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28/04/2024



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David Bowie: o eterno Camaleão do Rock

 David Bowie: o eterno Camaleão do Rock

Completando 50 anos em 2022, o quinto álbum do músico britânico David Bowie, ‘The Rise And Fall of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars’, lançado em 16 de junho de 1972, é um dos álbuns mais intrigantes e apaixonantes de Bowie.

Com produção do próprio cantor e de Ken Scott, é um dos primeiros a misturar o glam rock com o proto-punk da época. Bowie se transformou no alienígena Ziggy Stardust que vem à Terra para salvá-la do apocalipse, com a sua música e fama. E com a “ajuda” de sua banda, “The Spiders from Mars”, que era composta por Mick Ronson (guitarra e teclados), Trevor Bolder (baixo) e Mick Woodmansey (bateria).

 

 

O álbum inicia com Five Years, uma balada com bateria cadenciada, piano forte e a voz de lamento de Bowie. Estonteante.

Segue com Soul Love, uma das minhas preferidas. Tem um swing soul com percussão e metais espetaculares.

Moonage Daydream é a canção que apresenta o personagem Ziggy. “I’m na alligator, I’m a mama-papa coming for you, I’m a space invader, I’ll be a rock’n’rollin’ bitch for you”. Com uma letra exótica e de duplo sentido, a guitarra de Ronson é o destaque. Uma canção sensacional.

Starman é um dos singles do álbum. Uma das melhores músicas de Bowie. É uma mensagem do alienígena que tenta salvar o planeta. “There’s a starman, waiting in the sky, He’d like to come and meet us, But he thinks he’d blow our minds”. É esplendorosa. Teve até versão em português. Mas evite. É muito ruim. Ouça a original. Não se deixe enganar.

It Ain’t Easy é um cover do cantor Ron Davies. O cravo é tocado por Rick Wakeman (Yes). É bem soturna e exige muito da voz de Bowie, que não deixa por menos. Arrasa.

Lady Stardust tem um arranjo sensacional e sua letra é pura androginia. “The boy in the bright blue jeans, Jumped up on the stage, And Lady Stardust sang his songs, Of darkness and disgrace“. Os teclados e a bateria dão o tom da canção.

Star tem um início pesado e punk, com guitarras e coro. E o piano é avassalador. “Eu poderia dormir a noite como uma estrela do rock & roll. Eu poderia me apaixonar como uma estrela do rock & roll”.

Hang to Yourself é punk. É proto-punk, que fez surgir o punk. O punk de Ramones, de Iggy Pop e de muitos outros. É alucinante seu ritmo e sua batida. Não tem como não afastar o sofá e pular no meio da sala com essa canção.

Ziggy Stardust não foi single do álbum. Mas é a canção mais lembrada dele. O riff de guitarra de Ronson é inacreditável. É simplesmente acachapante. Bowie dá uma aula de letra e música. E de vocal. A linha de baixo é maravilhosa.

Suffragette City é mais um single do álbum. E é outra com a levada meio punk, com ecos de rockabilly. Guitarras bem definidas e um vocal rasgado. Espetacular.

O álbum encerra com Rock’n’roll Suicide. E que também encerra o personagem Ziggy, detalhando o seu envelhecimento como uma estrela do rock, velho e fracassado. Um final triste. “Você é velho demais para perder, jovem demais para escolher. E o relógio espera pacientemente pela sua canção”. Espetacular e apoteótico. Uma obra de arte do rock. Do bom e velho rock’n’roll!


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