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Raimundos: o forró-core conquista o Brasil

18/01/2023
raimundos

O Rock Brasil da década de 1990 não seria lembrado se não fosse os Raimundos. Seu segundo álbum, ‘Lavô Tá Novo’, é sensacional. Lançado em 3 de novembro de 1995 e produzido por Mark Dearnley, vendeu mais de 400 mil cópias. Rodolfo, Canisso, Digão e Fred fizeram um excelente disco e catapultaram a banda para o sucesso, mesmo sendo pesados e compondo letras de duplo sentido.

 

 

Tora Tora inicia o álbum com uma guitarra poderosa e pesada, parecendo heavy metal. A letra é indecência pura. A bateria é linear e o baixo manda muito bem. E Rodolfo cantava muito bem.

Eu Quero Ver O Oco é espetacular. A melodia explode em poucos segundos. E a levada é heavy metal. O vocal é sensacional. A bateria é um caso à parte. Pesada e cadenciada. “Eu quero ver o oco. Sem controle, tocando fole, é hora de dançar.” E o solo de guitarra é alucinante.

 

 

Opa! Peraí, Caceta é um rockabilly pesado, com metais e baixo sinistro. Os vocais são esganiçados, com coro bem legal.

O Pão Da Minha Prima é a melhor do álbum. A letra é sensacional. É um forró-heavy, com muito peso e guitarra solando. E a bateria é bem cadenciada.

Pitando No Kombão é hardcore puro. Punk puro. Com guitarra suja e solo feroz. E a bateria é alucinada. E tem vocais com coro. Muito boa.

Bestinha é outra bem hardcore, com influência dos Ramones. Poucos acordes e bateria rápida. Solo furioso de guitarra. Formidável.

Esporrei Na Manivela começa com triângulo e baixo. A guitarra aparece solando. Após o primeiro minuto, vira um hardcore feroz e rápido. Rodolfo grita a letra. E a canção tem vários andamentos. Ora forró, ora punk. Sensacional.

 

https://www.youtube.com/watch?v=HY756nPwzMM&ab_channel=LeonardoSantos

 

Tá Querendo Desquitar (Ela Tá Dando) começa pesadíssima com uma guitarra feroz e os vocais entoados com um repente. O verdadeiro forró-core eternizado pela banda.

 

Sereia Da Pedreira é mais uma canção bem punk. Estilo Dead Kennedys. Rápida, com guitarra pesada e bateria forte.

I Saw You Saying (That You Say That You Saw) fez muito sucesso. É uma canção mais “romântica”. O baixo dá todo andamento da canção. E a letra é espetacular. “Perguntei para o meu pai. O que ela me disse. Ela disse, meu rapaz…”. Tem a participação de Gabriel Thomaz (Autoramas).

 

 

Cabeça De Bode começa pesadíssima. Rap metal. Tem scratch. A guitarra manda na canção inteira. Sola muito. Mas o baixo é espetacular. Tem participação do rapper X.

Para finalizar, Herbocinética. Começa com uma bateria tribal e efeitos. A guitarra logo dá as caras, elevando o nível para hardcore pesado. Letra bem louca.

Gravaram mais três álbuns com essa formação. Depois se desmantelaram. Saíram alguns integrantes. A banda acabou. E depois voltou. Hoje ainda toca, grava e faz shows. Mas não é a mesma coisa. Falta a malandragem do início. Mesmo assim tem meu eterno respeito. É Rock Brasil. E do bom. Do bom e velho rock’n’roll.

 

Leia outras colunas do Marcus Vidal aqui.

1 comentário em “Raimundos: o forró-core conquista o Brasil”

  1. Cara, vai ouvir o álbum Cantigas de Roda e a música nova Maria Bonita, antes de falar que a banda não tem mais a malandragem no início, que falta coisa e blá blá blá.

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