Pular para o conteúdo

Aerosmith: a melhor banda de hard rock do mundo

19/04/2023
aerosmith

O quinteto mais hard rock de Boston, Massachusetts, lançava seu 11º álbum, Get A Grip, em 20 de abril de 1993. Nesse ano completa trinta anos de um dos melhores álbuns de hard rock de todos os tempos. Com produção de Bruce Fairbairn, o Aerosmith, da dupla Steven Tyler e Joe Perry, conhecidos como Toxic Twins, emplacaram sete singles desse álbum magistral. Venderam mais de 7 milhões de cópias. Um verdadeiro sucesso.

 

 

Em Intro, a banda inicia o álbum com uma pequena “loucura” vocal de Tyler, só para aquecer. Menos de trinta segundos depois Eat The Rich entra em cena com uma batida tribal e logo depois, a guitarra estonteante de Perry. O refrão com o nome da canção é sensacional. A “cozinha” é segura e Tyler começa com o seu vocal despojado e rasgado. Um petardo.

 

Get A Grip mostra uma pegada hard que ninguém consegue imitar até hoje. Novamente a canção é comandada pela guitarra de Perry. Ouça alto!

 

Fever é rápida, com uma bateria acelerada, uma guitarra solando e vocais sensacionais. Destaque para a harmônica tocada por Tyler.

 

Livin’ On The Edge começa lenta, com cara de balada. E é uma balada. Mas uma balada hard. A guitarra de Perry é o puro som do hard rock dos anos 1990. Um sucesso extraordinário.

 

 

Flesh começa com uma batida estranha, uma voz metálica, sons de floresta, mas já se transforma num hard rock seguro, com uma cadência regular e segura. Tyler canta, grita, berra e dá um show nos vocais.

 

Walk On Down é cantada por Joe Perry. E tem uma pegada setentista incrível. A guitarra comanda novamente a canção. É despojada e crua. Uma pérola do álbum.

 

Shut Up And Dance chega arrasando. Destruíndo todas as estruturas. Levada forte da bateria e da guitarra. Os vocais são espetaculares. Uma das melhores do álbum.

 

Cryin’ é algo de sensacional. Uma aula de como fazer uma balada hard. Um show de vocais e guitarra da dupla Tyler/Perry. E o vídeo? Quem não se lembra de Alicia Silverstone e Liv Tyler? Liv é filha de Steven e fez parte dos sonhos de muitos rapazes da época.

 

 

Gotta Love It chega mostrando sua bateria e sua guitarra ritmadas, com uma pegada mais simples, porém forte. Sempre com show dos vocais de Tyler, a canção é arrasadora.

 

Crazy é outra balada hard. Outra aula de como fazer uma balada hard. Outro show de vocais e guitarra da dupla Tyler/Perry. E o vídeo? Novamente com Alicia Silverstone e Liv Tyler encantando os sonhos de mais rapazes da época. Atente para o bandolim, tocado por Tyler. Incrível.

 

 

Line Up tem um arranjo sensacional. Uma pegada pop/hard. Tem a participação de Lenny Kravitz nos backing vocals, ele que também é o compositor da música, com Tyler e Perry.

 

Amazing é o êxtase do álbum. É a melhor balada do hard rock da década de 1990. Sem polêmicas. É arrasadora, triste, romântica e apaixonante. “It’s amazing, With the blink of an eye you finally see the light, Oh, it’s amazing, When the moment arrives that you know you’ll be alright, Yeah, it’s amazing, And I’m sayin’ a prayer for the desperate hearts tonight.” Sem palavras. Apenas ouça!

 

 

O álbum encerra com Boogie Man, uma faixa instrumental que mostra o tamanho do potencial blueseiro de Joe Perry. Um dos maiores guitarristas do hard rock mundial. Com um dos maiores vocalistas do hard rock mundial. Que fazem parte de uma das maiores bandas de rock’n’roll. Do bom e velho rock’n’roll.

 

Leia outras colunas do Marcus Vidal aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *