Curitiba foi a cidade que mais gerou empregos com carteira assinada no Sul do País em 2025, com um saldo positivo de 14.689 vagas. Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quinta-feira (29/1). O saldo é a diferença entre 574.155 admissões e 559.466 demissões no período.
Segundo o Caged, a capital paranaense ficou à frente de Porto Alegre, com 14.050 vagas, e Florianópolis, com 6.257 novos empregos formais. O setor de serviços puxou o desempenho do ano, com 12.003 vagas geradas, seguido pelo comércio (2.853), indústria (1.590), e agropecuária (83). A construção civil foi o único segmento com resultado negativo, com saldo de 1.840.
“Curitiba tem estruturada uma forte política de apoio à geração de empregos e promove eventos e ações voltados a aproximar quem procura emprego de quem está contratando. Em 2025, lançamos o Sine Móvel, o Tarifa Zero a Caminho do Emprego e ampliamos os mutirões de contratação. Esse bom resultado nos números também é reflexo desse esforço”, diz o prefeito Eduardo Pimentel.
Curitiba respondeu, sozinha, por 18% dos postos de trabalho gerados pelo Paraná no ano (80.665).
Pleno emprego
No terceiro trimestre de 2025, capital paranaense registrou uma taxa de desemprego de 4,3%, uma das menores do País, segundo o IBGE e considerada, pelos economistas, como pleno emprego.
Capacitação de mão-de-obra, mutirões de emprego e políticas de apoio tanto ao empreendedorismo quanto sociais, como o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, são alguns fatores que ajudam a explicar a taxa de desemprego baixa.
O Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado em 2025, garante duas passagens de ônibus de graça para que o trabalhador que tenha sido encaminhado pelo Sine possa se deslocar da sua casa até o local da entrevista de emprego.



