Uma das formas de dar a sensação de segurança para a população é ver policiais na rua, em especial em pontos de maior movimentação de pessoas e automóveis. E é isto que o novo secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita tem feito. A estratégia é velha, mas eficiente.
Essa sensação de segurança ajudou Mesquita a se cacifar dentro do Palácio Iguaçu. Afinal, no caminho do trabalho dos secretários e, em especial do governador Ratinho Junior (que mora em Santa Felicidade), é possível ver viaturas paradas nas esquinas com cones nas ruas. Com isso, o eleitor deixa de reclamar da falta de segurança.
Além disso, Mesquita tem aberto um canal de diálogo com os policiais militares, dando uma atenção maior aos de baixa patente, sem descuidar do alto comando. Isto tem reduzido o tensionamento da questão salarial com o governador. A turma do protesto está reduzindo.
Mesquita aprendeu a lição e deve dedicar o mesmo cuidado a PM, que oferece a Polícia Civil. Quando era secretário de Segurança de Beto Richa, Mesquita caiu por deixar a PM de lado e investir mais na Civil. Ao que parece, isto não deve se repetir.