Pular para o conteúdo

Franz Ferdinand: o rock escocês continua excelente

29/11/2023
franz

Lançado em fevereiro de 2004, prestes a completar vinte anos, Franz Ferdinand, primeiro álbum da banda de mesmo nome, causou um grande furor. A banda escocesa foi muito bem aceita pelo público e pela crítica, modernizando o rock “higlander”. Alex Kapranos (voz e guitarra), Nick McCarty (teclado e guitarra), Bob Hardy (baixo) e Paul Thomson (bateria), criaram um álbum cativante e cheio de energia.

 

 

Jacqueline abre o álbum com uma batida animada. A letra conta a história de um relacionamento tumultuado, com destaque para o ritmo viciante e os riffs de guitarra marcantes. “Jacqueline was seventeen, Working on a desk, When Ivor peered above a spectacle, Forgot that he had wrecked a girl.

 

Tell Her Tonight é dançante e tem uma melodia contagiante. A letra fala sobre a dificuldade de expressar os sentimentos e se comunicar com alguém especial.

 

Take Me Out é um dos maiores sucessos da banda. Esta canção é conhecida por seus riffs de guitarra instantaneamente reconhecíveis e uma batida envolvente. “And if you leave here, You leave me broken, shattered I lie, I’m just a crosshair, I’m just a shot, then we can die, I know I won’t be leaving here, With you, I say: Don’t you know? You say you don’t know, I say: Take me out!

 

 

The Dark Of The Matinée é outro sucesso da banda. Uma canção com um ritmo inesquecível e um show de Kapranos nos vocais. “Will find me in the matinée, The dark of the matinèe, It’s better in the matinèe, The dark of the matinèe is mine, Yes, it’s mine.

 

 

Auf Achse tem um ritmo acelerado e letra em alemão e inglês. O estilo musical e a letra aborda temas de viagem e evasão.

 

Cheating On You é mais melódica, com letra sobre desconfiança e infidelidade em um relacionamento. Destaca-se a emoção na entrega vocal de Kapranos.

 

This Fire tem um ritmo mais pulsante e com um refrão poderoso. A levada da guitarra é espetacular.

 

 

Darts Of Pleasure é uma canção com uma batida marcante e riffs de guitarra envolventes. As letras têm uma abordagem mais obscura, explorando temas de luxúria e prazer.

 

 

Michael apresenta um ritmo animado e letra que fala sobre o desejo de se libertar e experimentar a vida.

 

 

Come On Home é uma faixa mais lenta e melancólica, com letra sobre saudade. Mais uma vez as guitarras se destacam. “I kinda find I like a life this lonely, It rips and pierces me in places I can’t see, I love the rip of nerves, the rip that wakes me, So I’m dissatisfied, I love dissatisfied, I love to feel there’s always more that I need, So come on home.

 

40′ encerra o álbum com uma batida mais sombria e melódica. A faixa explora a história de um acidente de trem de forma poética.

 

O álbum de estreia do Franz Ferdinand é uma mistura energética de indie rock com letras e ritmos sensacionais. Com sua sonoridade distintiva e letras que exploram temas de relacionamentos, noites fora de casa e emoções intensas, este álbum foi um sucesso comercial e crítico que ajudou a solidificar o Franz Ferdinand como uma das bandas mais influentes da cena indie rock. Do bom e velho rock’n’roll.

 

Leia outras colunas do Marcus Vidal aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *