passam pelo local.
“A população encheu os buracos com plantas altas que chamam a atenção de quem está dirigindo como forma de protesto, mas o governo do Estado precisa tomar providências urgentes. Durante o dia, a visibilidade dos motoristas é maior e isso reduz as chances de acidentes, mas o trecho não tem nenhuma iluminação ou sinalização para ajudar quem passa na estrada à noite”, critica Requião Filho. FOTO 9
Aniversário
Priscilla Buffara continua recebendo cumprimentos pelo seu aniversário comemorado na semana
Conscientização
Participe do tradicional encontro para a abertura do Fevereiro Lilás – Mês da conscientização sobre as Doenças e Síndromes Raras!
- 1º de fevereiro
- Às 9h
- Rua XV em frente a Associação Comercial do Paraná
Dinâmica do evento: Concentração em frente a Associação Comercial e caminhada até a Boca Maldita, onde contaremos com uma grande tenda da Secretaria Estadual da Saúde, presença da Bruxa Beth e Bruxa Mara do Bosque do Alemão, atividades, Jogos de educação inclusiva e brinquedos Inclusivos do Projeto LIA, lideranças de diversas associações, profissionais da saúde, assistência social e gestores públicos envolvidos na causa.
Venha fazer parte você também!
50 anos
Farracha Escritório de Advocacia, fundado por Deco Farracha de Castro, comemora seus 50 anos de fundação no próximo dia 7, comemorando a data com seu corpo de advogados e colaboradores durante coquetel no Graciosa Country Club. No dia anterior acontece Missa de Ação de Graças ao fundador – Deco Farracha de Castro, na Igreja do Asilo São Vicente, às 18h30min.
Dia de festa
O decorador e artista plástico Manolo Saez comemora mais um aniversário nessa quarta-feira. Felicidades!
Cartas na mesa
Um grande grupo de sociáveis que está passando as férias em Balneário Camboriú – SC, esteve participando de um campeonato de tranca no Villa Serena.
Beth Palazzo e Neuza Madalosso
Turma de jogadoras
Beth Palazzo, Vânia Dalmaz, Júlia Guérios, Solange Elias, Rita Cooper, Neuza Madalosso e outras
Rita Cooper, Vânia Dalmaz, Beth Palazzo, Solange Elias, Neuza Madalosso, Júlia Guérios e outras
Comemoração
Nessa quinta-feira, celebra-se o Dia do Croissant, uma data dedicada a homenagear um dos maiores símbolos da gastronomia francesa.
O croissant, com sua textura folhada e sabor amanteigado, é mais que um simples alimento; é um pedaço de história e cultura.
Essa tradição ganha um toque único em lugares como o Chef Vergé, combinando autenticidade e criatividade.
Nessa quinta-feira, quem visitar o Chef Vergé pode esperar promoções especiais e a chance de redescobrir esse ícone da gastronomia mundial. Afinal, não há data melhor para se entregar ao prazer de um croissant perfeito.
Palavras de Bolso
“É preciso amor pra poder pulsar. É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir…”
Aniversariando nessa quarta-feira
Moacir Pacheco Neto, Renato Alves de Souza, Luiz Carlos Ramina, Fabrizio Passeri – Itália, Silvia Stivelberg Matta, Tatiana Rios, Sérgio Arenhart, Marly Garcia Correia, Jacques Aizental, Carlos Miranda – Paranaguá, Antônio Marcílio Vieira, Manolo Saez, Jackson Mendes, Maurício Lupion, Maria Christina Sguario, Tatiana Messmar Matias, Rodrigo Baptista, Camila Agé, Paulo Roberto Miranda, Giovanni Kassin, Baby Calberg, Ester Abagge, João Guilherme Brenner, Luiz Francisco Viana Júnior, Walmor Luiz D’Ambrós, Antônio Bernal Grall, Michele Abujamra e Diogo Pennas.
Foto: Michele Abujamra recebe cumprimentos nessa quarta-feira, dia de seu aniversário.
- A ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalista e Escritores de Turismo foi fundada em 29 de janeiro de 1957.
- No dia 29 de janeiro de 1963 morre o poeta Robert Prost.
Aniversariando nessa quinta-feira
Rafael Perozin, Fernando Valois, Cida Turola, Maria Carolina Alice Moro, Maria Inês Vivern, Carlos Augusto (Carlinho) Gugelmin, Silvia Helena Sartorelli, Luiz Cesar de Oliveira, Joel Ilan Paciornick – Brasília, Daniel Ferreira – EUA, Daniela Veiga Lopes Grillo, José Carlos Portugal Pederneiras, Adão Nunes, Ruth Volpato, Helena Arcoverde de Macedo, Guilherme Lepca, Luiz Antônio Barry, Archimedes de Castro Faria Filho, Fernando Klein Numes, Silvana de Almeida, Carol Nogarolli, Leonilda Francisca Marçal – Ji Paraná – RO, Nivaldo Nara – Joinville – SC e Ozair Fernandes de Araújo – Santa Bernadete – SP.
Foto: O manequim e modelo fotográfico Daniel Ferreira, que reside nos EUA, recebe cumprimentos nessa quinta-feira, dia de seu aniversário.
- Gandhi faleceu no dia 30 de janeiro de 1948.
- O casal Salomão e Guita Soifer recebe cumprimentos hoje, data em que comemora mais um aniversário de feliz casamento.
- Hoje se comemora o Dia do Quadrinho.
Leia outras colunas do Ruy Barrozo aqui.
Que lindas as fotos do aniversário do Dr Ivo. Adorei Ruy obrigada.