Na manhã desta sexta-feira (1°), a Prefeitura de Londrina deu início às comemorações dos 201 anos da Independência do Brasil, com cerimônia realizada em frente à entrada principal da Prefeitura de Londrina, no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto.
A festividade foi aberta com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado do Paraná e do município de Londrina, feita pelos representantes do Tiro de Guerra, Polícia Militar e Guarda Municipal. Também foram executados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência.
A atividade contou com a presença do vice-prefeito João Mendonça, da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, do secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, e dos vereadores Emanuel Gomes e professora Sônia Gimenez. Além deles, participaram a Escola Municipal Jair Dutra de Souza e grupos de escoteiros.
Durante a solenidade, o vice-prefeito João Mendonça destacou a importância dos símbolos como o Hino Nacional e o compromisso que cada cidadão assume ao cantá-lo. “Assim como o Hino diz ‘verás que um filho teu não foge à luta’, nós não devemos fugir das nossas lutas diárias. Devemos respeitar todos os segmentos da sociedade e as nossas forças de segurança, como a Polícia Militar, os bombeiros e os guardas municipais. É muito positivo que estejamos dando início a mais uma celebração da Independência do Brasil”, afirmou Mendonça.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, realçou a importância da Semana da Pátria no cotidiano das crianças. “As crianças criam a consciência sobre a cidadania, que é tão necessária à nossa sociedade. Por isso, explicamos sobre a data comemorativa e também fazemos reflexões sobre o país, para entender como chegamos onde estamos hoje e o que devemos fazer para melhorar”, frisou.
Desfile
Na próxima quinta-feira (7), das 9h às 11h30, será realizado o desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil, organizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Nesta edição, o trajeto do desfile seguirá o sentido inverso ao habitual, com a concentração sendo feita nas imediações da esquina da Avenida Leste-Oeste com a Rua Itapicuru, de onde os participantes partirão. O palanque das autoridades estará instalado na altura da Rua Itajaí, e o desfile terminará na esquina da Leste-Oeste com a Rua Cabo Verde.
O evento terá a participação de estudantes de escolas públicas e privadas, integrantes de instituições de ensino superior, idosos, representantes de forças de segurança, membros de organizações não governamentais (ONGS), atletas, profissionais da cultura e outros. Eles carregarão bandeiras e faixas contando um pouco sobre a sua história e fazendo referência à Independência Nacional. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas assistam ao desfile.
Leia outras notícias no HojePR.