HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

12/07/2024

SAÚDE

Curitiba pode ganhar campanha para prevenir AVCs

avc curitiba hojepr

A campanha de conscientização Maio Vermelho, de prevenção ao acidente vascular cerebral (AVC), pode se tornar uma atividade permanente na cidade de Curitiba.

É o que propõe um projeto de lei registrado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no último dia 24 de junho, que tramitará pelas comissões temáticas do Legislativo antes de ser votado em plenário.

Com quatro artigos de lei, o projeto cria a campanha e define que ela será realizada anualmente, no mês de maio, pelo Poder Público. Segundo a proposição, o Maio Vermelho será objeto de “palestras, treinamentos, eventos, inserções publicitárias e conteúdo midiático”. A iniciativa sugere a iluminação dos prédios e monumentos de vermelho, em maio, em alusão à campanha de conscientização.

A ideia do projeto de lei é que as atividades do Maio Vermelho tratem dos fatores de risco para os acidentes vasculares cerebrais (hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, tabagismo, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo), de como fazer para prevenir AVCs e identificar os sintomas iniciais (boca torta, dificuldade em levantar um dos braços e dificuldade de fala).

Segundo dados da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), que reúne informações dos cartórios de Registro Civil, AVCs foram a causa da morte de 109.560 pessoas no país em 2023 – que equivale a 12 óbitos por dia no ano passado. O projeto de lei que cria a campanha permanente de prevenção em Curitiba é do vereador Pier Petruzziello (PP).

Foto: Arquivo/EBSERH-UFU/Reprodução CMC

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *