HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024

CIDADES

Sem Categoria

Curso para inspetores de escolas qualifica 242 profissionais para a rede municipal de Londrina

 Curso para inspetores de escolas qualifica 242 profissionais para a rede municipal de Londrina

Buscando oferecer uma preparação completa aos 242 novos contratados que atuarão como inspetores das escolas e creches municipais, a Prefeitura de Londrina está promovendo uma formação para esses profissionais no campus da Unicesumar (avenida Santa Mônica, 450, Jardim Franca, região leste).

 

Conduzidas em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal (GM) e Defesa Civil, as atividades tiveram início na última quinta-feira (15) e serão concluídas na quarta-feira (21).

 

Divididos em grupos pequenos, os novos inspetores estão recebendo instruções sobre diversos assuntos. Entre eles, estão o funcionamento das unidades da rede municipal, a inclusão de crianças com deficiências, os cuidados com os alunos da rede municipal, as brigadas de incêndio das unidades, procedimentos de primeiros socorros e dispositivos de emergência disponibilizados pela GM. A partir de quinta-feira (22), todas as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) passarão a contar com a atuação dos novos profissionais.

 

Nesta segunda-feira (19) à tarde, na Unicesumar, foi realizado um momento de confraternização com a presença de diversas autoridades (confira a lista abaixo). Durante o evento, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, se disse muito feliz por recepcionar os novos inspetores, frisando que essa era uma demanda antiga da rede municipal de ensino. Conforme Marcelo, os inspetores vão ajudar a organizar a rotina das escolas e creches, mantendo contato com os pais e responsáveis pelos alunos e contribuindo para a segurança das crianças.

 

“Essa ação se soma a tantas outras que têm sido feitas pela Prefeitura, incluindo a compra de mais de 1.100 novas câmeras de vigilância além das que já existem na rede municipal de ensino, e que estão interligadas aos sistemas da Guarda Municipal. Desde o início da nossa gestão, contratamos mais de 2 mil professores, passamos a proporcionar uma merenda de alta qualidade para as crianças, reformamos e reconstruímos um grande número de unidades da rede municipal e voltamos a fornecer material escolar a todos os alunos. Também compramos parquinhos e brinquedos novos para as crianças, reestruturamos a parte pedagógica do ensino e instituímos o polo multidisciplinar de apoio às crianças que precisam de algum cuidado especial, com mais de 900 professores nessa área”, elencou.

 

Ainda segundo Marcelo, a educação é uma prioridade para a atual administração. “Hoje é um momento muito especial e de muita alegria em que estamos recebendo toda essa equipe de quase 250 inspetores, que receberam durante a semana todo o treinamento nas mais diversas áreas. O objetivo é que a gente possa cuidar com muito amor, carinho e atenção daquilo que a gente tem de maior valor, que são as nossas crianças”, sublinhou.

 

A contratação dos trabalhadores está sendo feita através da empresa terceirizada Costa Oeste Serviços de Limpeza, que vai receber da Prefeitura um investimento de R$ 10.816.745,28 para essa iniciativa. Mais de 7 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo, que contou com a colaboração da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) para a sua viabilização. A SMTER disponibilizou sua plataforma on-line e atendimento presencial para a entrega dos currículos, durante a seleção.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o curso de formação é essencial porque a maioria desses profissionais está trabalhando pela primeira vez em uma escola.

 

“Precisamos apresentar a eles o universo da escola, pois na rede municipal atendemos desde crianças com quatro meses de vida até os alunos idosos da EJA. O público escolar é muito diverso e reúne muitas pessoas num espaço só, então por isso conduzimos essa sensibilização. Nós queremos que esses inspetores sejam muito felizes e tenham muito sucesso na escola, e que entendam a delicadeza e a grandiosidade dessa função que vão desempenhar”, afirmou Moraes.

 

O secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, salientou que os inspetores escolares cumprirão um papel muito importante para a segurança dos alunos. “Desde o início, nós defendemos esse posto de trabalho dentro da escola, mantendo a nossa posição de que não deve haver armas dentro das unidades escolares. É fundamental que haja um profissional bem orientado para tomar medidas imediatas e acionar os órgãos responsáveis para promover a segurança das crianças, não só em questões relacionadas à violência, mas também no âmbito da defesa civil. Portanto, avaliamos de forma positiva essa medida adotada pelo Município”, realçou.

 

Autoridades presentes

Também participaram do evento o chefe de gabinete da Prefeitura, José Otávio Sancho Ereno; os secretários municipais de Saúde, Felippe Machado, e de Gestão Pública, Fábio Cavazotti; e os vereadores Eduardo Tominaga (líder do Executivo na Câmara Municipal), Aílton Nantes e professora Sônia Gimenez.

 

Compareceram, ainda, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), João Marcos Machuca de Lima; a diretora da Unicesumar Londrina, Alessandra Baron; o coordenador de Operações da Terceirize Mais, Ricardo José da Costa; e diversos diretores, gestores e coordenadores de unidades da rede municipal.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *