Com a vinda do Red Hot Chili Peppers para o Brasil, com sua nova turnê, nada melhor do que comentarmos sobre o seu quinto álbum, Blood Sugar Sex Magik. Lançado em 24 de setembro de 1991, em vinil duplo, causou uma revolução no início da década de 1990. Com produção do gênio Rick Rubin, Anthony Kiedis no vocal, Flea no baixo, Chad Smith na bateria e John Frusciante na guitarra, o álbum é magnífico. Produziu cinco singles. Esta coluna já comentou sobre o álbum Californication, mas esse álbum é impossível não gostar!
The Power Of Equality, faixa de abertura, define o tom do álbum com sua fusão de funk e rock. A guitarra distinta de John Frusciante e a entrega energética de Anthony Kiedis estabelecem a pegada dinâmica do álbum.
If You Have To Ask é uma explosão de funk-rock. A canção é impulsionada pelo baixo pulsante de Flea. A letra de Kiedis, cheias de jogos de palavras e malícia, adicionam uma camada de diversão à intensidade musical. “If you have to ask, you’ll never know, Funky motherfuckers will not be told to go (oh woh woh).”
Breaking The Girl muda para um tom mais suave e melódico. Esta balada destaca a versatilidade da banda, com uma abordagem mais reflexiva e introspectiva.
Funky Monks relata uma visão dos bastidores da gravação do álbum. Esta faixa captura a vibração única e a química da banda durante o processo criativo.
Suck My Kiss é uma das faixas mais vigorosas do álbum, com um riff de guitarra infeccioso e letras provocantes. O vocal agressivo de Kiedis complementa a energia pulsante da música.
I Could Have Lied é uma balada tocante que destaca a habilidade de Frusciante na guitarra. As letras vulneráveis de Kiedis trazem uma emoção crua à faixa.
Mellowship Slinky In B Major é uma canção que propõe uma mudança para um som mais psicodélico, com ritmos mais descontraídos. A faixa adiciona uma dimensão experimental ao álbum.
The Righteous & The Wicked é uma fusão de funk e rock que destaca a coesão musical da banda. O groove contínuo e as letras enigmáticas fazem desta uma faixa marcante.
Give It Away é um dos maiores sucessos da banda. Esta faixa combina letras altruístas com um ritmo contagiante. O baixo de Flea é o destaque, criando uma melodia memorável. “What I’ve got you’ve got to give it to your mama, What I’ve got you’ve got to give it to your papa, What I’ve got you’ve got to give it to your daughter, You do a little dance and then you drink a little water.”
Blood Sugar Sex Magik, faixa-título, é uma explosão de energia, com um riff de guitarra poderoso e letras picantes. A banda atinge seu ápice de intensidade nesta faixa.
Under The Bridge é uma das canções mais emblemáticas da banda. Esta balada introspectiva destaca a vulnerabilidade de Kiedis e apresenta um arranjo mais suave e contemplativo. “Sometimes I feel like I don’t have a partner, Sometimes I feel like My only friend, Is the city I live in The city of angels, Lonely as I am Together we cry.”
Naked In The Rain é uma fusão única de elementos funk e psicodélicos. A banda experimenta com texturas sonoras, resultando em uma faixa cativante e dinâmica.
Apache Rose Peacock é uma explosão de energia funk-rock, com letras provocantes e um ritmo pulsante. A habilidade instrumental da banda brilha nesta faixa.
The Greeting Song é uma explosão rápida de energia. A faixa mantém o ritmo frenético do álbum. Letra irreverente e uma entrega vocal animada caracterizam a canção.
My Lovely Man é uma homenagem a Hillel Slovak, ex-guitarrista da banda. A faixa é carregada de emoção e saudosismo.
Sir Psycho Sexy é uma faixa explosiva. A canção é épica e extensa, incorporando diversos estilos musicais. A letra explícitas e a instrumentação ousada destacam a ousadia da banda. “A long, long, long, long time ago, Before the wind before the snow, Lived a man, lived a man I know, Lived a freak of nature named Sir Psycho.”
They’re Red Hot é um cover de Robert Johnson. Encerra o álbum com uma maluquice típica da banda.
Sensacional! Com algumas mudanças nos seus guitarristas, o Red Hot Chili Peppers marcou o rock com Blood Sugar Sex Magik, misturando o Funk, o Pop e o Punk. Mesmo assim é rock. O bom e velho rock’n’roll.
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