HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65
Siga no WhatsApp

23/06/2024

CICLOMOBILIDADE

Curitiba amplia rede de bicicletas compartilhadas e conta agora com 780 bikes

tembici bike curitiba hojepr

Com quase um ano de funcionamento, Curitiba já registrou um milhão de deslocamentos nas bikes compartilhadas, seja para lazer ou trabalho.

Com a implantação de 280 novas bicicletas elétricas, os curitibanos passam a ter 780 bikes, sendo 530 elétricas, ao longo das 51 estações espalhadas pelos bairros da capital, representando mais de 50% de aumento no número de bicicletas disponíveis.

“As bikes compartilhadas caíram no gosto do curitibano. Esse aumento no número de bicicletas traz benefícios para o meio ambiente e é um fortalecimento da ciclomobilidade, do lazer e da saúde dos moradores”, diz a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

Estações modernizadas

Além das novas bikes, também estão sendo modernizadas todas as 51 estações de compartilhamento de bicicletas, que agora serão estações carregadoras. A expectativa é que até o final de junho todas tenham esta nova tecnologia.

Quando todas as novas estações forem implantadas, Curitiba será a primeira cidade latino-americana a ter um sistema de compartilhamento de bicicletas composto 100% por estações elétricas.

Deslocamentos

Em um levantamento realizado pela Tembici, somente de janeiro a abril de 2024, foi registrado 1 milhão de quilômetros percorridos com as bicicletas compartilhadas em Curitiba. Isso corresponde a 37 voltas ao redor do mundo e resultou em uma economia potencial de 78 toneladas de CO2, equivalente ao plantio de 545 árvores.

Malha cicloviária

Desde 2017, a capital paranaense recebeu mais 75,2 km de rede cicloviária, totalizando atualmente 283,7 km, incluindo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas. De acordo com o Plano Cicloviário de Curitiba, até 2025, a cidade terá cerca de 400 km.

Implantação

As bicicletas e estações são implementadas pela Tembici, primeira empresa a apresentar proposta no edital de chamamento público realizado pela Prefeitura de Curitiba que abrange a implantação, instalação, manutenção e operação do sistema de bikes compartilhadas. A iniciativa está inserida no Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba e alinhada aos demais projetos de mobilidade ativa de Curitiba, como o Caminhar Melhor.

Foto: Hully Paiva/SMCS

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *