Pular para o conteúdo
LEGADO

Domingos Bongestabs: Mostra reconhece o legado do “poeta das estruturas”

26/03/2025

 Autor de muitas obras que marcam a paisagem e o imaginário curitibano, o arquiteto Domingos Bongestabs equilibrou modernidade e o respeito pelo meio ambiente para registrar seu percurso.  Muito além de ter projetado algumas das edificações mais proeminentes de Curitiba, como a Ópera de Arame, a Universidade Livre do Meio Ambiente e a Praça 29 de Março, o “poeta das estruturas” fez da capital paranaense um exemplo de urbanismo e inovação.

 LEGADOConectada à essa filosofia, que respeita a história e a inovação, a IDEE Incorporadora presta sua homenagem aos 332 anos de Curitiba com um tributo que não apenas comemora os marcos arquitetônicos da cidade, mas reconhece os visionários que ajudaram a esculpi-los. A agenda especial de aniversário contempla a exposição Sensibilidade Circular – Traços da Vida e Arquitetura de Domingos Bongestabs, aberta ao público de 30 de março a 31 de maio.

Além de exaltar as grandes realizações do profissional plural, a Mostra, organizada por André Nacli, apresentará projetos desconhecidos ou não construídos, assim como uma variedade de trabalhos sensíveis que incluem poesia, fotografia, desenhos e sua produção para gibis.

Colega de universidade, sócio e grande parceiro de Jaime Lerner, Bongestabs transcendeu a funcionalidade e incorporou o conceito de Arquitetura Urbana por meio de técnicas arrojadas em projetos que fortalecem a vida coletiva.

“Bongestabs é fundamental na criação do nosso atual imaginário de cidade. Ademais, seu trabalho esteve à frente do seu tempo em diversos sentidos: seja no uso de técnicas construtivas e materiais arrojados, seja através da preocupação com o meio-ambiente. Homenageá-lo e aprofundar o conhecimento sobre a sua trajetória faz parte da busca da IDEE por fortalecer a cultura urbana e nossos grandes talentos criativos de Curitiba”, comenta André Nacli, diretor da incorporadora.

Sobre Domingos Henrique Bongestabs

Nascido em Castro, Paraná, o renomado arquiteto e professor, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1964, sendo integrante da primeira turma do curso. Posteriormente, especializou-se em Controle Ambiental na Arquitetura pela Universidade de Brasília (UnB) e em Arquitetura Bioclimática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Domingos Bongestabs transformou sua trajetória em um compromisso com a sustentabilidade. Através do design inteligente e a preservação de sua identidade visual, seus projetos tornaram-se símbolos de leveza.

 Serviço:

Sensibilidade Singular – Traços da Vida e Arquitetura de Domingos Bongestabs

Onde: Galeria IDEE (Alameda Dom Pedro II, 439, Batel), Curitiba-PR

Quando: 29 de março a 31 de maio.

Mostra gratuita e aberta ao público.

Foto: Divulgação

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *