HojePR

FILMES & SÉRIES

Documentário paranaense é o grande vencedor da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

29/01/2024

O filme paranaense Lista de Desejos para Superagüi foi o grande vencedor da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes eventos do gênero em todo o Brasil. O documentário do curitibano Pedro Giongo levou o Troféu Barroco neste sábado (27), com repercussão positiva entre o público e crítica especializada. A produção foi vencedora da “Mostra Aurora”, a mais importante do evento.

 

A obra audiovisual, produzida com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), acompanha o cotidiano de um pescador de 70 anos chamado Martelo e da comunidade que habita na Ilha de Superagui. Martelo é um homem farol, aponta sua luz para a vida na ilha e ilumina os desejos dos moradores como ele. A produção registra com sensibilidade os desafios e as lutas da população caiçara, o trabalho duro e digno e certa memória dos tempos antigos da ilha.

 

“Lista de Desejos para Superagüi é uma espécie de filme de resistência a um modelo sistemático do cinema industrial na organização do tempo narrativo. O filme pega um caminho muito raro hoje, onde a matéria inspira a forma, sem nostalgia, sem retórica, mas com certa firmeza. São raros esses filmes narrativos que não nos pedem nada, mas que afirmam uma convicção, muito concreta, muito mundana, nessas imagens e nesse mundo (e nas imagens desse mundo)”, afirmou a equipe curatorial da 27ª Mostra de Tiradentes.

 

Ainda segundo a equipe de curadores, formada por Francis Vogner dos Reis, Juliano Gomes, Tatiana Carvalho Costa e Rubens Fabricio Anzolin, o filme tem “curiosidade e cuidado com aquilo que filma”.

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Leo Fontes/ Universo Produções/ SEEC)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *