Vou falar de uma banda dos anos 70, porém vou mencionar um álbum dos anos 80. ‘Eliminator’ é sensacional! O oitavo álbum da excelente e caricata banda de hard-blues-rock ZZ Top é espetacular. Formada em 1969 por Billy Gibbons na guitarra e vocal, Dusty Hill no baixo e vocal e Frank Beard na bateria, esse trio é puro country rock. Com seu som peculiar e seu visual característico – Billy e Dusty sempre com roupas de couro iguais e as longas barbas – possuem uma pegada hard rock que contagia. Lançado em 23 de março de 1983, com produção de Bill Ham, esse álbum marcou a carreira da banda. A capa do álbum é de um Ford Coupé 1933 que foi utilizado no álbum seguinte, Afterburner (1985) e está exposto no Rock and Roll of Fame, do qual a banda faz parte desde 2004.
O início é com a magistral Gimme All Your Lovin’ e sua batida simples e segura. As guitarras entram solando com ferocidade e as vozes de Billy e Dusty são roucas e rasgadas, porém não são agressivas. Billy sola quase que a canção inteira. Espetacular hard-blues.
Got Me Under Pressure é pura levada de guitarra e bateria. A letra é engraçada e de uma safadeza sutil. Os solos continuam arrasadores.
Sharp Dressed Man também inicia com uma guitarra estonteante e visceral. A voz de Billy está mais rouca e grave. E a letra diz tudo: “Because every girl crazy about a sharp dressed man!”. Com razão. Espetacular!
I Need You Tonight é matadora. Você se sentirá num bar no Texas. Aqueles bares em que as garotas dançam com poucas roupas. Que tem aquela bebida barata. Mas que te cura. Te cura de tudo. Um electric-blues ritmado e compassado. Uma guitarra que parece chorar as notas. O baixo dá o andamento da canção. E Billy não para de solar.
I Got The Six é bem hard e gritada. A bateria de Frank dá o andamento da canção. Bem rápida e ritmada. Os solos de Billy são mais intensos.
Em Legs aparece um teclado oitentista que dá uma levada mais pop. Mas mesmo assim é muito boa. O vocal é mais leve e as guitarras acompanham os teclados.
Thug começa com uma percussão e logo a voz de Billy vem rasgando. A guitarra dá o ritmo da canção. Mas o baixo de Dusty é sensacional. Seus solos são arrasadores. Uma técnica maravilhosa.
TV Dinners começa já com Billy solando e cantando. O baixo muito eletrificado dá um bom andamento para a canção.
Dirty Dog é acelerada. Os teclados aparecem novamente, mas os solos de Billy são notados. Sua voz rouca enfurece a canção.
If I Could Only Flag Her Down é puro blues. Blues dos anos 80. Eletrificado, sujo, rasgado e muito bom. A letra é romântica. Romantismo estilo ZZ Top.
Bad Girl encerra o álbum. Tem uma pegada hard rock. Seu vocal é gritado. “She’s a bad girl!”. Quem dá o andamento é a bateria de Frank. As guitarras são arrasadoras, com um solo demolidor.
Vindos de Houston no Texas, esses três rapazes, hoje senhores, eletrificaram o blues, misturando com hard rock e country. Em julho de 2021, Dusty Hill nos deixou. Hoje, Elwood Francis é o baixista da banda. Seus shows são o puro rock’n’roll. O bom e velho rock’n’roll.