HojePR

Nutrido pelo amor: uma nova abordagem para a educação

17/10/2023
música

Continuando a pensar sobre como eu poderia, aqui nessa coluna, homenagear as crianças no mês de outubro, escolhi falar de formas de educação propiciadas pelas artes. Hoje vou falar do olhar muito especial do violinista e professor de violino, Shinishi Suzuki, que criou um Método Educação para o talento, que ensina, desde bem cedo, as crianças a tocar um instrumento, a partir do amor materno, seguindo os caminhos dos pais quando ensinam seus filhos a falar.

 

Amar a música, e ser capaz de compreendê-la e participar dela, é um assunto que conheço bem de perto, já que meus três filhos aprenderam música a partir do Método Suzuki. O método teve seu início em Curitiba, pelas mãos da professora Hildegar S. Martins, e segue sendo desenvolvido, há 45 anos, pela equipe da Família Savytzky e dos membros da Associação da Educação do Talento Musical do Paraná Talento (Alameda Julia da Costa, 1708), uma associação de pais e professores e alunos.

 

Professor Suzuki acreditava que ter, ou não, talento não é um destino. Que o bebê se adapta ao seu ambiente de forma a sobreviver e que durante esse processo várias habilidades são adquiridas. Afirma que as crianças aprendem a falar fluentemente a língua materna, por mais complexa que ela seja, e ninguém acha que é preciso um talento especial para aprender a falar. Os pais se dedicam a ensinar com amor e carinho, repetindo, corrigindo, buscando entender, até que a criança consiga desenvolver bem essa habilidade. Da mesma forma, Suzuki desenvolveu seu modo de ensinar crianças bem pequenas a tocar violino. Os pais, juntamente com o professor, proporcionam essa oportunidade e, assim, qualquer criança pode aprender a tocar bem seu instrumento.

 

Professoras da Orquestra Suzuki Curitiba (AETMP)

 

A meta do mestre não era a de formar grandes músicos, o que muitas vezes acontece pela excelência do método. Sua preocupação sempre foi proporcionar oportunidade para que, desde bem pequeno, se forme um ser humano melhor. A dedicação exigida dos pais não é pouca, mesmo porque bem sabemos que educar é difícil e trabalhoso. Exige interesse, amor, dedicação e tempo! Muito tempo! Mas a alegria que se desfruta ao ver os filhos vivendo uma vida rica com equilíbrio, estruturada, sendo senhores de seus destinos é o maior prêmio. A paciência e perseverança necessárias para seguirem em suas buscas na vida são qualidades que podem ser adquiridas através do estudo paciente e laborioso de um instrumento musical.

 

É comum se ouvir de pais “não quero forçar” meus filhos, ou “a escolha será deles quando crescerem”. Suzuki dizia que a pré-escola é tarde demais, pois a criança pequena absorve livremente tudo o que se lhe apresenta. Então não é maldade, como pensam alguns, e sim um presente oferecer à criança a oportunidade de desenvolver talentos, os mais diversos, sobretudo aqueles que exigem tempo para serem desenvolvidos. Pensem, que maravilha quando se chega à difícil fase da adolescência, já se estar dominando um instrumento, tocando com os amigos, fazendo parte de uma orquestra jovem, viajando para tocar, ganhando algum dinheiro para realizar seus pequenos desejos. Dar seu tempo e sua dedicação custa mais do que dar um celular ou um computador ou muitos joguinhos para as crianças, mas a recompensa é infinitamente maior.

 

Prestigie com sua presença, vá conhecer o belo trabalho que está sendo realizado! Leve seus filhos, seus netos à apresentação comemorativa dos 45 anos do Método Suzuki em Curitiba!

 

• Dia 29/out – 17h Sociedade Ucraniana de Curitiba.

• Dia 12/nov – 17h Capela Santa Maria.

• Dia 10/dez – 11h Memorial de Curitiba.

 

Cartaz das apresentações da orquestra até o final do ano

 

Leia outras colunas da Elizabeth Titton aqui.

Imagem de abertura: Crianças do Método Suzuki em Curitiba 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *