Pular para o conteúdo
SOMMER-CABECA

Bonito: passeios imperdíveis para quem curte ecoturismo

11/03/2025
bonito

Principal destino de ecoturismo do Brasil, Bonito (MS) é o lugar certo para quem quer se refrescar do calor neste verão. Os visitantes podem aproveitar diversos passeios que envolvem um bom mergulho, seja em nascentes cristalinas, rios, cachoeiras, piscinas naturais e até cavernas alagadas. Coloque na lista pelo menos uma cachoeira, uma caverna e uma flutuação. E, claro, se ficar em um hotel ou pousada com estrutura, deixe um dia livre para aproveitar.

Vale ressaltar que os passeios em Bonito são bem organizados pelas agências e guias e há um número limitado de vagas por dia, por isso, é necessária a reserva com antecedência. Não é possível visitar por conta própria ou indo direto aos atrativos, todos os passeios ficam em propriedades particulares e os preços são tabelados. São mais de 50 opções!

Para chegar, há voos para o aeroporto regional de Bonito. Outra opção é ir até a capital Sul-mato-grossense, que está a uma distância de 300 km.

Nascente Azul

Nascente-Azul---flutuacao--3-

O complexo de ecoturismo da Nascente Azul tem a principal flutuação da cidade, em meio a inúmeros peixes e um verdadeiro jardim subaquático. A atividade começa na nascente, com suas águas incrivelmente cristalinas que refletem intensos tons de azul turquesa. Ali é possível mergulhar até sete metros de profundidade para ver de pertinho a abertura da nascente. Depois, o grupo segue em uma flutuação pelo rio calmo e igualmente cristalino. Na Nascente Azul, você pode entrar na água com suas roupas de banho próprias, sem a obrigação do traje de neoprene. A Nascente Azul conta ainda com as atrações do Balneário, que oferece pontes suspensas sobre o lago, circuito inflável flutuante, tirolesas aquáticas, piscina ecológica, cascata e praia de água doce com faixa de areia.

Abismo Anhumas

Em um rapel elétrico, o visitante desce através de uma fenda entre as rochas, até que se abre aos poucos sob seus pés uma enorme câmara de 72 metros de altura (equivalente a um prédio de 24 andares), inundada por um lago cristalino do tamanho de um campo de futebol e com uma profundidade de 80 metros. Pela fenda entram os únicos raios de sol, que criam um visual mágico ao iluminar o ambiente e dar uma tonalidade turquesa ao lago. Do deck flutuante partem os passeios, como flutuação com snorkel, mergulho com cilindro e volta de bote inflável por todo o lago.

Boca da Onça

Em plena Serra da Bodoquena, o complexo da Boca da Onça é famoso por abrigar a cachoeira homônima, a mais alta do Mato Grosso do Sul, com uma queda de 156 metros. Mas vai muito além disso. Há duas opções de trilhas: a Adventure, com 4,5 km e uma duração média de 5h, e a Discovery, que inclui boa parte da trilha anterior com um trecho adicional de 2 km. Ambas contam com diversas paradas pelo caminho, entre cachoeiras para banho ou contemplação, piscinas naturais de águas cristalinas e mirantes de tirar o fôlego.

Praia da Figueira

Oferta diversas atividades de ecoturismo em um único lugar. A principal delas é o balneário, formado por um imenso lago repleto de peixes, com uma temperatura morna o ano inteiro, e uma verdadeira praia de água doce com faixa de areia. Os visitantes também podem aproveitar flutuação no rio Formoso, pedalinho, tirolesa e mais.

Gruta do Mimoso

Com grandiosas formações calcárias, a Gruta do Mimoso é uma das principais grutas alagadas de Bonito, onde é possível nadar em suas águas cristalinas, flutuar com snorkel ou até mesmo mergulhar com cilindro. Como há pouca luz natural, é preciso usar lanternas em seu interior.

Parque das Cachoeiras

Na trilha do Parque das Cachoeiras, há 1.700 metros de passarelas em meio à mata ciliar, com várias paradas para banho em piscinas naturais cristalinas. São sete cachoeiras no total, formadas pelas águas do rio Mimoso, que exibem um lindo tom de verde esmeralda. O percurso também inclui visita à nascente do rio.

Gruta do Lago Azul

Gruta+do+Lago+Azul+Daniel+De+Granville+(2)

O passeio é contemplativo, já que não é possível entrar na água, mas o local é um cartão-postal! É uma das maiores cavidades inundadas do mundo e sua água belíssima no tom azul é um grande mistério! Mas é preciso descer uma escadaria de cerca de 300 degraus.

Buraco das Araras

É uma das opções de birdwatching da região. Em meio ao cerrado, uma enorme cratera com 120m de profundidade e 500m de diâmetro, onde é possível ver as araras vermelhas.

(Fotos: Hudson Garcia, Daniel De Granville, Nascente Azul e Sectur Bonito)

Leia outras colunas da Danielle Sommer aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *