Recebemos a primeira pesquisa do mês de julho para eleição ao Governo do Paraná, e os resultados mantém a tendência das pesquisas anteriores, com o governador Ratinho Júnior em primeiro lugar com possibilidades de reeleição no primeiro turno.
A pesquisa do IRG foi realizada entre os dias 29/6 e 3/7 em todo Estado do Paraná e apresentou dois cenários para os entrevistados, um com 7 candidatos, que traz os seguintes números:
Cenário 1
• Ratinho Júnior: 46,4% (52,73% de votos válidos)
• Roberto Requião: 19,6% (22,27% de votos válidos)
• Sérgio Moro: 12,9% (14,66% de votos válidos)
• Flávio Arns: 4,6% (5,23% de votos válidos)
• Cesar Silvestre Filho: 2,9% (3,30% de votos válidos)
• Professora Ângela Machado: 0,9% (1,02% de votos válidos)
• Zé Boni: 0,7% (0,80% de votos válidos)
• Nenhum destes: 7,0%
• Não sabe: 5,0%
Cenário 2
• Ratinho Júnior 56,5% (65,85% de votos válidos)
• Roberto Requião 23,5% (27,39% de votos válidos)
• Cesar Silvestre Filho 5,8% (6,76% de votos válidos)
• Nenhum destes: 10,0%
• Não sabe: 4,3%
Nos dois cenários, o governador Ratinho Júnior teria votos suficientes para ganhar a eleição no primeiro turno. A novidade nesta pesquisa foi a presença de Sérgio Moro no primeiro cenário, que ficou em terceiro lugar. Porém, quando comparamos com as pesquisas anteriores, observamos que não foi suficiente para mudar o posicionamento dos demais candidatos, o que nos leva a pensar que tirou um pouco dos votos de cada um.
No segundo cenário, sem Sérgio Moro, Flávio Arns, Professora Ângela Machado e Zé Boni, seus votos foram distribuídos proporcionalmente, novamente sem desequilibrar a disputa. É provável que os votos de Sérgio Moro tenham sido herdados por Ratinho Júnior e Cesar Silvestri, enquanto os demais migraram para Roberto Requião.
A pesquisa avaliou também a administração do Paraná no mandato do atual governador e o resultado apresenta muita coerência com a votação.
Considerando o comportamento dos eleitores nas últimas eleições para presidente, governador e prefeito, a avaliação da administração tem sido fator decisivo para decisão do voto. A maioria dos mandatários com aprovação acima de 60% conseguiram sua reeleição ou a eleição de seu sucessor.
Pergunta: “De uma maneira geral o Sr. (a) diria que aprova ou desaprova a administração do Governador Ratinho Júnior?”.
Aprova: 67,7%
Desaprova: 28,6%
Não sabe: 3,7%
Faltando três meses para eleição é muito difícil que esta avaliação sofra um desgaste significativo a ponto de se tornar negativa.
Até o momento as notícias divulgadas pela mídia estadual sobre a administração tem sido muito mais positivas do que negativas. Além disso, o espaço de veiculação do partido, em horário nobre da mídia, tem sido usado para mostrar as ações do Governo como uma prestação de contas. Isto pode favorecer ainda mais sua avaliação nas pesquisas que serão realizadas nas próximas semanas.
O ex-governador e ex-senador Roberto Requião terá o desafio de mostrar para o conhecimento dos eleitores mais jovens, as realizações dos seus três mandatos como governador, buscando também reativar a memória dos eleitores mais experientes.
Requião ainda poderá contar com o apoio de Lula, que será o candidato do seu partido (PT) à presidência, podendo trazer uma grande contribuição na campanha junto aos eleitores de esquerda. Atualmente, as pesquisas mostram que Lula tem mais de 30% dos votos para presidente no Paraná.
Para Cesar Silvestri e os demais candidatos, o prazo começa a ficar muito curto para se consolidarem como uma terceira via com chances de mudar o cenário eleitoral na disputa ao Governo.
A campanha ainda não começou e os candidatos oficiais só serão conhecidos no próximo mês, com as convenções dos partidos. Ainda podemos ter mudança na disputa para governador e senador.
As possíveis candidaturas de Álvaro Dias ao Governo do Estado e de Sérgio Moro ao Senado ou ao Governo podem mudar tudo o que vimos até agora.
Vamos acompanhar os próximos passos.
A pesquisa do IRG foi realizada com 1.500 entrevistas no Estado do Paraná entre os dias 29/6 e 3/7 com data de divulgação em 4/7 e está registrada no TSE sob nº PR-03374-2022 e BR-06776-2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o intervalo de confiança 95%.
Veja Também: