Na próxima terça-feira (21) começa a estação mais fria do ano: o inverno. Pensando nisso, a coluna desta semana foi atrás da programação de inverno e dicas culturais de Curitiba, já que somos uma das capitais mais frias do país. A Prefeitura abriu uma programação especial, com um roteiro de eventos e atrações para quem ama o frio. Até 23 de julho, os visitantes podem aproveitar as feiras nas praças Osório e Santos Andrade, com as mais diversas opções de lazer, além das noturnas que também trazem ótimas opções de gastronomia para curtir em família e amigos.
Feiras especiais
Serão 60 barracas na Osório e oito na Santos Andrade, ambas com gastronomia local típica e opções diversas para presentear familiares e amigos. Os expositores seguem os protocolos sanitários, como álcool gel em todas as barracas. Neste ano a novidade é a venda de pinhões, além dos cozidos, também in natura. A ação vai auxiliar o escoamento da safra de Araucária, Balsa Nova e Lapa.
• Praça Osório: de segunda a sábado, das 10h às 21h, e domingos, das 14h30 às 19h30.
• Praça Santos Andrade: de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 12h às 18h30
Feiras noturnas
Curitiba tem, no total, 19 feiras noturnas espalhadas pela cidade. Além de frutas e verduras, frios e pescados, o consumidor também encontra alimentos prontos para o consumo no próprio local: como focaccias, pastéis, pierogi, hambúrgueres, sanduíches de pernil e muito mais. As feiras noturnas acontecem terças, quartas, quintas e sextas-feiras, em diferentes locais.
Uma opção para esta sexta-feira (17) é a Feira do Boa Vista, que fica na rua Alberto Potier, entre a José Merhy e Carlos de Campos, no Boa Vista, das 16h às 21h. A feira conta com dez unidades de comércio, sendo nove de alimentos prontos para consumo imediato e uma de comércio varejista (ovos). Não haverá comércio de hortifrutigranjeiros. Todos os locais, horários e endereços você encontra no site da Prefeitura de Curitiba.
Capital da arte vidreira
O Museu Municipal de Arte de Curitiba, no Portão Cultural, recebe de terça-feira (21) a 24 de julho o Salão Arte em Vidro Brasil 2022. A mostra curitibana se integra aos eventos oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas) para as comemorações do Ano Internacional do Vidro.
A exposição apresentará 100 obras de 80 artistas vidreiros, representando a produção artística brasileira nas técnicas de vitrofusão, vidro soprado, mosaico em vidro e vitral.
Com esta mostra, Curitiba se insere no circuito das comemorações oficiais instituídas pela ONU em todo o mundo, para enfatizar a importância sustentável, cultural e econômica do vidro, o material mais puro e único 100% reciclável que existe. Exposições em diferentes países estão programadas para celebrar o passado, o presente e o futuro do vidro.
O local fica na Av. República Argentina, 3430 e funcionará de terça a domingo, das 10h às 19h com entrada gratuita.
Festa Junina das regionais
O tempo ajudou, a saudade apertou e as festas juninas das Regionais da Prefeitura estão de volta. Na próxima semana será a vez das festas das Regionais CIC, Matriz e Tatuquara, no dia 22. No Cajuru será no dia 25. No Portão, Pinheirinho e Boa Vista, dia 29.
A programação segue até o começo de julho e estarão abertas ao público. Cada local tem uma programação e horários diferentes, vale conferir antes de ir se divertir.
Delícias tradicionais como pipoca, algodão doce, pé-de-moleque, paçoca e quentão sem álcool serão oferecidas aos presentes, que também terão muita diversão garantida. Bora se programar?
Passeio ciclístico gratuito
E para encerrar, neste domingo (19) acontece o Passeio Ciclístico da Regional Cajuru. A atividade gratuita começa às 9h30, na pista de BMX do Parque Olímpico do Cajuru. É só chegar e participar.
A ação é semestral e faz parte do programa Pedala Curitiba. A atividade deve durar uma hora – o suficiente para percorrer os 5 quilômetros do trajeto definido pelos organizadores.
Depois de sair do parque, os ciclistas passarão pelas ruas Antônio Moreira Lopes, Rutildo Pulido, Osíris del Corso, Deputado Acyr José, Doutor Giostri Sobrinho, Thomaz David Borges, João Alves de Araújo, João Tobias de Paiva Neto, Isaías Ferreira da Silva, Alfredo Barcik e Rivadávia Fonseca de Macedo – a rua de acesso ao Parque Olímpico e também ponto de chegada.Em caso de mau tempo, o evento poderá ser cancelado.
Crédito das fotos: Pedro Ribas, Levy Ferreira, Cido Marques, Luiz Costa
Confira outras colunas da Emelin. Clique aqui.