Pular para o conteúdo
EDUCAÇÃO

Com educação sustentável, Escola Atuação transforma hábitos e forma cidadãos mais conscientes

14/02/2025

Em 2024, os alunos da Escola Atuação, em Curitiba, encaminharam para a reciclagem mais de 4 mil kg de papel, quase 14 mil latinhas e mais de 60 mil garrafas PET. Esse material, que poderia ter acabado em aterros sanitários e contribuído para a emissão de gases de efeito estufa, encontrou um destino sustentável graças aos esforços da escola. E esse é apenas um dos projetos ligados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente da instituição.

“Da arrecadação quinzenal de materiais recicláveis nas residências dos alunos até a compostagem de resíduos orgânicos da escola, buscamos desenvolver uma série de ações de sustentabilidade”, confirma a psicopedagoga Esther Cristina Pereira. “E assim vemos a empatia crescer nas crianças, que passam a perceber o impacto de suas ações no meio ambiente”, completa.

Educação que conecta práticas e valores

Para envolver as crianças, cada iniciativa tem um cunho pedagógico. Por exemplo, após a reciclagem dos filtros de café, o material é transformado em arte, enquanto o pó do café vira adubo para a área verde da escola. “Existe uma conexão valiosa entre o que se faz, como se vive, o que se valoriza e o legado para a sociedade”, destaca Esther.

Estudantes e famílias no centro da transformação

Essa sensibilização só acontece porque os alunos participam ativamente do processo, desde levar resíduos recicláveis e criar projetos de arte até visitar cooperativas para entender como a separação e venda dos materiais geram renda e impacto ambiental positivo para os trabalhadores desta área.
As famílias também têm um papel fundamental. “A valorização dessas ações precisa ter continuidade em casa. As crianças impactam pais, vizinhos e a comunidade, mas o comprometimento de todos é indispensável”, defende Esther.

Além de resíduos recicláveis e lixo eletrônico, as famílias contribuem com uniformes usados para o bazar — que ensina sobre sustentabilidade e economia — e óleo de cozinha usado. “E nosso sucesso jamais seria possível sem esse engajamento”, reconhece a psicopedagoga.

Soluções sustentáveis no dia a dia

A Escola Atuação ainda adota uma série de práticas que reforçam seu compromisso com o meio ambiente, como a reutilização da água da chuva, o uso de energia solar em todos os prédios da escola e em sua estação ecológica, que é outro instrumento de educação sustentável. Além da manutenção de um minhocário e o recolhimento e entrega de isopor para cooperativas que reciclam 100% do material.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *