Você já discordou de uma ideia e por isso, acabou se envolvendo em um conflito? Já se arrependeu por ter revelado sua opinião sincera alguma vez? Ou ainda, ao expressar sua opinião, percebeu que não havia fundamento suficiente em sua fala? Situações assim já aconteceram com boa parte de nós, mas poderiam ter sido evitadas se tivéssemos usado uma fórmula muito simples e eficaz.
Ao expressar sua opinião numa reunião ou simplesmente em uma roda de amigos, devemos ficar atentos em como iniciamos a conversa. Se começarmos com “não concordo”, poderemos criar uma resistência em quem vai nos ouvir dali em diante. A melhor estratégia é usar um dispositivo de amortecimento como “compreendo o que você diz”; “entendo seu ponto de vista”; “percebo o que você sente”… Expressões como estas podem dissolver possíveis barreiras. Após amortecer sua fala, use um exemplo seu ou uma evidência de que aquilo que você irá expôr é coerente. A evidência do discurso pode vir em forma de fatos, experiências suas, estatísticas, analogias e outros. Por fim, você poderá dizer o que pensa a respeito, finalizando sua ideia, discordando do que foi apresentado e sendo cordial ao mesmo tempo. Veja um exemplo: “foi bom você ter trazido isso para a reunião fulano (amortecedor), semana passada li um artigo que falava sobre… (evidência), por isso eu penso que poderíamos usar a estratégia… (sua opinião, baseada na evidência que trouxe).
Tendo em vista o que foi observado, usar abordagens menos agressivas e mais convincentes facilita o entendimento, não importa a situação. A forma como nos comunicamos pode nos proporcionar novas oportunidades ou fechar portas, por isso, é imprescindível dar atenção às habilidades sociais, para que conflitos sejam evitados e nossas opiniões tenham embasamento suficiente, contribuindo para a manutenção da nossa credibilidade.
REFERÊNCIAS:
CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Sextante, 2019.
CARNEGIE, Dale. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. 76ª ed. Rio de Janeiro, Record, 2021.