A partir desta sexta-feira (19), Curitiba recebe a 5ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos. Promovida pela Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB), a programação vai até 27 de janeiro. Serão 32 ações culturais gratuitas distribuídas nas dez regionais da Fundação Cultural de Curitiba (FCC): Matriz, Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara. Os espetáculos são abertos ao público e a programação completa está no site.
O objetivo da mostra, de acordo com o coordenador e diretor de produção da mostra, Élcio Di Trento, é gerar descentralização e democratização de acesso a arte milenar do teatro de bonecos. “O projeto leva, pela segunda vez, o teatro de formas animadas para espaços alternativos, levando junto a oportunidade de acesso a momentos de arte e fantasia”, afirma o diretor.
A abertura da mostra acontecerá em dois momentos: na sexta (19), às 19h, no Auditório do Solar da Cultura, com o Seminário Arte Bonequeira: Espaços – Memória, Formação e Fomento e no sábado (20), às 10h, no hall da Biblioteca Pública do Paraná, com a abertura da Exposição Vem Pra Animação! Bonecos, Memória e Interatividade. A Biblioteca Pública receberá mais duas atividades que acontecerão no auditório. No sábado, a oficina Brinquedo Cantado e as Cantigas de Roda, no Teatro de Bonecos da Cia Pau de Fita de Maringá, às 10h e às 14h e no dia 23 o espetáculo No Armário não Cabe Ninguém, às 15h.
Além dessas atrações, a Regional Matriz terá mais duas oficinas e dois espetáculos. As oficinas acontecerão no dia 20, no Teatro Guaíra (salão ao lado da bilheteria).Contando histórias com objetos da Cia Manipulando de Maringá tem início ás 8h e a oficina Teatro e empanada da Cia Pau de Fita de Maringá, às 14h. Os espetáculos acontecerão no domingo (21). O Coletivo Lambe Lambe com 5 caixas se apresenta às 10h na Praça João Candido, no Largo da Ordem e o espetáculo Histórias Com Ceição da Oficina de Bonecos de São José dos Pinhais acontece às 15h no Passeio Público.
O público terá acesso a 24 espetáculos de diversas técnicas com companhias paranaenses. São grupos de Curitiba, Maringá, Paranaguá, São Jose dos Pinhais, e representantes de Pinhais, Londrina e Foz do Iguaçu.
Cinco delas apresentarão espetáculos de teatro lambe lambe, conhecido também como teatro de miniaturas, que acontece dentro de uma caixa pela qual um espectador por vez espia a apresentação através de um buraco. Na Mostra, cinco caixas de histórias vão levar ao público narrativas diversas com bonecos, objetos e sombras, de técnicas híbridas do teatro de bonecos, e se apresentarão com performance coletiva de rua.
Também haverá exposição interativa com bonecos de diversas técnicas, 10 oficinas de contrapartida social e uma especial homenagem ao mestre bonequeiro Manoel Kobachuk, falecido em julho de 2023.
Depois de janeiro, a Mostra ainda vai ofertar para artistas interessados em especialização mais duas oficinas formativas com especialistas em teatro, com datas e locais ainda a serem definidos. Já as contrapartidas tiveram início em novembro de 2023, com quatro oficinas formativas nas Regionais Bairro Novo, CIC e Tatuquara e irão até março de 2024.
Serviço
5ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos
Data: de 19 a 27 de janeiro
Instagram: @aprtb_
Site: aprtb.com.br
Para mais notícias HojePR.com
(Foto: Divulgação)