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Creedence Clearwater Revival: o country rock perfeito

07/12/2022
creedence

Em 7 de dezembro de 1970, data memorável, foi lançado Pendulum, sexto álbum da banda Creedence Clearwater Revival, que era liderada pelo guitarrista e vocalista John Fogerty, um dos maiores compositores da década de 1970. Junto com seu irmão Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), formavam uma das melhores bandas de country-rock dos EUA. Do início em 1968, em El Cerrito, Califórnia, até seu final conturbado, em 1972, criaram e hits e melodias memoráveis.

 

 

O álbum inicia com Pagan Baby, com aquela introdução de guitarra country, mas que logo mostra potência, com uma linha de baixo perfeita e a voz poderosa de John. Mais de seis minutos de puro rock, com um solo avassalador de guitarra.

Sailor’s Lament tem um teclado inicial bem ritmado, com um coro fantástico acompanhando esse “lamento” cantado por John com simplicidade. A percussão é fantástica. Tem uma levada simples e tem até um saxofone despretensioso.

Chameleon tem uma levada mais rápida e um teclado fazendo a base. Também apresenta um saxofone correto. John canta fácil. E é sensacional.

Um dos singles do álbum, Have You Ever Seen The Rain, é fantástica. Uma das melhores canções dos anos 1970. Memorável. “Someone told me long ago, There’s a calm before the storm. I know, it’s been comin’ for some time, When it’s over, so they say. It’ll rain a sunny day, I know, shinin’ down like water. I wanna know, have you ever seen the rain? I wanna know, have you ever seen the rain. Comin’ down on a sunny day?”. Realmente memorável.

(Wish I Could) Hideaway é um folk-blues triste e arrasador. Uma base incrível de teclado, baixo e bateria. É de se emocionar.

Com Born To Move a pegada rock’n’roll retorna. Também com a presença do saxofone na “cozinha”, a canção é arrebatadora. A linha de baixo de Stu é simplesmente espetacular. E o solo de teclado é marcante.

A guitarra inicial dá a marca do outro single do álbum, Hey Tonight, um rock poderoso e cantado com vontade por John. A linha de baixo, novamente é espetacular. “Hey tonight, Gonna be tonight, Don’t you know, I’m flight, Tonight, tonight”.

It’s Just A Thought é uma balada country, com uma base de baixo e teclados. Doug mostra uma bateria simples, porém compassada e com muita melodia. É uma das melhores faixas do álbum.

Molina já começa com Doug arrebentando na bateria, John cantando como nunca, Tom fazendo a melhor base e Stu arrasando na levada do baixo. Tem, novamente, um saxofone carregado. Uma levada extraordinária, com parada no meio da canção. É sensacional.

O álbum encerra com a faixa instrumental Rude Awakening #2, meio country, meio psicodélica. A levada é contagiante e mostra o quanto os membros eram bons instrumentistas. Ecos de Beatles e Stones na fase lisérgica. Sensacional. Álbum perfeito, com raízes no country, folk e no rock’n’roll. No bom e velho rock’n’roll.

 

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