Pular para o conteúdo

De fungos e outras plantas inventadas

13/06/2023

No “Livro dos Símbolos: reflexões sobre imagens arquetípicas”, os cogumelos que aparecem no chão, repentinamente, desenvolvem-se subterraneamente em massas densas de fios emaranhados chamados micélios e podem viver centenas de anos em condições apropriadas. Muitas vezes são vistos como mágicos, usados em infusões de bruxas.

 

“A Estrela da Terra é o nome de um tipo de fungo, que me foi dado a conhecer por um menino muito curioso das coisas da natureza, chamado Tareq. Tão grande era a sua vontade de ver essa estrela que descobrira por vídeo, que me lembrou os sonhos impossíveis de minha própria infância. Bom momento para utilizar os poderes mágicos da arte. Resolvi criar uma ‘Estrela da Terra’. Tarefa árdua. Não pensei apenas em satisfazer o menino. Queria que ela existisse. Ao criá-la, a única forma de me aproximar da natureza real do fungo seria deixando que o bronze, de que seria feita, se mostrasse tal como é: puro, irregular e sem interferência minha após o processo de fundição. Como as próprias flores intocadas. As outras flores da exposição são plantas inventadas, que fazem companhia à Estrela da Terra. Surgem do áspero granito que as sustenta e as mantém. Dessas coisas que enriquecem a vida por não conseguirmos compreendê-las completamente. Sinto que não quis eternizar a flor. Queria mesmo era eternizar o desejo”.

 

 

Esse texto foi escrito por mim para o catálogo de minha exposição de esculturas denominada “Estrela da Terra”, realizada pela Casa João Turim – Museu da Escultura, em abril de 2001.

 

No dia 5 de fevereiro de 2022, passeando pelo jardim, me deparei com uma coisinha branca, no chão, no meio das folhas secas e molhadas pela recente chuva. Curiosa, curvei-me para olhar mais de perto. Não é possível!!!!!! Pensei. A estrela da terra! Ao vivo! Em meu próprio jardim! Vinte e um anos depois de tê-la criado como escultura, por achar que não existisse no Brasil, ali estava ela, surpreendentemente pequena! Corri para fotografar, feliz como a própria criança que um dia desejou encontrá-la. Mandei a fotografia, que aqui compartilho com vocês, para o Tareq, que hoje já é um homem!

 

Assim acontecem as magias nos contos de fada, bem como na vida real – coisas de fungos!

 

(Foto de abertura: escultura “Estrela da terra”- bronze- de autoria dessa colunista- 2001)

(Segunda ilustração: ilustração botânica- Geastrum velutinum – de Fátima Zagonel)

 

Leia outras colunas da Elizabeth Titton aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *