Pular para o conteúdo
ELEIÇÕES/2024

Colunista de O Globo revela que presidente do partido de Cristina já foi condenado por desvio de verba na Alep

19/10/2024
pmb

Presidente estadual do PMB, partido de Cristina Graeml, Fabiano dos Santos já foi condenado em segunda instância por desvio de recursos públicos dentro da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). É o que publica o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim.

Segundo ele, Fabiano foi condenado a quatro anos e dois meses meses de prisão pelo crime de peculato. A decisão proferida foi pela da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em 2017.

De acordo com o processo, Fabiano e o ex-deputado estadual Custódio da Silva se apropriaram de R$ 58,5 mil de verbas públicas da Alep mediante transações fraudulentas com entidades sociais.

As investigações apontaram que a dupla atraía entidades com promessa de doações, mas retinham parte do dinheiro público liberado pela Assembleia para a causa.

Na denúncia do Ministério Público, o presidente do PMB no Paraná é descrito como “assecla” do ex-parlamentar. Os desvios aconteceram em 2001.

No processo, Fabiano alegou que sua participação ocorreu pelo fato de querer ajudar as entidades assistenciais e afirmou que nunca colaborou com desvio das verbas. Disse ainda que sequer sabia da real intenção de Custódio da Silva e que foi usado por ele.

Dizem os autos:

“Durante o ano de 2001, em Curitiba, Aparecido Custódio da Silva, então Deputado Estadual, e seu assecla Fabiano dos Santos, um aderindo ao propósito delitivo do outro, somando esforços e dividindo tarefas, agindo em continuidade delitiva, lograram desviar, subtrair e apropriar-se de R$ 58.500,00 (cinquenta e oito mil e quinhentos reais) de verbas públicas da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, mediante expedientes fraudulentos”.

Leia a matéria completa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *