O deputado Ademar Traiano (PSD) destacou nesta segunda-feira (03), durante a solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná, os avanços promovidos no Poder Legislativo nos últimos 10 anos, período em que presidiu a Casa. Antes de passar o cargo de presidente ao deputado Alexandre Curi (PSD), Traiano ressaltou em seu pronunciamento que muitas transformações alcançadas pela Assembleia tiveram início há uma década. Ele, que agora passa a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), permaneceu à frente do Poder Legislativo estadual por cinco mandatos consecutivos.
O parlamentar ressaltou que, desde 2015, o Poder Legislativo passou a investir de forma robusta em novas ferramentas de modernização e na ampliação dos canais de comunicação, visando aumentar a transparência da atividade parlamentar. “Esta Casa se preparou para um novo momento e construiu as condições para dar respostas ágeis e eficazes sempre que foi demandada. A Assembleia se tornou uma nova Assembleia nestes dez anos. Focamos no processo democratização e escancaramos o Poder Legislativo a todas as correntes e segmentos sociais do Estado do Paraná. É uma Assembleia mais aberta ao cidadão, com canais de acessos digitais e inteligência artificial. Mais próxima da população com o programa Assembleia Itinerante. Mais transparente com o Selo Diamante de Transparência, uma premiação nacional que nos orgulha”, disse.
Em seu discurso, o ex-chefe do Poder Legislativo fez uma análise do Paraná no período em esteve no comando da Casa durante as últimas três administrações do Governo do Estado. “A experiência me permite um diagnóstico do Paraná: somos um Estado que se faz com talento, visão de futuro e muito trabalho. Como presidente desta Casa por 10 anos, participei de importantes e decisivos processos ao longo de três governos distintos: o de Beto Richa, o de Cida Borghetti e o de Carlos Massa Ratinho Júnior. Somando ideias, projetos e esforços, demos ao Paraná o melhor de nossos talentos, a nossa mais apurada visão e o mais genuíno trabalho coletivo. Isso colocou o Paraná em outro patamar: nosso crescimento econômico e social deu um salto – somos hoje um Estado melhor, mais evoluído, mais justo. Somos a quarta economia do país”, ressaltou.
Traiano também falou sobre os principais projetos aprovados durante o período, como ajustes fiscais e previdenciários, reformas administrativas e discussão da implantação do novo pedágio. “Não fosse a posição construtiva dos parlamentares, o Paraná poderia ter sofrido enorme prejuízo em seu plano de desenvolvimento. São respostas como estas que revelam a real importância do Poder Legislativo na divisão das responsabilidades de administrar e conduzir o Paraná a um futuro melhor”, avaliou.
O parlamentar também recordou a realização do concurso público e a devolução de recursos da Assembleia ao Poder Executivo. “Esta é uma Assembleia mais equipada em tecnologia e pessoal, com a realização do primeiro concurso público em mais de 40 anos. É uma Assembleia mais econômica, que devolveu ao tesouro do Estado neste período de mais de R$ 3 bilhões, dinheiro que se transforma de escolas, creches, hospitais, asfalto, segurança. Esta é a Assembleia que contribui para transformar o Paraná em um Estado de vanguarda, com padrões internacionais de produção e serviços. Foram 10 longos anos de muita produção e muitos resultados. Resultados que ajudaram o Paraná a avançar em todas as frentes. Tenho certeza que o Paraná de hoje é melhor que o Paraná de 10 anos atrás”, resumiu.
Leia outras notícias no HojePR.