Pular para o conteúdo

HojePR

Midnight Oil: o rock australiano com engajamento

11/01/2023
oil

Uma banda que teve seu merecido reconhecimento e uma grande legião de fãs, principalmente surfistas, foi o Midnight Oil. Formada na Austrália no início da década de 1970, atingiu sucesso mundial com o seu sexto álbum, ‘Diesel And Dust’. Produzido pela própria banda e por Warne Livesey, foi lançado em agosto de 1987, e logo atingiu fama mundial.

 

 

Beds Are Burning dá a largada ao álbum. Um dos seus maiores sucessos, conhecida e tocada em todas as festas de garagem da época. E realmente é muito boa. A voz de Peter Garrett é inconfundível. O refrão é espetacular e inesquecível. “How can we dance when our earth is turning? How do we sleep while our beds are burning?”. Maravilhosa.

 

 

Put Down That Weapon começa com uma linha de baixo marcante. O vocal, ora sussurrado, ora gritado é formidável. Protesto puro.

Dreamworld é agitada e rápida, com guitarras dando o andamento da canção e a bateria com sua ferocidade habitual. “Your dramworld is just about to fall!”. O coro feito pela própria banda é espetacular.

Arctic World é uma balada. Não. É um lamento por um mundo melhor. Os teclados comandam a canção, com a voz de Garrett declamando sua letra. Tocante.

Warakurna começa com um teclado synth-pop, mas logo entra o baixo e a bateria para comandar. A guitarra é dedilhada. A letra é um alerta para a comunidade aborígene. “This land must change or land must burn”.

The Dead Heart é a melhor do álbum. Seu violão inicial, seu baixo e seu coro são espetaculares. Defendendo todos os nativos australianos. O refrão é memorável. “Nós carregamos em nossos corações o verdadeiro país. E isso não pode ser roubado. Nós seguimos os passos dos nossos ancestrais. E isso não pode ser quebrado!”.

 

 

Whoah é outra balada. Outro lamento ecológico. Mais pesada e soturna. Com vocais declamados e um coro grave.

Bullroarer começa ritmada, com uma bateria forte e seus bumbos pesados. Vocais nervosos cantam uma letra politizada.

Sell My Soul é mais pop. Tem um andamento cadenciado e leve, com o baixo menos grave e uso de teclados.

Sometimes tem uma guitarra meio The Clash, com um refrão pegajoso. Mas é muito boa. A bateria se destaca novamente.

Gunbarrel Highway encerra o álbum. Com uma guitarra simples e linear e um baixo bem evidente, a canção é mais uma sobre as condições de vida dos australianos.

O Midnight Oil se especializou nisso. Nas canções políticas e de protesto ambiental, contra empresas e governos opressores, apenas interessados em lucros e mais lucros. Isso em 1987. Será que mudou algo?

A banda encerrou suas atividades em 2002. Seu vocalista, Peter Garrett assumiu uma cadeira no congresso australiano em 2004. A banda se reuniu novamente para uma turnê em 2017 e em 2022 lançou um álbum.

Esperaremos mais notícias. Esperaremos pelo rock australiano. O bom e velho rock’n’roll.

 

Leia outras colunas do Marcus Vidal aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *