HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024



Sem Categoria

Blitz: A cara do verão!

 Blitz: A cara do verão!

E hoje é a vez da Blitz e seu primeiro e fantástico álbum, ‘As Aventuras Da Blitz’. Lançado em 26 de maio de 1982, com produção de Mariozinho Rocha, simplesmente iniciou toda a onda de bandas de rock neste país. Com a Blitz, todos queriam montar sua banda e sair tocando. Evandro Mesquita e sua trupe revolucionaram definitivamente o rock brasileiro.

 

blitz

 

O início é com Blitz Cabeluda, uma pequena apresentação da banda, com Evandro e as vocalistas Fernanda Abreu e Marcia Bulcão.

Vai, Vai, Love vem na sequência mostrando a vibe da banda, com bons arranjos instrumentais, guitarra bem tocada, baixo linear e percussão fabulosa, com ecos de escolas de samba e samba de breque.

De Manhã (Aventuras Submarinas) é um rock beach music muito divertido, com vocais declamados e a cara do Rio de Janeiro, cidade natal da banda. Aliás, os vocais são a característica mais forte da Blitz.

Vítima Do Amor é rock anos 60, com harmônica, bateria simples e guitarra bem surf music. O baixo dá todo o andamento da canção.

O Romance Da Universitária Otária parece um country music despretensioso. Sua guitarra é toda western. E a canção é muito divertida. Evandro nem canta, apenas conta a história da letra.

O Beijo Da Mulher Aranha também é um rock anos 60, com uma levada mais eletrônica, meio brega, meio abobada. Mas é sensacional. Uma das melhores do álbum.

Totalmente Em Prantos é anos 50. Com coro de vozes femininas, com baixo simples e bateria levando a canção. Os vocais de Evandro são debochados e alegres. Outra bem bacana.

Eu Só Ando A Mil começa com vocais declamados, apresentando a história da canção. Mais rápida e com pegada pós-punk, é divertida e dançante. Muitas bandas dos anos 80 imitaram essa levada. Solos de guitarra fabulosos.

Mais Uma De Amor (Geme Geme) é a melhor do álbum. Começa com a apresentação da letra. É rock’n’roll, com ecos de Beatles e Stones do início de carreira. “Seja sob o sol, ou debaixo de chuva, minha alma geme, por você!” Espetacular. Solos de guitarra curtos e concisos.

 

 

Volta Ao Mundo é surf music, com baixo pesado e guitarras solando, com ecos de música oriental. A melhor letra do álbum. Sem refrão e com uma métrica fantástica.

Você Não Soube Me Amar é o grande sucesso da banda. Talvez o maior. Outra com vocais declamados, contando uma história que poderia ser a minha, ou a sua. Fernanda e Márcia estão extraordinárias. Ganham a música. Os Beach Boys gravariam com muito prazer.

 

 

Quando o álbum foi lançado, as duas últimas faixas foram proibidas pela censura. Como o álbum já estava prensado, as cópias foram recolhidas e estas faixas foram riscadas no vinil.

Ela Quer Morar Comigo Na Lua é rockabilly. O baixo é quem manda, mas as guitarras solam o tempo todo. Eu realmente não entendi a proibição até hoje.

Cruel Cruel Esquizofrenético Blues é um verdadeiro Mississippi blues, com letra de duplo sentido e palavrão. “Ah, puta que pariu!”. Mas é uma das melhores do álbum. Um álbum de rock brasileiro. Do bom e velho rock’n’roll.

Leia outras colunas do Marcus Vidal aqui.

Leia mais notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *