Nada como uma boa caminhada para conhecer uma cidade, e Curitiba oferece o cenário perfeito durante o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. A partir desta sexta-feira (22), a capital paranaense se transforma em um ambiente encantador, com decorações, música e um espetáculo de luzes por vários lugares. É o momento ideal para percorrer a cidade a pé e aproveitar a maior programação de fim de ano do Brasil.
Com 180 apresentações, o Natal de Curitiba pode ser aproveitado por 46 dias, de 22 de dezembro até 6 de janeiro, passando por parques, praças e ruas históricas. Um convite para o público explorar a pé e aproveitar ao máximo as belezas da celebração.
Para descobrir o encanto de cada detalhe desta celebração, que torna Curitiba um destino imperdível, preparamos um roteiro a pé com sugestões para aproveitar o evento. Confira!
Praça Osório (dia e noite)
Comece o roteiro apreciando o artesanato e a gastronomia curitibana da Feira de Natal da Praça Osório. Ponto de parada obrigatório da programação natalina, a feirinha também é uma chance de garantir os presentes e lembrancinhas para familiares e amigos nessa época do ano, e até mesmo degustar algum prato nas barraquinhas dedicadas à gastronomia, garantindo a energia para aproveitar bem o roteiro.
A Feira será realizada de 28 de novembro a 23 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 21h, domingo das 14h às 20h.
Calçadão da Rua XV de Novembro (dia e noite)
Ainda na Feira você já pode observar a roda-gigante da Rua XV, patrocínio de O Boticário, próxima parada do roteiro. Com 20 metros de altura, a roda-gigante poderá ser visitada de 22 de novembro a 22 de dezembro e oferece uma visão panorâmica do calçadão queridinho dos curitibanos.
Ainda na Rua XV, próxima ao chafariz, moradores e visitantes poderão contemplar a tradicional Árvore da Vida O Boticário. E quem visitar nas noites de 13, 14 e 15 de dezembro, às 20h15, terá o privilégio de conhecer um dos mais tradicionais eventos do Natal de Curitiba, o espetáculo do Palácio Avenida.
Natal no Paço (noite)
Para quem realiza o roteiro à noite, o Paço é um ponto imperdível. Descendo o calçadão e dobrando à esquerda na Rua Barão do Rio Branco, os visitantes encontram a Praça Generoso Marques, em frente ao Paço Municipal, com a fascinante projeção mapeada que iluminará a fachada do edifício histórico entre os dias 3 e 5 de dezembro, às 20h.
Catedral de Luz (noite)
Localizada na Praça Tiradentes, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais receberá um espetáculo inédito, que deve fazer parte das paradas de quem faz o roteiro a pé entre os dias 7 e 13 de dezembro. São três sessões por dia, 19h30, 20h30 e 22h (exceto no dia 7 de dezembro, quando a primeira sessão é fechada). O show vai unir uma projeção tecnológica com música ao vivo.
Praça Santos Andrade (dia e noite)
Seguindo, a próxima parada é a Praça Santos Andrade, com a tradicional feira de Natal. Mais calma e intimista que a feira da Osório, a atração é uma oportunidade de conferir belas peças de artesanato, fazer compras e apreciar as iguarias tradicionais da feirinha. A feira será realizada de 28 de novembro a 23 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 12h às 18h30.
Passeio Público (dia e noite)
Próximo à Praça, o Passeio Público sedia mais uma atração destaque do Natal de Curitiba, o carrossel para os curitibinhas. Com as xícaras malucas e cavalinhos adorados por muitos, o brinquedo também é adaptado para que as crianças com deficiências físicas também possam curtir. Além disso, o Passeio contará com uma decoração especial, com uma grande árvore natalina e portais de entrada iluminados.
Entre os dias 28 de novembro e 22 de dezembro, de quinta a domingo, às 19h30, o Passeio Público também será palco do espetáculo Natal na Ilha da Ilusão, na Ilha dos Poetas.
Natal no Largo da Ordem (noite)
Saindo do Passeio Público pela Rua Presidente Faria e subindo pela charmosa Rua São Francisco, os visitantes encontram o Natal no Largo da Ordem. Como é tradição, o espaço será o palco da inauguração do Natal Curitiba – Luz dos Pinhais, no dia 22 de novembro deste ano, com um lúdico auto. O Centro Histórico estará decorado com a tradicional Árvore da Vida, de 11 metros de altura e enfeitada com 5 mil vasinhos de sálvias. O Palacete Wolf, o Solar do Rosário, a Igreja do Rosário, a Igreja da Ordem, a Casa Hoffmann e o Palácio Garibaldi valorizarão suas fachadas históricas com guirlandas gigantes e estrelas de Belém. Outras duas árvores iluminadas irão embelezar o Memorial de Curitiba, que receberá concertos e espetáculos do Pavilhão Étnico, e a Praça João Cândido, onde está o Palácio Belvedere.
Ruínas de São Francisco (noite)
Junto ao Largo da Ordem, na Praça João Cândido, as Ruínas de São Francisco serão palco de várias apresentações incríveis para os visitantes do roteiro a pé. Quem percorrer a atração nos dias 1 e 12 de dezembro, às 20h; 13, 14 e 15 de dezembro, às 18h e às 20h, poderá assistir ao Balé O Quebra Nozes, que estará tomando conta do espaço, como é tradição.
Novidade deste ano, as ruínas também serão cenário de três óperas celebrando a imigração italiana. São elas La Bohéme (28, 29 e 30/11, às 20h), O Elixir do Amor (2, 3 e 4/12, 20h) e La Traviata (6 e 7/12, às 20h, e 8/12, às 19h).
Leia outras notícias no HojePR.