O cientista político, economista e empreendedor, Henrique Mecabô, 28 anos, foi decisivo para o resultado eleitoral registrado em Cascavel, no Oeste, com a eleição terminando já no 1º turno. O jovem é visto como um dos fatores mais relevantes do pleito e saiu ainda mais fortalecido, demonstrando ser o principal nome da nova política na cidade e na região, com grande potencial de ocupar cada vez mais posto destacado na política estadual.
Mecabô, filiado ao partido NOVO, mudou o rumo da eleição na quinta maior cidade do Paraná, quando decidiu aceitar o convite para ser candidato a vice-prefeito, ao lado do empresário Renato Silva (PL), atual vice-prefeito e então candidato a prefeito. A união de ambos, inclusive, foi citada aqui no HojePR pelo colunista Luís Mário Luchetta como um exemplo de boa política e compromisso com a população. (https://hojepr.com/coluna-luchetta-renato-e-mecabo-exemplo-de-boa-politica-e-compromisso-com-a-populacao/)
Em várias ocasiões, durante a campanha, Mecabô destacou sua vocação em ser ferramenta da sociedade, por meio da política, o que o fez enxergar na aliança com Renato a forma de efetivamente começar a colocar a mão na massa, aplicando seu profundo conhecimento (adquirido, inclusive, fora do País) em prol da população. Foi um gesto grandioso, de abnegação, e estrategicamente acertado. Afinal, em política, boa intenção é importante, mas, sem resultado, tende a ser utopia.
Analisando o cenário eleitoral de Cascavel fica nítida a grande guinada que houve quando Henrique Mecabô foi anunciado candidato a vice de Renato. Ambos se complementarem de forma muito assertiva e, com relevante apoio do aprovadíssimo prefeito Leonaldo Paranhos, passaram a crescer nas pesquisas semana após a semana. Mecabô, inclusive, se destacou como revisor final do Plano de Governo, demonstrando de forma prática seu DNA político diferenciado.
O fato é, caro (a) leitor (a), que nunca na história de Cascavel o candidato a vice foi tão determinante e tão observado pelos eleitores. Sem risco de erro, podemos dizer que um percentual expressivo dos 95.168 eleitores que votaram em Renato e Mecabô, fizeram a escolha levando em conta a presença de Mecabô na gestão e a confiança de que o jovem terá papel protagonista na administração municipal. Renato Silva sem Mecabô certamente teria tido muito mais dificuldade para o resultado ser alcançado.
Vale destacar ainda que Mecabô conseguiu eleger o primeiro vereador da história do NOVO de Cascavel. O empresário Rondinelle Batista foi eleito com 2.211 votos e terá a responsabilidade de representar os princípios e valores do NOVO na Câmara de Cascavel, além, claro, de apresentar propostas ideologicamente alinhadas e de dar uma sustentação saudável ao governo de Renato e Mecabô.
Ainda reflexo da liderança de Mecabô, como coordenador regional do NOVO, estão resultados positivos com eleições de vereadores em outras cidades da região e a eleição do primeiro prefeito do NOVO no Paraná: Junior Motter, em Cafelândia. Um momento histórico para o NOVO, que deve a Mecabô uma fatia importante do sucesso que teve. É natural que, com o resultado alcançado (somando com a votação expressiva que teve para deputado federal dois anos atrás), o jovem economista esteja consolidado como um dos principais nomes do partido no estado e no país.
Eleito vice-prefeito mais jovem da história de Cascavel, Mecabô já começou a se preparar para sua atuação nos próximos quatro anos e demonstra, desde já, que as expectativas depositadas nele serão atendidas e superadas. A responsabilidade é muito grande. Cascavel é uma cidade pujante, com muitos desafios pela frente. Pesa ainda a difícil missão de suceder Leonaldo Paranhos, cuja aprovação pela população beira os 80%. Há muito a ser costurado nas próximas semanas e os passos que serão dados demonstrarão o que poderá ser esperado na prática desse mandato.
Mecabô, desde as primeiras entrevistas como eleito, promete ser um servidor público dedicado. É disso que a política precisa!
Leia outras notícias no HojePR.
1 Comentário
Parabéns a todos os cidadãos e cidadãs de Cascavel, e votos de sucesso a essa dupla do bem eleita no primeiro turno!