Atenção se você está com viagem marcada para a Argentina. O presidente Javier Milei anunciou no dia 14 de maio de 2025 uma nova regra para suas fronteiras. Agora, todos os turistas estrangeiros devem apresentar um seguro viagem válido na entrada do país. A medida visa garantir a sustentabilidade do sistema de saúde público argentino, que em 2024 gastou mais de 114 bilhões de pesos com atendimentos a estrangeiros.
Se você está planejando visitar a Argentina, é essencial contratar um seguro viagem que cubra despesas médicas, hospitalares e outros imprevistos. Além de ser agora uma exigência legal, o seguro oferece proteção financeira em caso de emergências, evitando gastos inesperados que podem comprometer sua viagem.
Lembre-se de que, além do seguro viagem, é necessário apresentar um passaporte válido ou carteira de identidade física em bom estado e com data de expedição menor que 10 anos.
Independente da exigência ou não, o seguro viagem é sempre a melhor opção. É claro que ninguém espera ficar doente na viagem, mas imprevistos não têm hora para acontecer: internamentos, atendimento odontológico, atraso de voo, perda de bagagem e até casos extremos como falecimento fora do país.
Aqui também vale um alerta. Os passageiros que preferem ir com o seguro do cartão de crédito devem emitir a apólice antes da viagem e verificar as cláusulas. Se é preciso emitir o aéreo inclusive as taxas de embarque com o cartão, qual a cobertura e se todos da família ou apenas o titular estão protegidos. Além disso, vale lembrar que o turista precisará arcar com os custos das despesas no exterior, ter limite para isso e só depois ser ressarcido, sendo que taxas como IOF não são reembolsadas.
Compartilhe essa informação com quem está indo para a Argentina. Como diria o ditado, “o seguro morreu de velho”!
(Imagem: www.slon.pics no Freepik)
Leia outras colunas da Danielle Sommer aqui.