HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

23/07/2024

NEGÓCIOS

Curso do Instituto Conhecer para gestores escolares aborda inteligência artificial na educação

Dois dos principais especialistas brasileiros em inteligência artificial (IA) na educação e em sistema de avaliação de escolas brasileiras estarão reunidos para mais uma etapa da Escola de Gestores e Pedagogos, curso sequencial promovido pelo Instituto Conhecer, empresa de abrangência nacional especializada em formação de educadores. O seminário terá participação de diretores, vice-diretores e pedagogos de escolas municipais de São José dos Pinhais e da Região Metropolitana de Curitiba. Para ministrar as aulas, foram convidados os professores Eziquiel Menta, doutor em Educação e especialista em tecnologias educacionais, e Vasco Moretto, autor de livros sobre educação e avaliação. As atividades serão no auditório do hotel Astron, em São José dos Pinhais, dias 12 e 13 de junho, em período integral.

No dia 12, a partir das 8 horas, o professor Eziquiel Menta vai falar sobre “Tecnologias cognitivas digitais: o futuro da educação”. Durante o curso, ele irá abordar a interseção entre inteligência artificial (IA) e educação, com foco especial em ferramentas úteis para professores e diretores. “A ideia é explorar recursos práticos que podem ser incorporados no ambiente escolar para facilitar a gestão e o ensino, fornecendo exemplos concretos de sua aplicação. Além disso, discutiremos as potencialidades e os desafios que a IA apresenta para os educadores e gestores, refletindo sobre os riscos e as oportunidades dessa tecnologia em nossas escolas”, explica ele.

O professor Vasco Moretto, profissional renomado na área de avaliação educacional, abordará “A gestão da avaliação: inúmeras possibilidades” , no dia 13 de junho, das 8h às 17h. Segundo ele, “em tempos de amplas, profundas e aceleradas mudanças na sociedade, a escola constantemente questiona seu papel como Instituição. Seria ela um ambiente de preparação de agentes para vivenciar criticamente as mudanças ou apenas de aceitadores acríticos das mesmas? E qual seria o papel do pedagogo nesse contexto de preparação do cidadão para vivenciar o modelo pedagógico baseado na busca do desenvolvimento de competências? Refletir sobre este papel é o objetivo deste nosso encontro”.

A Escola de Gestores e Pedagogos tem programação durante todo o ano e a participação é aberta a professores e pedagogos tanto da rede pública quanto da rede privada. Interessados podem se inscrever através do whatsapp (27) 99901-0145.

Sobre o Instituto Conhecer

O Instituto Conhecer desenvolve e oferece cursos de formação continuada para gestores e professores em todo o Brasil. Fundado em 2013 pelo professor e empresário Vicente Falcão, o Instituto Conhecer tem sede em Vila Velha, Espírito Santo, sendo atualmente uma das empresas mais conceituadas do país na formação de professores, gestores e demais profissionais da educação. O instituto atua em formato multiplataforma, em diversas frentes. Oferece cursos, seminários e congressos presenciais em todo o país e mantém a plataforma Saeb Digital, com cursos on-line e híbridos. Organiza o congresso Brincar, voltado à educação infantil, e o seminário Incluir, com foco na inclusão no ambiente educacional. Também possui uma linha de material didático destinada a alunos da educação infantil até o 9º ano, contemplando os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para mais informações, basta acessar www.institutoconhecer.org.br.

Serviço:
Escola de Gestores e Pedagogos
Dias 12 e 13 de junho, das 8h às 12 e das 13h às 17h
Auditório do Astron Suítes São José dos Pinhais
Av. Rui Barbosa, 9500 – Centro, São José dos Pinhais – PR,
Informações: (27) 99901-0145.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *