Por iniciativa do deputado Arilson Chiorato (PT), vice-líder da bancada na Assembleia, a oposição apresentou nesta semana um requerimento para a criação da Frente Parlamentar das Estatais e das Empresas Públicas. A finalidade é aprimorar políticas públicas e a legislação que tratam do controle social das empresas. Na prática, o deputado está preocupado com eventuais processos de privatização das estatais e também sobre o cumprimento da função social das empresas públicas.
“A Frente vai debater a função de cada empresa, o seu papel, seu protagonismo para a sociedade paranaense, mas principalmente cuidar das privatizações que vem sido feitas pelo governo do Estado. A Copel é um exemplo. Foi privatizada de forma relâmpago, o que vai causar um enorme prejuízo à sociedade. A finalidade é fazer a interação com a sociedade paranaense, convidar as pessoas, fazer audiências públicas, refletir sobre a real necessidade da privatização, porque o que temos visto é a ausência de uma discussão saudável com a população. Vamos principalmente cuidar da função social e evitar que não seja entregue ao mercado e vendida a preço de banana como faz o governo Ratinho Junior”, comentou Chiorato.
Além de Arilson, assinam o requerimento para criação da Frente os deputados Requião Filho, líder da bancada, Ana Julia, Dr. Antenor, Goura, Luciana Rafagnin, Professor Lemos e Renato Freitas.
Leia outras notícias políticas no Blog da Redação.