Pular para o conteúdo
CAPITAL

Eduardo Pimentel anuncia comissão para requalificar o Centro de Curitiba

06/02/2025
eduardo pimentel

O prefeito Eduardo Pimentel anunciou, nesta quinta-feira (6), a criação da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, que vai comandar a execução do plano para requalificação do Centro. O anúncio foi feito na Praça Generoso Marques, em frente ao Paço Municipal. Curitiba vai ter de volta o Centro como coração pulsante, com a transformação da região com o projeto liderado pela Prefeitura, que vai realizar ações multissetoriais para devolver a atratividade ao bairro, com a requalificação urbanística, ampliação da segurança, reocupação de imóveis, incentivos ao comércio e preservação histórica.

“O Centro é o coração da cidade e nós vamos devolvê-lo para as famílias curitibanas, em ações de segurança e combate ao crime, fortalecimento do comércio, na gastronomia, no atendimento à pessoa em situação de rua, no turismo, para que a região tenha a vida de dia e à noite tenha segurança. É fácil? Não é. Tem desafio? Tem. Mas dá para fazer? Claro que dá. Se todos atuarmos em conjunto, o Centro será outro”, destacou o prefeito.

Ele reforçou o apoio integral do Governo do Estado – representado no evento pelo vice-governador Darci Piana. Além da Comissão, criada pelo Decreto Municipal 593 e que vai discutir e gerenciar o Plano de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, o prefeito anunciou que vai estar presente fisicamente na região central.

Gabinete no Paço

“Eu, prefeito de Curitiba, vou despachar uma vez a cada 15 dias dentro do Paço da Liberdade, que era o antigo Paço Municipal da cidade, só para atender às demandas do Centro e para mostrar a força e a intenção do que nós queremos fazer”, anunciou Eduardo Pimentel.

Assim, a Prefeitura retornará, quinzenalmente, ao espaço que foi sua primeira sede, na Praça Generoso Marques. Eduardo Pimentel terá uma sala que será seu segundo gabinete, cedida pela Fecomercio, que administra o Paço.

Gabinete estendido

Responsável por liderar os trabalhos da recém-criada Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, também vai despachar do bairro que é o coração de Curitiba e conta com a maior circulação de pessoas: terá um gabinete permanente em um imóvel próximo ao Calçadão da Rua XV.

“As regiões centrais exigem o combate a desafios que apareceram nos últimos ano, como a dependência química. Não vamos ficar só olhando. Vamos agir, atacar ponto a ponto tudo o que destrói o Centro de Curitiba”, afirmou Martins.

Metas concretas

A Prefeitura vai colocar em ação uma série de iniciativas multissetoriais para resolver gargalos do Centro em ada Prefeitura para executar ações de curto, médio e longo prazo:

  • Curto prazo: Dividido em dois períodos: o primeiro é para ações que serão iniciadas até os 100 dias de gestão; o segundo, ao longo de 2025, melhorias de calçamento, de ruas e da iluminação, dobrar as ações de abordagens de oferta de atendimento das pessoas em situação de rua, intensificação das abordagens pela Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar para repressão a crimes, como roubos, furtos e tráfico;
  • Médio Prazo: Ao longo de 2025, com foco na reocupação da região central, com instituição do Aluguel Social;
  • Longo prazo: Ações que começam até 2028, mas avançam para a próxima gestão, a partir de a partir de estudos para incentivos aos empreendedores investirem em retrofit de prédios comerciais e residenciais que estão abandonados no Centro.

Local simbólico

O Paço da Liberdade, que se destaca entre os casarões históricos construídos no final do século 19 que contornam a Praça Generoso Marques, representa, simbolicamente, a transformação que todo o Centro irá viver. A edificação, que chegou a estar abandonada nos anos 1990, passou por revitalização completa e foi reinaugurada em 2009, e hoje abriga um centro cultural.

“O prefeito pediu para usar o Paço a cada 15 dias, mas se quiser, pode usar todos os dias. Venho dizer que o Governo do Estado está junto de Curitiba nesse projeto e que a Fecomércio, junto de todas as instituições comerciais da cidade também estão junto, para que o Centro recupere a dignidade e a pujança”, disse o vice-governador, Darci Piana.

O local abrigou primeiro mercado público da cidade, demolido em 2017 para a construção da edificação que foi a primeira sede própria da Prefeitura. O objetivo da Prefeitura é expandir a renovação e reocupação que foi realizada no Paço por toda a região Central, tornando mais atrativa a região por onde circulam moradores de todos os bairros e quem visita Curitiba.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *