O prefeito Eduardo Pimentel participou, nesta segunda-feira (3), da sessão de abertura da 19º Legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Martins, Eduardo ressaltou o respeito e o diálogo aberto com todos os vereadores, fez um balanço do primeiro mês de gestão e anunciou o primeiro projeto de lei do Executivo protocolado na Casa, que institui o Vale-creche para famílias de baixa renda, um dos seus compromissos de campanha.
“Estamos iniciando o mês de fevereiro e nos 30 primeiros dias da nossa gestão já cumprimos muitos compromissos de campanha. Fiz um plano de governo audacioso e vou cumpri-lo nos quatro anos de governo”, destacou o prefeito.
Eduardo Pimentel também convidou todos a participarem do lançamento do Requalifica Centro, na próxima quinta-feira (6/2), às 14h, na Praça Generoso Marques. O programa vai agir em diversas frentes: atendimento à população em situação de rua, realização de obras de infraestrutura, o incentivo à moradia no ao Centro, tolerância zero contra o crime.
“Quem vai me ajudar nessa ação é o meu vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Martins, que deslocará seu gabinete ao Centro da cidade, mostrando a importância que nós estamos trazendo a esse assunto no dia a dia”, anunciou o prefeito, que também destacou a ampliação do atendimento às pessoas em situação de rua desde o início da gestão.
A sessão foi aberta com uma benção do bispo auxiliar de Curitiba, dom Reginei Modolo, o dom Zico, e o discurso do presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma.
Tarifa zero para desempregados
Em seu pronunciamento, Eduardo destacou o seu primeiro ato público como prefeito: a redução do valor da passagem de ônibus em 50% aos domingos e feriados, para as famílias poderem passear, visitar familiares, frequentar parques e praças.
Outro anúncio feito recentemente e citado por ele foi a tarifa zero para desempregados. “A Prefeitura vai pagar a passagem de ida e de volta para que essa pessoa faça uma entrevista de emprego. Isso é uma forma de continuar gerando emprego na nossa cidade. Eu acredito no trabalho. O trabalho dignifica. E a nossa gestão terá trabalho, trabalho e trabalho”, disse o prefeito.
Também foram citados o combate à dengue e o grande trabalho da Prefeitura com os mutirões para recolher resíduos, e também o anúncio da construção das novas unidades de habitação e as 15 mil regularizações fundiárias que irão acontecer em áreas já consolidadas em parceria com Tribunal de Justiça.
Vale-creche
O prefeito se comprometeu a olhar pela educação e a buscar o 1º lugar do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), passando pela valorização dos professores. Ainda neste tema, Pimentel anunciou o primeiro projeto de lei de autoria do Executivo que cria o Vale-Creche, mais um compromisso de campanha que foi protocolado na Casa nesta segunda-feira.
“É uma transferência de recurso diretamente às famílias com renda salarial de até três salários mínimos para que possamos garantir vaga da creche a todas as crianças de zero e três anos da nossa cidade. Esse é um compromisso que colocamos em pé já no primeiro dia de trabalho na Câmara Municipal de Curitiba”, anunciou.
Desafios da gestão
Eduardo Pimentel ainda falou sobre os grandes desafios dos próximos meses de trabalho: o novo plano diretor de Curitiba e a nova concessão do transporte público da cidade.
“A nova concessão do transporte é um assunto importante que exigirá muito debate e transparência, com a comunidade e a população ouvida, a imprensa participando das audiências públicas. Aqui está o maior desafio da minha gestão como prefeito e também a maior oportunidade da nossa gestão. Trazer um grande salto de mobilidade e gestão pública do transporte coletivo do País”, reafirmou o prefeito.
Outro anúncio feito por Pimentel foi a entrega, na próxima quarta-feira, (5/2) de 60 novos ônibus para o transporte coletivo da cidade e a continuidade de obras importantes em Curitiba, como as de contenção de cheias e as do novo Inter 2.
“Eu sou um homem democrático, de diálogo. Não vou trabalhar com ‘lacração’, vou trabalhar com diálogo, ouvindo todos os setores da Prefeitura e da sociedade. Vocês vão me ver nas ruas, em audiências públicas, em eventos”, disse o prefeito
“Peço total respeito, diálogo e lealdade à Câmara, pois temos uma responsabilidade muito grande, trabalhar a favor da cidade de Curitiba. E o curitibano pode esperar minha dedicação de corpo e alma pela nossa cidade.”
Leia outras notícias no HojePR.