Pular para o conteúdo
TRANSPORTE COLETIVO

Eduardo Pimentel entrega 60 ônibus para a frota do transporte coletivo de Curitiba

06/02/2025
ônibus

O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta quarta-feira (5), no Parque Cambuí, no bairro Fazendinha, 60 novos ônibus que passam a integrar a frota do transporte coletivo na capital. Com essa entrega, são 100 veículos novos adquiridos desde dezembro do ano passado.

Os novos ônibus fazem parte de um pacote de 187 veículos que devem ser entregues até o fim de março. Ao todo, serão 730 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.168 ônibus.

“Esta é a primeira entrega que fazemos neste ano. São 60 novos ônibus que entram imediatamente em funcionamento em várias linhas e que trazem conforto com a tecnologia chamada Euro 6, a menos poluente do mundo na categoria diesel. Poluir menos é um compromisso que sempre foi das gestões anteriores e é também da minha gestão”, disse Eduardo Pimentel.

O prefeito informou que até o aniversário da cidade, em março, mais ônibus serão entregues. “E uma informação importante, todos os ônibus que nós estamos entregando aqui hoje já estão com câmeras de segurança incorporadas para serem usadas no combate ao crime e ao assédio dentro do transporte coletivo”, disse Eduardo.

Dos 60 ônibus entregues, 34 são do tipo padron e 26 do tipo articulado. Eles serão utilizados em 26 linhas que circulam em todas as regiões da cidade e vão beneficiar os cerca de 650 mil passageiros diários do sistema de transporte. O investimento na aquisição dos ônibus foi de R$ 81,13 milhões.

Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, os novos ônibus são modernos, menos poluentes e vão trazer mais conforto para o passageiro e também mais segurança no transporte coletivo.

“Os ônibus padron são equipados com cinco câmeras e os articulados com oito câmeras. Essas câmeras são ligadas à Muralha Digital (sistema de monitoramento e segurança da Prefeitura) e sempre que há alguma intercorrência podemos fornecer as imagens para a Guarda Municipal para avaliação e verificação. É mais segurança para o passageiro, é mais segurança para a população”, disse o presidente da Urbs.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *