Na véspera dos 332 anos de Curitiba, a mobilidade urbana ganhou mais um avanço em um importante corredor metropolitano. Nesta sexta-feira (28), o prefeito Eduardo Pimentel entregou as obras de requalificação e modernização da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. A intervenção foi finalizada um mês antes do prazo contratual, que é 30 de abril.
Na cerimônia, Eduardo Pimentel também assinou a ordem de serviço para um novo conjunto de obras viárias, incluindo a construção do viaduto Curitiba-Pinhais, duas pontes sobre o Rio Atuba e sistema viário complementar, com vias marginais e rotatórias.
“Curitiba e região são uma cidade só e aqui nós entregamos uma obra metropolitana. São R$ 102 milhões de investimento nessa grande intervenção que está impulsionando o desenvolvimento da infraestrutura da região. Obra bonita, mas sobretudo eficiente, que resolve o gargalo de trânsito que tínhamos entre Curitiba, Pinhais e Piraquara”, disse Eduardo Pimentel.
A entrega antecipada da obra, destacou o prefeito, reforça o compromisso da gestão municipal com a mobilidade urbana eficiente e sustentável. “Agora, seguimos para a próxima etapa, que trará ainda mais melhorias para os curitibanos e a Região Metropolitana”, destacou Eduardo Pimentel.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e o de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, participaram da solenidade. A Avenida Victor Ferreira do Amaral é um dos principais corredores de transporte da capital, conectando Curitiba aos dois municípios vizinhos.
Nova avenida
Com a revitalização, a Victor Ferreira do Amaral recebeu uma faixa extra, por sentido, exclusiva para transporte público, novas calçadas, ciclovia, melhorias na drenagem, iluminação e sinalização viária. São 3.866 metros de intervenções, divididos entre as duas pistas, no trecho desde a Rua Dom Manuel da Silveira D’Elboux até a Rua Professor Eduardo Correia de Lima. São 1.990 metros de melhorias na pista da direita e 1.876 metros na pista da esquerda.
Árvores nativas
A avenida foi contemplada com um projeto paisagístico sustentável, com o plantio de 1.000 árvores nativas, incluindo um pomar no canteiro central. Desde janeiro já haviam sido plantadas na cidade 48 mil árvores.
As mudas de número 49 e 50 mil foram plantadas na Victor Ferreira do Amaral, novamente transformado em corredor verde. Uma muda de pau-ferro e uma jaboticabeira foram plantadas no canteiro central da Victor Ferreira do Amaral, em frente ao Detran. Outra muda de pau-ferro foi destinada à lateral da calçada em frente ao órgão público.
Conclusão de pacotes
As obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e executadas pela Castilho Engenharia.
A entrega da obra na Victor Ferreira do Amaral marca a conclusão dos pacotes 1 e 2 do Lote 4 do Novo Inter 2, um dos maiores investimentos em mobilidade da cidade. Foram entregues na última semana as obras nas ruas Hayton da Silva Pereira e 21 de Junho. Também já foram entregues as melhorias nas ruas Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, que formaram um novo binário no Capão da Imbuia.
Com a nova etapa de obras – pacotes 3 e 4 – o fluxo viário na Avenida Victor Ferreira do Amaral vai melhorar, assim como a integração entre Curitiba, Pinhais e Piraquara.
Vizinhos metropolitanos
Falando em nome da população de Pinhais, a prefeita Rosa Maria agradeceu pela obra que avaliou como muito bem executada. Também ressaltou como Curitiba vem trabalhando de forma integrada, contribuindo com as cidades metropolitanas.
“Como pinhalense que passa sempre por aqui, acompanhei o trabalho acontecendo. A obra ficou muito bonita e tem um significado grande do ponto de vista da mobilidade, de melhorar a qualidade de vida das pessoas. O transporte coletivo, o motorista, o ciclista, ou seja, é um grande presente para a capital, mas é também um grande presente para Pinhais”, disse a prefeita.
Marcus Tesserolli, o Marquinhos, prefeito de Pinhais, contou que quando trabalhou no Detran acompanhava o andamento das obras e relembrou o histórico da via, que já foi chamada de Estrada do Encanamento por onde, há cem anos, passava água, desde a serra de Piraquara até o Centro de Curitiba.
“Agora essas obras vão possibilitar ao cidadão de Piraquara economizar cerca de uma hora por dia nas idas e vindas. Então é qualidade de vida. Nós ficamos muito contentes com tudo isso”, disse Marquinhos, prefeito de Piraquara.
Mesmo com a entrega da requalificação da Avenida Victor Ferreira do Amaral, alguns serviços de acabamento ainda seguirão em andamento, como ajustes na sinalização, retoques em calçadas e outros detalhes finais. Essas intervenções têm baixo impacto no trânsito, que já foi totalmente liberado para os motoristas e o transporte público.
O contrato para execução dos trabalhos segue vigente até 30 de abril, garantindo a finalização de qualquer pendência. Além disso, a empresa responsável pela obra mantém o contrato ativo até setembro, período em que ainda poderá realizar eventuais correções e manutenções necessárias.
Leia outras notícias no HojePR.