HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024

PROGRAME-SE

Sem Categoria

Conheça o Fringe, a “mostra democrática” do Festival de Curitiba

 Conheça o Fringe, a “mostra democrática” do Festival de Curitiba

O Fringe sempre representou uma das partes mais democráticas e diversas da programação do Festival de Curitiba. Artistas do Brasil e do mundo passam por ruas, espaços culturais e equipamentos públicos levando as artes cênicas em variados gêneros ao público. Na última edição, a “franja” veio ainda mais representativa, com mostras temáticas e espetáculos que refletem os novos movimentos da dramaturgia. Em 2024, o formato se consolida com a participação de grupos de todas as regiões do Brasil e quatro países sul-americanos (Argentina, Peru, Chile e Bolívia).

 

A programação do Fringe 2024 é extensa, com 285 atrações para todos os gostos e idades. Programação que envolve uma legião de 1,8 mil pessoas, entre artistas e técnicos. “Com essa diversidade fica mais fácil para quem às vezes está um pouco perdido e não sabe o que procurar”, garante Priscila de Morais, coordenadora executiva do Fringe. “Se você gosta de improvisação ou de palhaçaria, por exemplo, é só se guiar pelas mostras pra saber onde ir.”

 

Os ingressos para as mostras têm preços populares ou são gratuitos com o milenar formato “pague quanto vale”, quando os artistas passam o chapéu para a plateia dar a sua contribuição espontânea.

 

Em parceria com o Sebrae, desde o ano passado, a equipe do Fringe conduz a “Rodadas de Conexão”, uma de feira de negócios que põe em contato grupos de teatro com curadores de espaços culturais, mostras e festivais de todo o Brasil. A programação é fechada às companhias inscritas e será realizada de 3 a 6 de abril, na Universidade Positivo.

 

Outro movimento importante do Fringe é incluir o público da Região Metropolitana de Curitiba. Estão previstas apresentações para Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais. Os espetáculos de rua continuam sendo o cartão de visitas do Festival. Este ano são 39 apresentações de rua. Uma boa dica para o público que transita pela capital é o palco montado nas Ruínas de São Francisco (Largo da Ordem), que terá espetáculos diariamente.

 

Acompanhe a programação da mostra nas redes @festivaldecuritiba e @fringecuritiba.

 

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Divulgação)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *