Pular para o conteúdo
GASTRONOMIA

Curitiba têm circuito gastronômico ‘Unconfortable Food’ estrelado por chefs mulheres

05/12/2022

Desde a última quinta-feira (01), Curitiba recebe o circuito gastronômico Uncomfortable Food, que traduz em pratos inéditos os desconfortos vividos pelas mulheres no mercado da gastronomia. O evento conta com mais de 25 restaurantes em seis cidades do Brasil, que oferecem opções especiais e cheias de representatividade, além dos seus menus tradicionais. O circuito é promovido por Stella Artois dentro do movimento Juntas na Mesa.

Os pratos – que ficam disponíveis por apenas um mês com preços a partir de R$34,80 – foram criados por chefs mulheres que ressignificaram em experiências gastronômicas os desafios que enfrentam dentro das cozinhas profissionais. Também participam restaurantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Curitiba.

Antes de chegar a esses restaurantes, Uncomfortable Food surgiu da união entre chefs de cozinha referências no segmento, que juntas foram as primeiras a oferecerem em seus restaurantes criações que transformam o manifesto por uma gastronomia mais equalitária.

O nome Uncomfortable Food foi criado em oposição à expressão “comfort food”, que é reconhecida na gastronomia para falar de comida aconchegante e de afeto. Esse tipo de comida normalmente é relacionado às mulheres, mas nas cozinhas profissionais, onde estão o lucro e a projeção de carreira, a figura do homem ainda prevalece.

Confira os restaurantes participantes de Curitiba

Adele Gastronomia
Saga-Sagu (Sagu cremoso de vinho tinto acompanhado de creme de baunilha), por Laura Vasconcellos

Receitas simples podem nos tornar inseguras no ambiente profissional por falta de contato e conhecimento tendo a necessidade de execução. Como a troca de saberes entre mulheres no ambiente gastronômico, pode resultar em um sucesso nos empreendimentos liderados por elas. Na chegada de Ellen ao Adele, foi solicitado que a mesma fizesse um sagu de vinho tinto para a sobremesa, Ellen, paulista, não conhecia o preparo dessa iguaria típica da região sul do Brasil e entre a equipe do próprio restaurante resgatou dicas e arriscou-se no preparo do prato, que hoje, é uma das sobremesas mais solicitadas no restaurante, hoje torna-se então, Saga-Sagu.

Vinagreira
O coração da casa… e do bar (Croquetes de carne de panela cozida lentamente com café especial e especiarias, gremolata de agrião – ou rúcula – com limão), por Bia Rez

Transformando elementos e tarefas do cotidiano de uma mulher que comanda uma casa, passa o café pela manhã, pensa no almoço, janta e coloca tudo para funcionar, a carne de panela é um clássico prato de mãe, que remete o conforto da casa e se sentir cuidado. Essa é uma versão feita para o boteco, um convite para as mulheres ocuparem cada vez mais esses ambientes. Acompanha um molho levemente amargo e ácido como o caminho de toda mulher que luta para chegar aonde bem entender.

Rause Café e Vinho
Mulher na cozinha sim, e na rua também – Por mais segurança e valorização do centro urbano (Massa Clássica de Crepes Franceses: Ovos, leite, trigo, manteiga, sal e açúcar), por Nina Ribas

Com a chegada da pandemia a Rause café encontrou no movimento um novo propósito de negócio. Com a necessidade de transitar de uma região nobre em Curitiba para a região histórica central, em anexo à Alfaiataria, centro cultural independente. Nina junto de sua chef Léia adaptou seu cardápio para opções mais democráticas e versáteis, como o crepe francês.
O centro muitas vezes é evitado, por ser considerado perigoso, mas o contato com a calçada, as pessoas, a história e a cultura da cidade são valores agregados e aliados do cardápio hoje. Gastronomia de rua, e sem medo de servir!

Mandarin
Dia traz Dia, por Renata Vidal e Juliana Krainski

Como as minúcias do dia a dia feminino interferem nas tomadas de decisões criativas no ambiente profissional gastronômico. É um terrine de legumes com pimentões assados e creme de queijo. Acompanha Berinjela, abobrinha, pimentões assados (vermelho e amarelo), cogumelos, tomilho, creme de queijo temperado com Pesto e limão siciliano (também possui versão vegana). Acompanha pão de fermentação natural.

Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *