O prefeito Rafael Greca e o governador em exercício Darci Piana anunciaram nesta quinta-feira (4) o retorno da linha de ônibus 206-Barreirinha/São José, retomando a integração direta entre a capital e o município vizinho. Os ônibus voltam a circular nesta sexta-feira (5/7) e vão beneficiar 21 mil pessoas por dia.
A linha Barreirinha/São José foi interrompida em 2015 com a desintegração do transporte de Curitiba com a Região Metropolitana. A integração foi retomada na gestão do prefeito Rafael Greca, a partir de 2017.
“A desintegração fez muito mal a Curitiba e São José dos Pinhais. Foi um atraso, contrária aos interesses de Curitiba. Quem mora nos nove municípios vizinhos tem direito a pagar uma passagem só, ter conforto e no futuro andar em ônibus elétricos”, disse Greca. “O Rio Iguaçu já nos une, nada mais nos separa. São José e Curitiba são uma cidade só”, completou o prefeito.
O governador em exercício, Darci Piana, ressaltou o retorno da linha depois de nove anos. “Resolvemos um problema que começou em 2015. Graças à parceria entre governo e município”, afirmou.
Com trajeto de 43 quilômetros, o itinerário liga, nos dois sentidos, o Terminal Barreirinha até o Terminal central de São José dos Pinhais. Com 14 ônibus, funcionará todos os dias, com frequência de oito minutos no horário de pico e 14 minutos entre picos. Serão 83 horários em cada sentido.
“Com a Barreirinha/São José, quem sai de São José poderá vir direto para o Centro e a região Norte de Curitiba e fazer integrações em vários terminais e estações-tubo da capital ao longo do itinerário, pagando apenas uma passagem”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
As paradas serão no Terminal Barreirinha, nas estações-tubo Ahú, Centro Cívico-Palácio Iguaçu (sentido São José dos Pinhais); Centro Cívico-Assembleia (sentido Barreirinha); Comendador Fontana; Círculo Militar, Guadalupe; Paiol; Terminal Hauer; Terminal Carmo; Terminal Boqueirão e Terminal Central de São José dos Pinhais (nos dois sentidos).
Foto: Daniel Castellano/SMCS
Leia outras notícias no HojePR.